Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O livro "HONORÁVEIS BANDIDOS" do Maranhão-Amapá à Felipe Guerra-RN

Boa Noite, Nobres e amigos leitores!

Como ontem  foi domingo, sempre que posso descanso mais um pouco, e não dispenso a leitura de um bom livro.

Há 25 dias atrás fui a uma livraria excepcional de grande acervo e conteúdo, sendo para mim um dos momentos de maior prazer de minha efêmera existência como ser humano, LER um bom livro, isto deixa-me satisfeito por existir e tentar contribuir de alguma forma ao bem das pessoas. Vi vários livros fantásticos onde tive a honra de ler algumas páginas, folhear e observar prefácios de escritores atemporais e que deixam à humanidade seu contributo humano e o porquê terem existidos cá entre nós. E claro que não podia deixar de mencionar o cheiro dos livros  poucos perfumes superam o aroma deles, a leitura é uma paixão e como toda paixão nos faz viajar em todos os aspectos (Somente o perfume que exala das mulheres é superior!).

Um livro chamou-me a atenção em especial e comprei-o claro;  o "HONORÁVEIS BANDIDOS" , do escritor Palmério Dória uma obra de não-ficção uma investigação jornalística, embora o âmago do livro creio que para todos nós felipenses não seria nada de novo, pois vivemos essa não-ficção na pele aqui na Pedra das Abelhas.

É um sucesso de vendas e sempre presente no ranking das principais revistas brasileiras do gênero e também no exterior. Deixa-nos bastante claro o enriquecimento totalmente sórdido e ilícito de uma família, A Bastarda Família Sarney com seu império de Improbidade construído com o dinheiro público e da miséria do Povo.  Fica claro e sem margem de dúvidas os tráficos de influência e um submundo de crime praticado e criado por esta família, que faz do Estado do Maranhão um Feudo dos Sarneys. Aliás nota-se a vergonha na escrita do autor em narrar como esta família teve toda sua ascensão financeira e política a dominar dois estados brasileiros aos seus meros caprichos e mimos de bandidagem, os Estados Amapá e Maranhão, em pleno século 21 em que vivemos estampa-se um governo baseado essencialmente no Nepotismo, Corrupção, Hipocrisia, Demagogia e uma Cleptocracia visível, onde o estado brasileiro é totalmente impotente e incapaz em combate-los.

Embora tenha terminado de ler somente neste domingo (13-12-2009) e por isso não vos escrevi ontem, senti  como vivemos isso tão próximo de nós sem ser preciso viajarmos ao Amapá ou Maranhão e enxergarmos que famílias sem heranças e sem posses nenhuma de forma herdada pelo trabalho mais honroso, transformaram-se em verdadeiras "Nobres Famílias" com Impérios que fazem da política meio de vida e profissão. Os relatos descritos na leitura corta-nos o coração em saber que pessoas morrem, famílias passam fome, pessoas são humilhadas e muitas vezes expulsas de suas cidades devido a necessidade de sobrevivência, devido ao desvio de dinheiro por parte de um Panelinha que faz uso do meu, do seu , do nosso dinheiro para usufruir do luxo e da soberba.

Além de tudo é triste em saber que esta situação acontece 24hs/dia embaixo do nosso nariz e um palmo dos olhos e a grande maioria da população muita das vezes aplaudem ao sucateamento da nossa terra como se isso fosse a coisa mais bela e comum, e muitos afirmam: " Mais a Prefeitura é deles mesmo", amigos isto é para fazer qualquer homem digno do ar que respira e suor que ganha a vida vomitar, mais sei que muitos  saboreiam desta miséria com churrascos, bajulações, dão uma voltinha no carro importado do "Homi forte da cidade", as vezes não quer ver que talvez sua filha se prostitui por causa da miséria e seu filho se droga ou seu parente morreu na porta do Hospital ou no caminho da cidade mais próxima devido a fatores causados pela corrupção no município. Sei que isso não acontece somente em Felipe Guerra, mais infelizmente nestas situações devemos pensar em primeiro lugar no bem estar da nossa cidade, precisamos ser exemplos para depois ter autoridade de falar algo de alguém e ajuda-los.

Para felicidade de uns e infelicidade de outros Irmãos-conterrâneos mais uma vez estou por cá, e sempre estarei disponível a todos vocês , e sei  se unirmos nossas forças em prol de uma Felipe Guerra-RN justa, digna, e honrosa de viver podemos conseguir, sempre acreditei nisto e sempre acreditarei nos Felipenses com sua coragem como são os homens do Campo, os Bravos e Dignos do meu devoto ,os Plantadores de Arroz Felipenses, são eles que plantam, sofrem ,mais colhem do seu suor e são base da econômia Felipense, por isso uso esse Pseudônimo e profissão de um Plantador de Arroz ( =IDÉIA) por honrar os dignos do que são.  

Lembrem-se que seu voto é sua melhor arma.

Desde já deixo minha Gratidão pela leitura das minhas humildes letras.

Fiquem todos com Deus e um bom início de semana a todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns amigo blogueiro, lá como cá a história se repete. Famílias sem nenhuma tradição de grandes heranças obtidas de forma lícita, através do trabalho e do suor do rosto de seus predecessores, hoje esbanjam riquezas nas ruas da pequena e pacata cidade de Felipe Guerra.

EM DIA COM OS FATOS disse...

Prezado blogueiro, é impressionante como tem conhecimento, buscar em um livro uma história tão compatível com a história de nossa querida Felipe Guerra, será quantos cidadãos e cidadãs felipenses terão acesso a tão importante postagem e o que é mais importante, quantos terão a capacidade de absorver o que ela tenta mostrar? Chega a ser triste o quanto nos sentimos solitários nessa luta, [uma Felipe Guerra melhor] sonho de muitos capacidade de poucos de transformá-la! Veja como é entristecedora a ausências de comentários de pessoas cultas, politizadas, e ainda vem alguém do anonimato que certamente se encaixa no grupo de pessoas que dão uma voltinha de carro importado, tem um saláriozinho insignificante muitos até de maneira informal, dizer que eu é que sou pobre, egoísta, que acho os agricultores incapazes, em uma tentativa (que garanto frustrada) de inibir e rebaixar alguém que luta por justiça-social, DEUS tenha piedade da nossa sociedade.
Erinaldo Silva – Felipe Guerra - RN