Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 23 de março de 2013

Em absoluto! Nada é Certo

Ninguém avança pela vida em linha reta. Muitas vezes, não paramos nas estações indicadas no horário. Por vezes, saímos dos trilhos. Por vezes, perdemo-nos, ou levantamos voo e desaparecemos como pó. As viagens mais incríveis fazem-se às vezes sem se sair do mesmo lugar. No espaço de alguns minutos, certos indivíduos vivem aquilo que um mortal comum levaria toda a sua vida a viver. 

Alguns gastam um sem número de vidas no decurso da sua estadia cá em baixo. Alguns crescem como cogumelos, enquanto outros ficam inelutavelmente para trás, atolados no caminho. Aquilo que, momento a momento, se passa na vida de um homem é para sempre insondável. 

É absolutamente impossível que alguém conte a história toda, por muito limitado que seja o fragmento da nossa vida que decidamos tratar. 

(...)


Liberdade


"Lutem e poderão morrer. Fujam e viverão – pelo menos durante algum tempo. E ao morrerem na vossa cama, daqui a muitos anos, terão vontade de trocar todos dos dias decorridos desde hoje por uma oportunidade, somente uma oportunidade, de regressar aqui como homens novos e dizer aos nossos inimigos que podem tirar-nos as nossas vidas, mas nunca nos tirarão a nossa liberdade!"

Braveheart, “William Wallace” papel desempenhado por Mel Gibson no Épico Filme de 1995.

(...)

quinta-feira, 21 de março de 2013

Uma Sociedade só Vive porque Pensa


"Uma nação só vive porque pensa. Cogitat ergo est. A força e a riqueza não bastam para provar que uma nação vive duma vida que mereça ser glorificada na História - como rijos músculos num corpo e ouro farto numa bolsa não bastam para que um homem honre em si a Humanidade.
[...]
Se uma nação, portanto, só tem a superioridade porque tem pensamento, todo aquele que venha revelar na nossa pátria um novo homem de original pensar concorre patrioticamente para lhe aumentar a única grandeza que a tornará respeitada, a única beleza que a tornará amada; - e é como quem aos seus templos juntasse mais um sacrário ou sobre as suas muralhas erguesse mais um castelo." 

Eça de Queirós

(...)


Longe da nossa realidade


Deveria ser sempre assim!

(...)

segunda-feira, 18 de março de 2013

Inegável Realidade


"A cultura assusta muito. É uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo escravo."

(...)