Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Chave.


“ Nós somos os Atenienses em pessoa, tomamos as nossas decisões políticas e submetemos a uma discussão adequada. A pior coisa é precipitarmo-nos para a ação antes das consequências terem sido debatidas. E isto é o que nos distingue de outros povos. Somos capazes de simultaneamente correr riscos e de antecipadamente estimá-los. Os outros são corajosos na ignorância, e quando param para pensar começam a ter medo. Mas o homem verdadeiramente corajoso é aquele que sabe bem o que é bom na vida e o que é terrível e assim vai imparável ao encontro do que está para vir."

Péricles em ”História da Guerra do Peleponeso” de Tucídedes 411 a. C.

                                                                        (...)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Mito, e as pseudo-imagens!

O Artigo "O Mito da Caverna de Felipelândia" foi publicado na quarta-feira, 7 de abril de 2010. Entretanto, este mito habita até hoje a vida e o dia a dia da maioria dos Felipenses de Felipelândia.

Só para refrescar um pouco nosso consciente e inconsciente deixo-vos mais uma vez a "mensagem" abaixo:




A Verdadeira Realidade vemos o que queremos.

Vemos o que entendemos dentro do que gostamos.

O Mito da Caverna, demonstra pessoas presas a sua ignorância...Ao que querem ver.

O Mito da Caverna explica a verdadeira realidade. Uma bela contribuição metafórica do Grande Filósofo Grego Platão, encontra-se na Obra A República (Livro VII), deixa um contexto como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

Imaginem 3 pessoas que foram criadas e educadas no fundo de uma caverna, estando presas e acorrentadas.

Na entrada da caverna, temos uma fogueira onde a imagem que se forma no interior são as sombras de uma realidade distorcida. 

Lá fora, a vida passa e imaginamos que apenas uma dessas 3 pessoas se liberta e sai da caverna. Encontra a Luz! Sente-se cego por instantes. Precisa se ajustar se adequar. Sente a Brisa passar pelo corpo.Vê os animais, pastores...Sente-se a princípio deslocado, e logo Livre.

Vendo a vida se manifestando a sua frente, irradia felicidade com a natureza e com a realidade que não enxergava. Descide imediatamente voltar, e ansioso volta para dentro da caverna e retirar seus 2 companheiros que lá ficaram. Mas, é morto logo ao falar da realidade fora da caverna. Seus companheiros inconformados acabam por matá-lo, pois para eles a realidade que predomina é da sombra.

Insistem em ficar na caverna vendo sombras e alguns nem isto vêem mais. Estão inconformados com o que ouviram, só vêem o que desejam e vivem aquilo pois já estão conformados com a mediocridade!

Estão presos na própria ignorância e estupidez, e dificilmente sairão dela um dia.

Aquele que volta para avisar a verdade que viu paga um preço alto sempre (a morte, a perda de um amor, a desconfiança do seu povo, ódio dos incrédulos e perseguição dos poderosos).

Muitos vivem no cárcere do fanatismo político e irreal da vida, talvez condenados por todo o sempre. Existem milhares de pessoas que não querem abrir mão do que ouvem, vêem a realidade que desejam e nada mais.

O Mito da Caverna é uma Poderosa Metáfora para descrever a situação geral em que encontra-se  nossa Felipelândia desde muitos anos. Muitos estão condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras dádivas oferecidas pelos Deuses.

É uma realidade que nosso povo ainda vive, O Mito da Caverna, sobrevivem de imagens irreais criadas  pela soberba e falta de benevolência de alguns, pois são estes que fazem o fogo e aprisionam as pessoas na caverna, necessitam que o povo viva como alienados em um mundo esquizofrênico e irreal criado pelo Poderosos através da fogueira.

Um dia há de enxergamos a realidade que rodeia-nos diariamente em nossa Colméia, e quem sabe saimos todos da Caverna e vivemos a realidade que merecemos.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.

                                                          (...)

Imagens que ficarão para História da Humanidade


Poder nenhum é maior que a dignidade de um povo, a consciência social, a força de coesão junto com a vontade de mudança fazem tudo e levam todos ao mesmo caminho. Jamais existirá uma grande nação sem uma grande revolução com a derrubada e excreção dos corruptos parasitas do poder.

Esta foi a Força e a Nobreza de uma das nações mais antigas do mundo, pois foram capazes e deram um basta a uma corrupão suja e patológica que perdurava por mais de 30 anos sobre aquele povo. Vale enfatizar aqui que qualquer semelhança com o tempo e o que aqui acontece com Felipelândia não será mera coincidência.

Temos muito, mais muito mesmo à aprender com este povo, devemos assim sentimo-nos honrados em ter visto uma das mais bravas e dignas revoluções de todos os tempos. Embora talvez a nossa revolução nunca venha acontecer; mas para sonhar ainda não existe taxa, insistimos com este sonho um dia.

Viva ao povo, o poder deve satisfação aos vossos cidadãos e a eles devem respeito, trasparência, dignidade, pundonor e probidade. Ou seja, resumindo, o poder é que nos deve e não nós a eles quando já exercemos nossos contributos sociais e os mesmos já foram cumpridos.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem. 

                                                               
                                                                     (...)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Quando o povo quer, tudo pode!



Que acontece quando os cidadãos decidem enfrentar os sátrapas? E quando exigem dignidade aos partidos e aos seus dirigentes? Sair para a rua para expressar uma opinião é um ato revolucionário ou um dever cívico? Trata-se de subversão ou de valorizar conceitos que parecem esquecidos como a dignidade e a transparência democrática?

Tunísia, Egito, Itália, para não ir mais longe. Três lugares onde estes dias as pessoas mais conscientes decidiram tomar a palavra e fazê-lo de forma clara, rotunda, pacífica, com argumentos sustentados em leis internacionais. Contra todas as formas de iniquidade, contra os que abusam do poder que supostamente receberam do povo, ou que dele se apropriaram com medidas coercivas, os que fazem do parlamento uma camarilha para dar um ar de legalidade a manobras turvas, os que não respeitam os cidadãos e que das cidadãs pretendem fazer de mercadorias, os que pensam que a sociedade é lixo e pode aceitar em silêncio toda a excreção que se lhe deite em cima, contra esses reagiram os que pensam, sentem e respeitam, homens e mulheres corajosos e íntegros que não aceitam subornos nem seguem ditames ilegais, que são estão conscientes do seu valor e da universalidade dos Direitos Humanos.

Será que a nossa hora vai chegar? Nosso povo possui esta bravura? Somos realmente apenas fantoches destes facínoras?

Esses homens e mulheres serão sempre retratados e eternizados devido a coragem dos seus atos!

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.

                                                            (...)