Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 20 de outubro de 2012

O Poder é do povo

(...)Constituição da República Federativa do Brasil, Parágrafo único, do Art. 1º, da CF/88, "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". O povo é soberano e a ele pertence o poder. Não vivemos numa monarquia absolutista, onde tudo pertence ao soberano e, por isso mesmo, sobre ele não poderá incidir qualquer responsabilidade. A forma institucional do nosso Estado é a República, palavra derivada do latim "respublicae", no seu sentido originário de coisa pública, ou seja: coisa do povo e para o povo, como bem proferiu Cícero.

Marco Túlio Cícero, em latim Marcus Tullius Cicero (Arpino, 3 de Janeiro de 106 a.C. - Formia, 7 de Dezembro de 43 a.C.), foi um filósofo, orador, escritor, advogado e político romano.

(...)


C'est une honte!


"Le Brésil, ce n’est pas un pays serieux" ("O Brasil não é um país sério"), é uma expressão tradicionalmente atribuída ao então ex-presidente da França, General Charles de Gaulle, mas na realidade foi pronunciada pelo Embaixador Brasileiro na França, Carlos Alves de Souza Filho, referindo-se à inabilidade com que o governo brasileiro conduzia "A Guerra da Lagosta", como denominaram jocosamente à época pela imprensa internacional, foi um contencioso entre os governos do Brasil e da França, que se desenvolveu entre 1961 e 1963.

Ou seja, a quase 50 anos um renomado Embaixador Brasileiro expressou ao mundo a inoperância e ineficácia da Nação que ele servia e que de certa forma o envergonhava com gestos nada credíveis. Passaram-se meio século e nada mudou, pois ainda continuamos aos olhos do mundo como uma nação (sem cultura com dinheiro no "bolso") onde grande parte dos seus cidadãos funcionam eficazmente somente do pescoço para baixo, as mulheres só rebolam com suas belas bundas e são gostosonas, e os homens só sabem jogar futebol e nada mais! É fácil observar isto, basta ler, assistir ou espectar os principais meios de comunicações brasileiro e a maioria dos recursos utilizados para o público são: Bundas de Mulheres, Músicos Patéticos e Jogadores de Futebol. 

A seriedade de um povo e de uma nação é construída através da cultura e educação do seu povo, inevitavelmente assim se constrói uma Grande Nação e principalmente séria.

Grande Gênio Eça de Queirós ao pronunciar-se com tanta sabedoria mencionou: "Uma nação só vive porque pensa. Cogitat ergo est. A força e a riqueza não bastam para provar que uma nação vive duma vida que mereça ser glorificada na História - como rijos músculos num corpo e ouro farto numa bolsa não bastam para que um homem honre em si a Humanidade."

(...)