Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Mais ativos e inteligentes

Exercícios físicos aumentam o volume do cérebro, estimulam a sensação de bem-estar e alteram, para melhor, o modo como pensamos e sentimos.

A maioria das pessoas se sente bem depois de correr ou mesmo fazer uma caminhada leve. Há várias hipóteses, levantadas pela ciência e pelo senso comum, que explicam esse fato: o exercício físico ajuda a esquecer pequenas frustrações diárias, reduz a tensão muscular e estimula a produção de endorfinas. Mas talvez a maior razão de nos sentirmos tão bem quando o coração bate mais rapidamente e bombeia sangue por todo o corpo é que isso ativa o cérebro e seus intrincados circuitos – o que, segundo estudos recentes, é o maior benefício do exercício físico. O desenvolvimento de músculos e o condicionamento do coração e dos pulmões podem ser considerados apenas efeitos colaterais diante do potencial que a atividade física tem de nos tornar mais bem humorados e inteligentes.

 Alguns benefícios da atividade física para o cérebro:

1. Previne acidente vascular cerebral: o aumento da capacidade cardiorrespiratória reduz a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC). A movimentação sintetiza proteínas, como o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF, na sigla em inglês), que estimula a produção de células endoteliais, que compõem o revestimento interno de vasos sanguíneos, tornando-os mais resistentes. O exercício desencadeia também a liberação do gás óxido nítrico, que dilata os vasos para permitir a passagem de um maior volume de sangue.

2. Reduz risco de demência: pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, acompanharam 1.173 pessoas com mais de 75 anos por quase uma década. Nenhuma delas tinha diabetes, mas as que possuíam altos níveis de glicose apresentaram uma probabilidade 77% maior de desenvolver Alzheimer. Conforme envelhecemos, os níveis de insulina caem e a glicose tem mais dificuldade para chegar às células e abastecê-las. O excesso de glicose não absorvida cria resíduos nas células, como os radicais livres, que danificam os vasos sanguíneos, colocando-nos em risco de desenvolver Alzheimer. No organismo em equilíbrio, a insulina age contra o acúmulo de placas amiloides, mas seu excesso contribui para o aumento das placas e a inflamação, danificando os neurônios ao redor.

3. Melhora o humor: a maior produção de neurotransmissores, como a serotonina, e o aumento do número de sinapses previnem a atrofia do hipocampo, associada à depressão e ansiedade. Vários estudos relacionam a prática de atividade física regular à melhora do humor. Além disso, exercícios ao ar livre ou mesmo na academia de ginástica são boa oportunidade para interagir socialmente e fazer novos amigos; as relações sociais são importantes para a manutenção do humor e da autoestima, principalmente depois dos 60 anos.

4. Aumenta a motivação: a atividade física ativa a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e motivação. Iniciar um programa de exercícios, aliás, é um desafio que demanda planejamento e autocontrole.

5. Promove a neuroplasticidade: atividades aeróbicas fortalecem as conexões neuronais e estimulam as células-tronco recém-nascidas a se dividir e se transformar em neurônios funcionais no hipocampo, o que previne o atrofiamento dessa área do cérebro relacionada à memória. Um cérebro ativado pelos exercícios favorece a neuroplascidade e a neurogênese, que é a formação de novos neurônios.

Fonte: Revista Mente & Cérebro ( http://www2.uol.com.br/vivermente/ )


(...)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Malogrados Tupiniquins



O Rio Grande do Norte (RN) não poderia deixar de participar de forma ativa da festa nacional da injustiça e improbidades. A ex-chefe do Setor de Precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Carla de Paiva Ubarana Leal, “chuta o pau do barraco” e abriu o jogo sobre o esquema de desvio de milhões de reais dos Precatórios com a conivência de Desembargadores do Estado do RN.  Até que enfim descobriram que o RN existe! E quando encontrarão o rincão Felipelândia no mapa dos desmandos públicos e ilusões populares? Quem sabe um dia…! Ainda há aqui um pouco de esperança.

Tal notícia do RN e a CPI do Bicheiro Carlinhos Cachoeira que cada dia mostra uma cara nova da política nacional ligada ao bicheiro são mencionadas hoje em vários jornais da Europa e outros países do mundo, infelizmente! Cada vez mais nos afundamos nesse lamaçal de corrupção do Brasil. Até quando exerceremos o papel de "povinho acéfalo" e aceitaremos estes desmandos e latrocínios dos bandidos de paletós? Porque grandes intelectuais brasileiros apoiam movimentos contra causas justas em outros países e nem se quer mencionam ou emitem uma única opinião sobre o nosso maior problema nacional? A corrupção!

Antes que os ufanistas desvairados e cegos funcionais digam que não amamos e/ou louvamos o nosso Querido Brasil, deixo aqui os meus louvores: “Viva” a terra Tupiniquim, infinitos louvores a Neymar (ops desculpem os fiés, é DeusMar!), as Mulheres Frutas e a cultura da fácil bunda nacional, não podemos também esquecer da Luíza do youtube que estava no Canadá (será que ela já voltou?), e a evidente (des)contribuição social das celebridades nacionais (quem esta namorando com quem? A cor da calcinha da atriz Fulana! O todo poderoso Thor filho de Eike Batista bateu a Ferrari! As novelas globais hipnotizadoras das massas e vem aí o BBB13!). São estes entre outros conteúdos fúteis e insignificantes expostos pelos principais meios mediáticos  nacionais que só nos distanciam da total realidade e da verdadeira essência do povo Brasileiro. Fica aqui o meu “Viva”, e também daqueles que não toleram e já não digerem mais tanta falta de respeito com o nosso país! Até quando isto será tolerável? Somente O Poder Superior poderá mencionar e delinear o fim desta lástima.

E a assim caminhamos como a 6ª economia do mundo com sua política e as suas esferas administrativas infestadas de antropófagos (Executivo, Legislativo e Judiciário), restando-nos  assim a luta diária como homens justos na tentativa de viver dias melhores em uma terra de injustiça e devaneios, onde ser honesto é viver para pagar um preço altíssimo.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.

(…)