Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 13 de agosto de 2011

A moral




Costumamos ter uma ideia bastante vaga do que vem a ser a "moral". A uns parece um jogo de prémios e de castigos, a outros um conjunto de regras e proibições, ou ainda uma questão de bons sentimentos. Mas a moral é, numa frase feliz de Santo Agostinho, "a arte de conduzir a vida". É a arte de viver bem, de viver como deve viver um ser humano para ser verdadeiramente feliz.

A partir daqui, pode-se refletir sobre a dimensão moral que têm todos os aspectos da vida: relacionamento com Deus e com aquilo que você acredita , com os outros e com as coisas que nos rodeiam; como conjugar os bens que nos atraem e os deveres que nos chamam; as fraquezas e os heroísmos de que somos capazes.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.


                                                              (...)


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cacareco 2012! Uma verdadeira dádiva para Felipelândia.



Há eleições e eleições. Mas esta, apesar dos seus mais de 50 anos, merece ser aqui contada neste humilde espaço democrático de direito! Trata-se de um fato que aconteceu lá no Brasil em 1959, isto mesmo, lá naquele país que usa as cores verde e amarelo na bandeira, e vez por outra fala-se em uns casinhos de corrupção que sempre termina em pizza. Mas aqui no Império de Felipelândia tudo corre as mil maravilhas dos Deuses, pois ninguém nunca viu nada de improbo nesta Terrinha Santificada, parece mais o Vaticano do Sertão!

Lá no Brasil Getúlio Vargas havia morrido. O governador de São Paulo era Adhemar de Barros. O eleitorado estava revoltado com a Câmara Municipal que, para variar, não estava a comportar-se muito bem, será porque em?

No meio de tudo isto, havia um rinoceronte chamado Cacareco, que, apesar do nome até era uma fêmea. O animal andava nas bocas do mundo porque o havia sido levado (emprestado) do zoológico do Rio de Janeiro para abrilhantar a inauguração  do novo zoológico de São Paulo.

No meio de um mar de lama de corrupção da Câmara Municipal, em pleno período eleitoral, o assunto era o rinoceronte. Então o jornalista Itaboraí Martins brincou com isso, lançando a candidatura de Cacareco ao cargo de vereador. E não é que a ideia pegou?

Naquela época, a eleição era na base do papel e do envelope. O eleitor recebia um envelope das mãos da pessoa que estava na mesa de voto e, dentro dele, colocava uma nota/papel  do seu candidato, fosse ele quem fosse. Houve uma adesão gigantesca à candidatura de Cacareco e várias gráficas, por brincadeira, imprimiram notas/papeis com o nome do bicho. Inclusivamente muita gente foi para a rua fazer campanha em nome do rinoceronte.

O que aconteceu a seguir parece piada, mas Cacareco recebeu cerca de 100 mil votos! Parece pouco diante do eleitorado de hoje, mas prestem atenção no resto dos números. O candidato mais votado naquela eleição não teve mais que 95 mil votos. Logo o rinoceronte Cacareco foi o vencedor!

Mas, o rinoceronte Cacareco nem pode comemorar. Pois, dois dias antes da eleição, o bicho foi devolvido para o zoo do Rio, sem muito alarido (e possivelmete em segredo), como um anarquista subversivo. Poucos anos depois, o rinoceronte vereador morreu prematuramente, antes de completar dez anos de idade.

O estrago, porém, já havia sido feito. Cacareco conseguiu inclusivamente aparecer nas páginas da revista americana Time, que citava um eleitor: “- É melhor eleger um rinoceronte do que um político corrupto ou asno”.

Mas Cacareco não morreu! Imaginamos as ideologias Cacarequianas para uma nova Pedra das Abelhas? Também poderíamos eleger a Burra de Coló, o Cachorrinho Do Saudoso Mané Lula , quem sabe as Gatinhas de Dona Milonga, os Bodes de Seu Bastião para representar o povo de Felipelândia junto ao Império Feudal. Já que falam em todo tipo de pré-candidato esdrúxulo a prefeito e alguns outros nomes bizarros para Vereadores, sendo assim já podemos então lançar os nossos! Porquê não? Isto é a democracia de Felipelândia, lá no Brasil pode, porque aqui não?

Eu prefiro votar em um Cacareco da vida, do que votar num usurpador do dinheiro público, pois esta cheio destes aí de olho bem aberto no sufrágio vindouro de 2012!

Que venha 2012, e votamos...no Cacareco! Pois improbidades por improbidades, com certeza ele não fará pior do que já está.


Continuem fazendo o mesmo de sempre (votando errado), e depois não digam nas esquinas que o animal é o Cacareco!!

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.
                                                               
                                                                  
                                                                     (...)