Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tupiniquins Terras Brasilis


O Brasil é o único país do mundo com nome de árvore. O Pau -Brasil (Caesalpinia echinata), contudo, está praticamente extinto na natureza.

Essa talvez seja uma das mais simbólicas discrepâncias da nossa identidade nacional, mas certamente não é a única.

Para ilustrar essa identidade contraditória, confira alguns recordes positivos e negativos bem brasileiros:

-Emissão de gases x Amazônia: O Brasil está entre os cinco maiores emissores de dióxido de carbono na atmosfera, gás que contribui para o chamado efeito estufa e para o aumento da temperatura global. 75% do CO2 emitido têm origem nos desmatamentos, nas queimadas e nas mudanças do uso do solo, principalmente na Amazônia.

-Água doce x Falta de saneamento: O Brasil se orgulha de ser o país dos rios, com 12% da água doce superficial do planeta, mas metade da população brasileira não tem acesso a rede de coleta de esgoto e 40% da água captada para abastecer as capitais se perde na transmissão.

-Número de dentistas x População banguela: O Brasil tem o maior número de dentistas por habitante do mundo, enquanto uma parte expressiva da população é banguela e nunca teve acesso a tratamento dentário

-Produção agropecuária x Degradação ambiental: Ao mesmo tempo em que é recordista mundial na produção e exportação de produtos agropecuários, o País registra as mais altas taxas de uso de agrotóxicos químicos e de degradação das condições ambientais. 

-Acesso ao ensino x Desempenho escolar: Quase 100% das crianças entre 7 e 14 anos está na escola, mas metade delas não chega a concluir o ensino fundamental e o País está entre os piores colocados nas avaliações de desempenho dos alunos.

-Cordialidade x Violência:
O Brasil é internacionalmente reconhecido pela cordialidade de seu povo, mas está no topo da lista dos países mais violentos do mundo: mais de meio milhão de assassinatos entre 1997 e 2007. 

-Turismo ecológico x Aves ameaçadas: O Brasil é um dos destinos mais procurados pelos observadores de pássaros (birdwatchers), ramo crescente do turismo ecológico. Mas dados de 2006 colocam o Brasil em primeiro lugar no ranking de número de aves ameaçadas, com 119 espécies em risco de extinção.

-Boi x Gente: Há mais boi que gente no Brasil. São 205,9 milhões de cabeças, número que coloca o Brasil como segundo maior produtor mundial de gado.

-Florestas x Desmatamento: O Brasil é campeão de florestas e de desmatamento. Mais da metade da área do País (55%) está ocupada por florestas, só a Rússia está na frente. Entretanto, apesar de sua imensa biodiversidade, os produtos de origem florestal brasileira representam apenas 4% do mercado mundial.

-Honestidade x Desonestidade: O povo brasileiro intutala-se como um povo honesto e sempre preocupado com causas alheias, no entanto o Brasil encontra-se no Ranking Mundial de Honestidade como um dos países mais corruptos do mundo, onde critérios de credibilidade à classe política chega a ser rasteiro quando comparado aos demais países.

-Miscigenação x Racismo: O Brasil é considerado um país sem raças definidas, onde grandes estudiosos geneticistas louvam esta característica do povo brasileiro, um país multirracial abrangidos por diversas raças e povos, no entanto quando fala-se em raças no Brasil é claro e evidente o racismo na sociedade brasileira, no futebol, nas escolas, no nosso dia a dia, podemos ver isso nos casais onde é visto um número quase insignificante entre pessoas de raças diferentes se levarmos em consideração os grupos que compõe nossa sociedade.

Pois é, isso é o Brasil que temos. Mas, se quisermos é possível mudar.



                                                                      (...)