Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Milagre



O que é um milagre? É comum ser reconhecido como algo extraordinário. Mas um milagre pode ser algo muito mais simples...

Um milagre seria dar a mão a alguém, para quem nasceu sem braços.

Um milagre seria ver o sol nascer, para quem é cego.

Um milagre seria ouvir o barulho dos pássaros, para quem é surdo.

Um milagre seria correr, para quem não consegue andar.

Um milagre seria cantar, para quem não consegue falar.

Nós não nos apercebemos, mas á nossa volta acontecem muitos milagres. A maioria não damos por eles porque os temos como banais e garantidos. Pensando nisto não é tão óbvio que a nossa vida é um milagre?

Para mim a vida é assim... um grande milagre, que deve ser aproveitado, sentindo tudo da forma mais intensa que conseguirmos.

O fato de estarmos aqui e agora, a respirar, a cheirar e a sentir já é por si algo de muito especial. Com tudo o que nos permite sermos quem queremos ser.

Viva a vida com intensidade.

Viva os Milagres da vida.


                                                               ...

                                            

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Mito da Caverna de Felipelândia.



A Verdadeira Realidade vemos o que queremos.

Vemos o que entendemos dentro do que gostamos.

O Mito da Caverna, demonstra pessoas presas a sua ignorância...Ao que querem ver.

O Mito da Caverna explica a verdadeira realidade. Uma bela contribuição metafórica do Grande Filósofo Grego Platão, encontra-se na Obra A República (Livro VII), deixa um contexto como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

Imaginem 3 pessoas que foram criadas e educadas no fundo de uma caverna, estando presas e acorrentadas.

Na entrada da caverna, temos uma fogueira onde a imagem que se forma no interior são as sombras de uma realidade distorcida. 

Lá fora, a vida passa e imaginamos que apenas uma dessas 3 pessoas se liberta e sai da caverna. Encontra a Luz! Sente-se cego por instantes. Precisa se ajustar se adequar. Sente a Brisa passar pelo corpo.Vê os animais, pastores...Sente-se a princípio deslocado, e logo Livre.

Vendo a vida se manifestando a sua frente, irradia felicidade com a natureza e com a realidade que não enxergava. Descide imediatamente voltar, e ansioso volta para dentro da caverna e retirar seus 2 companheiros que lá ficaram. Mas, é morto logo ao falar da realidade fora da caverna. Seus companheiros inconformados acabam por matá-lo, pois para eles a realidade que predomina é da sombra.

Insistem em ficar na caverna vendo sombras e alguns nem isto vêem mais. Estão inconformados com o que ouviram, só vêem o que desejam e vivem aquilo pois já estão conformados com a mediocridade!

Estão presos na própria ignorância e estupidez, e dificilmente sairão dela um dia.

Aquele que volta para avisar a verdade que viu paga um preço alto sempre (a morte, a perda de um amor, a desconfiança do seu povo, ódio dos incrédulos e perseguição dos poderosos).

Muitos vivem no cárcere do fanatismo político e irreal da vida, talvez condenados por todo o sempre. Existem milhares de pessoas que não querem abrir mão do que ouvem, vêem a realidade que desejam e nada mais.

O Mito da Caverna é uma Poderosa Metáfora para descrever a situação geral em que encontra-se  nossa Felipelândia desde muitos anos. Muitos estão condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las como verdadeiras dádivas oferecidas pelos Deuses.

É uma realidade que nosso povo ainda vive, O Mito da Caverna, sobrevivem de imagens irreais criadas  pela soberba e falta de benevolência de alguns, pois são estes que fazem o fogo e aprisionam as pessoas na caverna, necessitam que o povo viva como alienados em um mundo esquizofrênico e irreal criado pelo Poderosos através da fogueira.

Um dia há de enxergamos a realidade que rodeia-nos diariamente em nossa Colméia, e quem sabe saimos todos da Caverna e vivemos a realidade que merecemos.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.

                                                   ...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Que venha as Eleições 2010. Estás preparado para votar?

A Inteligência é natural! Mas, a Sabedoria é opção.


A inteligência é algo natural na vida humana, somos todos inteligentes queremos ou não ser, as sinapses permitem a comunicação entre os neurônios de forma natural fazendo-nos seres inteligentes e "racionais" (as vezes). Embora inúmeras pessoas façam questão de serem irracionais, agindo como verdadeiros animais em fúria, envergonhando os seres humanos e muito mais o Reino Animal quando são comparados a humanos deste calibre, pois os animais agem por instinto ou condições patológicas, enquanto os seres humanos foi comprovado cientificamente que é o único ser vivo que faz o mal por puro prazer.

Agora quanto a Sabedoria já não podemos dizer o mesmo, pois a sabedoria é a mais requintada e imponente dos atributos humano, é algo divino que existe na vida do homem, é literalmente a presença de Deus em nós. Existem pessoas com elevado Q.I e títulos acadêmicos, que os fazem sempre serem chamados de inteligentes, mesmo assim por vezes nem todos são sábios. Conheço Sábios analfabetos, e outros com honras acadêmicas, ambos  fazem da sua simples vida um livro de Amor e Justiça ao Próximo, pois Deus habita-os indiferente da condição social e cultural.

A sapiência é constituída pela humildade, perseverança de luta, atitude de viver uma vida com honra e lucidez, sofrendo e tirando lições a cada instante dia a dia, crescendo espiritualmente e saber que jamais os bens materiais estarão acima da Sabedoria que adquire-se com as vicissitudes da nossa efêmera existência. Como dizia um dos maiores poetas da Língua Portuguesa de todos os tempos, o Português Fernando Pessoa: " Tudo na vida vale a pena quando a alma não é pequena". Ou seja, tenhamos uma grande alma, que sejamos capazes de evoluirmos com os bons e maus momentos da vida , pois sempre viveremos neste sobe e desce, e assim transforme-nos em seres valiosos perante "O Dom Supremo" de Deus.

A vida faz-nos nascer inteligentes de forma natural, pois já é da condição humana. Mas, quando sabemos viver a vida aproveitando todas as oportunidades para crescermos constatemente valorizando cada instante com Amor e discernimento, trilhamos em direção ao tão sonhado caminho de Deus, sendo guiado pela sabedoria que Ele proporciona-nos com seu sopro divino chamado Sapiência. Assim, desta forma admitimos  sempre,"só sei que nada sei", e teremos sempre a humildade de querer aprender mais com a vida e com todos os outros.

Seguimos assim o nosso destino e caminhamos para um conhecimento total do que somos e para o que somos, porque vivemos para o infinito e não para o momento. Existe um abismo abissal de dimensões incalculáveis que separa a Inteligência da Sabedoria.

Por vezes a inteligência atrai a arrogância e faz com que deixamos de enxergar as verdades que estão aos nossos olhos através da pior de todas as cegueiras, não vêem as injustiças causadas pelos excessos de confiança em dizer que és inteligente o suficiente e que não erra nunca, existe uma tristeza que habita muitos que dizem-se inteligentes, pois estes mantem pessoas improbas em condições de "Semi-Deuses", esnobam os humildes ao afirmarem serem intelectualmente superior por fazer um curso superior ou por terem um diploma, dizem por todos os lugares que são "Mestres" e "Doutores" de forma a massagearem seus pobres egos inflados, arrotam belas palavras pomposas recheadas de demagogias e hipocresias macabras.

Afirmo e repito por todo o sempre, de nada vale os livros lidos, adjetivos e títulos adquiridos se não sabes usá-los em direção ao respeito, bondade, o Amor gratuito e humildade, prefiro ser um analfabeto sábio, do que um SrºDrº Ph.D sem sabedoria nenhuma da vida e vivendo em um vazio existencial que tangencia o suicídio a cada instante.

Pois o momento é a inteligência e o infinito será sempre a Sabedoria. 

E uma semana repleta de Amor e Paz a Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.

                                                          ...