Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Corruptos e Analfabetos Políticos



Shakespeare, célebre conhecedor da natureza humana, faz com que Ângelo, em Medida por medida, pronuncie as seguintes palavras:


“Uma coisa é ser tentado e outra coisa é cair na tentação. Não posso negar que não se encontre num júri, examinando a vida de um prisioneiro, um ou dois ladrões, entre os jurados, mais culpados do que o próprio homem que estão julgando. A Justiça só se apodera daquilo que descobre. Que importa às leis que ladrões condenem ladrões?” (SHAKESPEARE, 1994:129)

O espetáculo da corrupção enoja e torna a própria atividade política ainda mais desacreditada. Os que detestam a política – como diria Brecht, os analfabetos políticos – regozijam-se. Os podres poderes fortalecem os argumentos pela indiferença e o não envolvimento na política. É o moralismo abstrato e ingênuo que oculta a ignorância e dissimula a leviandade egoísta dos que não conseguem pensar para além do próprio bolso.
O analfabeto político não sabe que sua indiferença contribui para a manutenção e reprodução desta corja de ladrões que, desde sempre, espreitam os cofres públicos, prontos para dar o golpe à primeira oportunidade que surja. Os analfabetos políticos não vêem que lavar as mãos alimenta a corrupção.
Quem cultiva a indiferença, o egoísmo ético do interesse particularista, é conivente com o assalto ou é seu beneficiário. O que caracteriza a república é o trato da coisa pública, responsabilidade de todos nós. Como escreveu Rousseau (1978: 107): Quando alguém disser dos negócios do Estado: Que me importa? – pode-se estar certo de que o Estado está perdido”.
Eis o duplo equívoco do analfabeto político: nivelar todos os políticos e debitar a podridão apenas a estes. Os políticos, pela própria atividade que desempenham, estão mais expostos. No entanto, não há corrupção, sem corruptores e corrompidos. Pois, se a ocasião faz o ladrão, a necessidade também o faz.
Não sejamos hipócritas. Exigimos ética dos políticos como se esta fosse uma espécie de panacéia restrita ao mundo – ou submundo – da política. Mas, e a sociedade? Se o ladrão rouba um objeto e encontra quem o compre, este é tão culpado quanto aquele.
Ah! Não fazemos isto! E os pequenos atos inseridos na cultura do jeitinho brasileiro não são formas não assumidas de corrupção? Quem de nós ainda não subornou o policial rodoviário? Ou não vivemos numa sociedade onde honestidade é sinônimo de burrice, de ser trouxa, etc.? E como correr o risco de ser bobo quando a sociedade competitiva premia os mais espertos, os mais egoístas, os mais ambiciosos?
A bem da verdade, o ladrão aproveita a ocasião. Quem de nós nunca foi tentado? Quem de nós não cometeu algum deslize quando se apresentou a ocasião? Quem foi tentado e não caiu em tentação? Quem conseguiu manter a coerência entre pensamento e ação, discurso e prática? Os homens são julgados por suas obras e apenas através delas é que podemos comprovar a sua capacidade de resistir à tentação. Afinal, como afirma Shakespeare (1994: 201), através de Isabel, sua personagem: "A lei não alcança os pensamentos e as intenções são meros pensamentos"
O analfabeto político demoniza a tentação da política. Seu prêmio é a ignorância. E, muitas vezes, enojados e cansados diante do espetáculo propiciado pelos governos que se sucedem, somos tentados a imitá-lo e sucumbir à rotina do cotidiano que consome nossos corpos e pensamentos e nos oferece a substância anestésica capaz de dar a ilusão da felicidade.
Bem que tentamos ficar na superfície das aparências e nos contentarmos em, como os demais animais, simplesmente consumir e reproduzir. Mas só as bestas de todo tipo não refletem sobre a sua situação no mundo. Por mais alienado que seja, o ser humano tem condições de pensar criticamente, de compreender e de projetar seu próprio futuro. Esta pequena diferença em relação aos demais animais é que o torna o único animal capaz de produzir cultura e de fazer sua própria historia.
Não basta apenas criticar os que caem em tentação, é mister superar o comodismo do analfabetismo político. Pedagogicamente, educamos pelo exemplo. Não podemos exigir ética na política ou formar uma geração cidadã, consciente dos seus direitos e deveres e capaz de assumir a defesa da justiça social, se nossos exemplos afirmam o oposto. Afinal, mesmo os ladrões têm a sua ética. O personagem shakespeareano tem razão... 

Fonte: www.espacoacademico.com.br

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A nossa mente é brilhante!




Desde já, agradeço com grande satisfação o carinho que tenho recebido constatemente por alguns Felipenses, obrigado por contribuirem com seus comentários de respeito e carinho, e não só ao que escrevo, mas pela clara demonstração de Amor que todos estão mostrando a nossa Terra. Embora sendo este sentimento nobre , é por obrigação de todos de nós Felipenses Amar nossas origens, pois foi aqui que nascemos, crescemos e queremos morrer um dia junto aos nossos familiares e amigos.

Sim claro! É evidente por minha parte,  que não poderia deixar de agradecer aqueles que não suportam-me e até odeiam-me por vezes. Pois já existem até "Hackers" contra o Blog! Sabiam?

Pois saibam sinceramente Senhores "Ciber-delinquentes" que o seu propósito em relação a isto, já de nada adiantará, pois o pior para vocês já aconteceu! As idéias já estão no ar...e muito mais virá!

Será muito díficil conseguirem bloquear-me ou terem meus acessos ao Blog,  mas se consiguirem?

E o que então farão com minha mente e minhas ideologias?

Como acham que irão me calar?

Como vocês acham que poderão mudar minhas idéias, meus pensamentos em relação a tudo que eu vejo e sinto na Colméia Intocável?

E o que já foi Pulverizado pela sociedade, o que as pessoas já leram e comentaram nas ruas e esquinas de Felipelândia , o que será feito por vocês então?

Também irão "Hackear" a mente das pessoas? Irão mudar suas senhas de acesso cerebral e Sinapses Nervosas de todos aqueles que leram o Blog? 

Eu utilizo no acesso ao meu Blog 6 dígitos (senha), uso também mais de 22 Bilhões de Neurônios para pensar e escrever diariamente, e estes neurônios como o Senhor(es) irá Bloquear?

Senhor(es) "Hacker", a parte mas brilhante do Ser Humano você chamais alcançará; um Cérebro Pensante!

Serei sempre este que vos perturbará! Enquanto o oxigênio oferecido por Deus entrar aos meus Pulmões e de forma arterial chegar ao meu Cérebro,  nada e ninguém irá bloquear minhas idéias. Azêmolas bajuladoras do poder.

Obrigado a todos pela Leitura diária dos meus  humildes textos.

Ficamos todos com Deus e sejamos dignos da nossa efêmera existência.

A pedidos volto a colocar o texto: "Meu nome é Povo, minha cara é Felipe Guerra!"

Bom dia Felipelândia, a Colméia Intocável!

Recebi um comentário de um Leitor(a) Anônimo(a), no qual pediu-me que colocasse novamente este Texto que escrevi no dia 11 de Dezembro de 2009, pois mesmo afirma ser extamente aquilo que todos precisamos ouvir nesto momento de Revolução Moral e de Consciência na qual desejo a Felipelândia.

Segue o texto abaixo:

11 de Dezembro de 2009


" Desde já tenho por obrigação e gentileza à agradecer aos comentários abaixo postados e adjetivos atribuídos a minha humilde pessoa, um simples plantador de arroz (= IDÉIA).  Entendo quanto ao questionamento a minha identidade, compreendo-os  todos, pois eu faria o mesmo que vocês, gostaria de saber:  "...quem é este atrevido metido a inteligente e diz preocupado com o povo? ".  Além de tudo  tenho a cara do povo e  uma dor gritante em vê nossa cidade viver na miséria, fruto da corrupção este câncer social-felipense. O fato do Amigo Anônimo afirmar que só estou tentando colocar "fogo nas pessoas", se colocar fogo é fazer com que o povo venha a reagir e reivindicar seus direitos e exigirem  dos políticos que cumpram com seus deveres e obrigações, prestando contas e esclarecimentos a população; isto Nobre Amigo e Conterrâneo não é colocar "fogo nas pessoas", é fazer arder a chama da consciência política-cultural , e é esta chama ardente que fará com que caminhamos em busca da justiça-social, é esta pequena chama que fará um dia Felipe Guerra  uma terra que sonhamos para nossos filhos, provando a todos aqueles que acham que são donos dos Felipenses,  os Senhores Feudais, que todo Império Tirânico um dia cairá, pois Roma o maior império de toda história caiu por que o Império da Improbidade não?

O meu anonimato nunca foi um mistério, minha insatisfação nunca foi um segredo, minhas idéias nunca foram caladas por ameaças ou dinheiro, pois o meu sonho de uma Felipe Guerra melhor, é o oxigênio que eu respiro, sinto-me digno do Amor que tenho por minha terra.

Lembrem-se que as Grandes Revoluções Democráticas sempre são necessárias ,  por isso  o nosso país é livre hoje,  tais revoluções feitas e instigadas por muitos Pseudos-escritores-pensadores que usaram de  pequenos ideais , fizeram uso dos Pseudos-nomes  para  preservar seus entes mais fracos. Vamos dar tempo ao tempo, tudo tem sua hora, até a minha, lembrem-se que a vida é como um belo poema; para lermos juntam-se as palavras,  pensamentos e emoções, a seguir viajamos e sonhamos com a intencionalidade da nossa mente, logo  depois é que perguntamos quem foi o autor (?).  Instigue sua mente...

Amo-a Felipe Guerra/RN ! "

Obrigado a todos os leitores do Nobel Felipense.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Racionalidade dos Fatos

Um comentário bastante lógico e interessante feito por um Anônimo(a), quanto as menções anteriores por outros leitores no Artigo:  "O Boca de Inferno de Felipelândia".

Veja-o:

Anônimo disse...
Tenho visto nos comentários acima muitos texto incitando o povo a ir às rua manifestar sua indgnação com o que está acontecendo em nossa cidade. No meu ponto de vista, isso não vai acontecer, infelismente a grande parte da população de nossa cidade depende das migalhas dos poderosos para sobreviver, e dificilmente abrirão mãos disso, pois seria colocar a subsistência de sua família em jogo. Porém, existe uma arma que pode ser usada para mudar nossa realidade, o voto, é através dele que colocamos as pessoas no poder e através dele podemos tirá-los. Portanto, não venda seu voto, não abra mão do seu poder. Estamos vendo que as instituições que servem para nos proteger também estão corrompidas, e muitos falam que não podemos fazer nada. Mas nós temos o poder de escolha e no momento do voto é você e sua consciência, ninguém pode te obrigar a votar em um ou outro. portanto, vamos fazer valer nossa indignação e virar esse jogo a nosso favor. e viva a democracia.
20 de fevereiro de 2010 18:51
**********************************************

O Nobel disse...

Bom dia, Ilustre Anônimo(a).

É com Grande satisfação que aceito seus comentários, parece ter uma visão bastante racional e ampla no que diz respeito a Nossa Amada Terra das Abelhas ou Felipelândia. Exatamente esta dependência e serventia que mencionaste anteriormente faz com que as pessoas fiquem cada vez mas escravas desta situação vergonhosa; lastimável realidade a dita por ti, porém infelizmente o grau de consciência em relação ao voto, creio eu , Felipelândia ainda não está preparada no momento, pois existem estas tais "dependências"  que influenciam diretamente a "a tão sonhada consciência" das pessoas na hora do voto. Tal consciência, que deveria reinar a décadas passadas na nossa terra, tão rica em outros aspectos, pois somos uma terra abençoada pela natureza, bendita pela sua história e rico patrimônio arquitetônico da Cidade Baixa já em sucateamento constante, sem que exista atitude nenhuma dos políticos em relação à esta situação.

Espero que DEUS abençoe-nos mais e mais, e que nossos filhos e Netos tenham dias melhores que os nossos, com os futuros administradores da Colméia.

Realmente são pessoas como você, que eu busco instigar à uma linha lógica e racional para nossa terra, e não seres humanos que pelo simples fato de falar, ouvir e serem alfabetizados, andam por aí a arrotar belas palavras pomposas achando-se verdadeiros "intelectuais", e na verdade vivem na tutela do poder, sobrevivendo de conviniências medíocres e esquecem que podem fazer muito mais por seus irmãos.

Fica bem e muitíssimo obrigado por tão honroso e racional comentário.

O espaço O Nobel Felipense está aberto a todos aqueles que usam da racionalidade e discernimento, a emitirem suas opiniões e idéias no que diz respeito a nossa condição sócio-política.

A verdadeira Revolução.



No Brasil tem-se o costume de denominar também de Revolução quaisquer movimentos, mais ou menos violentos, contra o poder estabelecido. De fato, para alguns, as chamadas "Revoluções" brasileiras foram na verdade revoltas, rebeliões, quarteladas militares.

A Revolução (do latimm revolutio, "uma volta") é uma fundamental transformação social no poder ou nas estruturas organizacionais que têm lugar em um período relativamente curto de tempo. Tem ocorrido durante a História da Humanidade e variam muito em termos de métodos, duração e motivação ideológica. Podem dar-se por formas pacíficas ou violentas. Seus resultados incluem grandes mudanças na cultura, economia, e drástica mudança das instituições e ideários sócios-politico. Vale sempre salientar que as maiores e mais prestigiadas nações do mundo passaram por Grandes Revoluções, sendo a Intelectual a mas benéfica aos seus povos.

As Revoluções implicam não apenas em mobilização de massa e mudança de regime, mas também mais ou menos rápida e fundamentais mudanças sociais, econômicos e principalmente cultural, durante ou logo após a luta pelo poder do Estado. Podemos sim com um esforço transformar as instituições sociais-políticas acompanhada de mobilizações, sendo o povo desejoso de mudanças e principalmente saturados de tantas improbidades e luxos soberbos por parte dos seus Governantes.

Percebe-se facilmente que a nossa questão quanto a nossa revolução em Felipelândia não passa-se por uma questão de agitações e badernas sociais nas ruas (em alguns casos por vezes necessária), mas sim uma Revolução Moral e de Consciência por parte de todos nós cidadãos.

Onde este tipo de Revolução deu-se, grande ficou seu Povo e continuam a ser;  e é disto que precisamos, sairmos desta dependência vergonhosa que vivemos hoje, fruto isto do medo de mudarmos tudo, já esta visível e evidente que este "Império" não ama Nossa Terra; amam sim, os recursos financeiros da Colméia. Agora eu pergunto, e o futuro dos nossos filhos como será se tudo isto continuar?

Vamos sim, há uma urgência e necessária Revolução, mas será a maior de todas e mais implacável que já existiu, onde "Império" nenhum, seja ele qual for nunca suportou, parece que ela já esta a caminho a  Revolução Moral, Intelectual e Consciência das Abelhas. Preparem-te Improbos!

Faço minha parte, faço a minha Revolução 24hs por dia;  faça a sua Revolução e juntaremo-nos, e assim mudaremos tudo isto!

Estas são minhas humildes palavras e opinões do que já taxaram o "Boca do Inferno" de Felipelândia.

Que Deus abençoe a todos os Felipenses.