Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Quando o remédio é escrever

Efeitos terapêuticos de manter blogs atraem atenção de pesquisadores. 


A busca por uma vida mais saudável pode ser um dos motivos do enorme aumento do número de blogs. Estima-se que sejam cerca de 3 milhões por todo o planeta. Cientistas e escritores há anos conhecem os benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas, além de servir como um mecanismo para aliviar o stress, expressar-se por meio da escrita traz muitos benefícios fisiológicos. Pesquisas mostram que com a prática da escrita é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com AIDS e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Um estudo publicado na revista científica Oncologist mostra que pessoas com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois, se sentiam muito melhor, tanto mental quanto fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram a esse trabalho.

Pesquisadores empenham-se agora em explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. De acordo com a neurocientista Alice Flaherty, da Universidade Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, a teoria do placebo para o sofrimento pode ser aplicada a esse caso. Como criaturas sociais, recorremos a uma variedade de comportamentos relacionados à dor. A reclamação, por exemplo, funciona como um “placebo para conseguir satisfação”, afirma Flaherty. Usar o blog para “botar a boca no mundo”, expressar insatisfações e partilhar experiências estressantes pode funcionar da mesma forma.

Flaherty, que estuda casos como a Hipergrafia (desejo incontrolável de escrever) e também o bloqueio criativo, analisa modelos de doenças que explicam a motivação por trás dessa forma de comunicação. Por exemplo, as pessoas em estado de mania (pólo oposto à depressão, característico do transtorno bipolar) geralmente falam demais. “Acreditamos que algo no sistema límbico do cérebro fomente a necessidade de a pessoa se comunicar”, explica Flaherty. Localizada principalmente no centro do cérebro, essa área controla motivações e impulsos relacionados a comida, sexo, desejo e iniciativa para resolução de problemas. “Sabemos que há impulsos envolvidos na criação de blogs, pois muitas pessoas agem de forma compulsiva em relação a eles. Além disso, o hábito de mantê-los atualizados pode desencadear a liberação de dopamina, os estímulos são similares aos que temos quando escutamos música, corremos ou apreciamos uma obra de arte”, diz Flaherty.


Fonte: Revista Mente e Cérebro

quarta-feira, 10 de março de 2010

É possível um Sol para todos.


Mais uma vez sinto-me lisonjeado e enebriado em receber neste Humilde Blog comentários que provam que em Felipelândia ainda existem pessoas que Amam, e Sonham um dia com uma Felipelândia para todos, acreditamos que chegará este dia, deixaremos de chamá-la de Império da Improbidade de Felipelândia, e passaremos à dizer com orgulho que Nossa Terra chama-se Pedra das Abelhas: "Uma Terra onde o Sol agora Brilha para Todos".

Como citei anteriormente em outro Postagem, para mim pouco importa quantos lêem este Blog, importa-me quem os lêem, aprecio opiniões inteligentes de pessoas que Amam Devotamente a Nossa Terra, são estas pessoas que instigo e necessito que expressem-se neste Espaço Democrático e Limpo, propriedade de pessoas de bem e que faz verdadeiro uso dos neurônios junto aos seus legítimos leitores. Prefiro o Qualitativo do que o Quantitativo, não necessito de números, pois não sou da área de Exatas, matemática e afins!

Dispenso literalmente em todos os sentidos, opiniões de pessoas que só usam a cabeça para "separar as orelhas" e demais outras futilidades a nível de pobreza intelectual, sendo estas limitadas a uma vida parasitária e medíocre. Por favor paupérrimos de espírito, não percam vosso tempo em lêem este Blog, sei que vossas almas latejam de dores por não terem coragem de reagirem a tudo isto que vocês enxergam diariamente em nossa Colméia.

Deixo logo abaixo um comentário Anônimo(a) Cidadão(ã) que além de expressar belas palavras de consciência política-social, deixa claro a raiz da nossa Maldição Administrativa em ambos poderes Executivo e Legislativo.

Anônimo disse...
felipelandia as coisas demoram para acontecer. e dificil, as pessoas ficam esperando q alguem com dinheiro apareça para investir, para as coisas mudarem porem ao meu ver, nao e esse o caminho, pois quem vem gastar vai querer o retorno.ta na hora felipelandia sao tantos anos de sofrimento causados justamente por causa deste maldito dinheiro, as coisas precisam mudar, mais atraves da conscientizaçao do voto livre, se queres determinado candidato, mais nao por isto ou aquilo,o unico motivo ao qual o povo tem que escolher, e pelo sonho de dias melhores para nossos filhos, por uma vida mais digna, o povo tem que entender q enquanto nao acabarem com essa maldiçao q foi lançada para nosso povo, q se chama venda de voto, troca de favores ,favores esse q sao mais do q pago pois resulta nisso q temos visto ou seja o povo abandonado sem expectativa de uma vida digna tendo q sair para outros estados ou ate mesmo paìs para ter um pouco de dignidade.vamos aprender a escolher nossos representantes,o povo tem q exigir o curriculo e analisar cada candidato e ver as proposta q sao oferecidas,sua historia, suas açoes .quando alguem procura emprego sao esses os requisito basico apresentado, o povo , e quem emprega,o prefeito e um empregado do povo.quem bota e tira eo povo qem tem o poder eo povo.e facil ficar botando a culpa em fulano ou cicrano,quando tudo q ha de errado na nossa cidade e resultado apenas de uma mà escolha q foi comprada das maos do povo.o povo prefere ficar alheio e so faz reclamar,as sessoes na camara sao cadeiras vazia o povo tem preguiça de participar de saber o que esta acontecendo,nao resolve o problema mais ajuda voce ir la e mostra sua indignaçao.perguntar o que esta acontecendo?e porque?se o povo se unir com certaza resultara em alguma coisa
9 de março de 2010 20:14

Obrigado por tão coerente comentário.

Saúde à você e vossa família

domingo, 7 de março de 2010

Apenas uma Questão de Evolução



O Crescimento Pessoal e a Imortalidade são dois conceitos que caminham mutuamente no mesmo sentido, pois todo aquele que é Sábio é imortalizado na mente dos justos.

Devemos sempre interferir no que podemos e abandonar aquilo que não deixa-nos  prósperar em busca do Crescimento Pessoal, sendo esta a direção da Sabedoria.

Seguimos assim o nosso destino e caminhamos para um conhecimento total do que somos e para o que somos, porque vivemos para o infinito e não para o momento.

O homem é uma máquina produtora de pensamentos e sentimentos. Essa atividade é importante para que sejamos Mestres de nossas vidas de forma à contribuir para o bem social e comum de todos.

Que um dia nossa sociedade seja capaz de crescer e caminhar em direção à justiça, discernimento e coerência. E quem sabe, sejamos capazes de enxergar a "verdade nua e crua" que esta diante dos nossos olhos dia após dia à atormentar os justos desta Terra. Se isto um dia acontecer, será uma pequena prova da nossa evolução não só como seres humanos, mas principalmente como sociedade.

Sendo assim deixaremos de viver da Miséria Moral do cotidiano proporcionado por uma Minoria Soberba, metidos a "elitistas" esdrúxulos que inflam o ego quando são chamados de "Alta Sociedade" da Colméia. Alta Sociedade...cadê?

O mundo evolui e um dia Felipelândia há de vossa hora chegar! Pois o fato de enxergar a realidade atual já é um princípio de Evolução!

Uma Boa Semana a todos os Irmãos Felipenses.

Uma Existência Vazia



Existe uma coisa chamada Vazio Existencial , que é a dificuldade que o ser humano tem em viver em solidão, na realidade não é em solidão, é viver consigo mesmo. Quando nós não estamos com nossa vida cheia de coisas para fazer, a gente acaba tendo de ficar com a gente mesmo, não é?

Quantas pessoas existem que buscam freneticamente as diversões, prazeres e vícios, apenas para ter companhia? Porque não se suportam, temem a solidão de modo doentio, e tentam de mil maneiras (nem sempre equilibradas de evitá-la), ou talvez, pelo pavor de se enxergarem por dentro, que o confronto com o “estar sozinho” propicia.

Então isso é muito interessante, porque às vezes, essa luta interna, de buscar o nosso auto-conhecimento, pode nos causar essa sensação de solidão. Mas essa solidão só é “pesada” e doentia ou que nos leva a depressão, se a gente não tiver uma visão mais ampla do que é a nossa existência, para que serve a nossa vida.

Frase: “Se hoje nos matamos mais que ontem, não é porque temos de fazer esforços mais dolorosos, nem porque nossas necessidades íntimas estão menos satisfeitas, mas é porque já não sabemos quais são as nossas necessidades íntimas, nem tampouco percebemos o sentido de nossos esforços.”

É o tal do vazio existencial que nos leva ao desespero, pois, a gente acaba sendo cruéis conosco mesmo, exigindo nossa perfeição, quando nós apenas somos perfectíveis, ou seja, vamos sendo completos dentro de nosso processo de aperfeiçoamento.

"(...) Não sei se este mundo tem um sentido que me ultrapassa; mas sei que não conheço esse sentido e que me é impossível "por enquanto" conhecê-lo; o absurdo é por enquanto, o único laço que me une a esse mundo."  Albert Camus

Fonte: www.pesquisapsicologica.pro.br