Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

domingo, 7 de março de 2010

Uma Existência Vazia



Existe uma coisa chamada Vazio Existencial , que é a dificuldade que o ser humano tem em viver em solidão, na realidade não é em solidão, é viver consigo mesmo. Quando nós não estamos com nossa vida cheia de coisas para fazer, a gente acaba tendo de ficar com a gente mesmo, não é?

Quantas pessoas existem que buscam freneticamente as diversões, prazeres e vícios, apenas para ter companhia? Porque não se suportam, temem a solidão de modo doentio, e tentam de mil maneiras (nem sempre equilibradas de evitá-la), ou talvez, pelo pavor de se enxergarem por dentro, que o confronto com o “estar sozinho” propicia.

Então isso é muito interessante, porque às vezes, essa luta interna, de buscar o nosso auto-conhecimento, pode nos causar essa sensação de solidão. Mas essa solidão só é “pesada” e doentia ou que nos leva a depressão, se a gente não tiver uma visão mais ampla do que é a nossa existência, para que serve a nossa vida.

Frase: “Se hoje nos matamos mais que ontem, não é porque temos de fazer esforços mais dolorosos, nem porque nossas necessidades íntimas estão menos satisfeitas, mas é porque já não sabemos quais são as nossas necessidades íntimas, nem tampouco percebemos o sentido de nossos esforços.”

É o tal do vazio existencial que nos leva ao desespero, pois, a gente acaba sendo cruéis conosco mesmo, exigindo nossa perfeição, quando nós apenas somos perfectíveis, ou seja, vamos sendo completos dentro de nosso processo de aperfeiçoamento.

"(...) Não sei se este mundo tem um sentido que me ultrapassa; mas sei que não conheço esse sentido e que me é impossível "por enquanto" conhecê-lo; o absurdo é por enquanto, o único laço que me une a esse mundo."  Albert Camus

Fonte: www.pesquisapsicologica.pro.br

Nenhum comentário: