Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 12 de dezembro de 2009

A conscientização começa pelo discernimento do momento que estamos vivendo.

O processo de conscientização política dar-se inicialmente no fato do cidadão conhecer as origens e efeitos dos problemas sociais, isso consoante à atuação do cidadão em extirpar da sociedade este problema. Creio que através de alguns conceitos já conhecidos , e com o auxílio da pesquisa que fiz ao Wikipédia (a enciclopédia livre) deixamos aqui algumas questões a serem debatidas junto a realidade atual da nossa cidade.

Vejamos aqui a gênese de algumas pérolas do mundo político atual no Brasil (A Terra das Abelhas não seria exceção), no entanto analisem e tenham certeza se é isso que querem, tanto para vocês e para seus entes queridos quando votamos e insistimos em nossos erros sucessivamente nas eleições. O culpado não são eles (Os políticos que são corruptos); o único culpado é você que vota sem analisar a real situação e proposta, muitas vezes transformam-se em mercadoria de políticos no dia da eleição fazendo do seu voto um leilão, "quem paga mais por ele?".

Vamos lá:

A famosa palavra Corrupção deriva do latim corruptus que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido. Por conseguinte, o verbo corromper significa tornar pútrido, podre. Numa definição ampla, corrupção política significa o uso ilegal - por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados - do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum.

Nepotismo
do poder público (do latim nepos, neto ou descendente ) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no quadro público. Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção.

Quem nunca ouviu falar em Demagogia , é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos  provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo". Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação. No nosso contexto atual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na prática não se concretizam.

A Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade nunca teve. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Um exemplo clássico de ato hipócrita é feito por alguns políticos que denunciam alguém por realizar alguma ação ilegal enquanto realizam a mesma ação.

A palavra é bastante forte: Cleptocracia, de origem grego, significa literalmente “Estado governado por ladrões”. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito  imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que usam o poder político nos diversos níveis e que conseguem transfomar esse poder político em valor econômico, por diversos modos. O Estado passa a funcionar como uma máquina de extração de renda ilegal da sociedade, isto é, população como um todo, em contraposição à máquina de extração de renda legal. Todos os Estados tendem a se tornar cleptocratas se não ocorrer um combate real pelos cidadãos, em sociedade. Em economia, a capacidade de os cidadãos combaterem a instauração do Estado cleptocrático é fortemente correlacionada ao capital social da sociedade. A fase “cleptocrática” do Estado ocorre quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política.

Qualquer semelhança sobre estas palavras e o que vivemos atualmente, não será mera coincidência a nossa realidade presente (Executivo/Legislativo). Todos possuímos erros e sempre seremos humanos que falhamos, mais sempre há tempo em melhorar quando possuímos amor para isto.

Acredito um dia em uma Felipe Guerra dos Felipenses, e lembrem-se que o poder público pertence ao povo não é propriedade privada.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Parabéns a Câmara Municipal de Felipe Guerra-RN (CMFG-RN)

Congratulações à aprovação do Projeto Lei  Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de autoria do Srº Exmo. Vereador Ubiracy Pascoal e sua aprovação pelos demais colegiados.

Projeto de extrema importância no que diz respeito qualidade e sanidade de produtos ao consumo humano, através da fiscalização dos ambientes fornecedores e produtores dos mesmos. As grandes sociedades modernas tem como essência a qualidade de vida dos seus cidadãos pagadores de impostos, a fiscalização exaustiva destes produtos extremamente perecíveis de alto risco e  primordial a saúde pública. Os príncipios fundamentais desta fiscalização deve-se basear e seguir critérios de extremo rigor quanto a produção, sanidade animal, ambientes produtivos, pessoas qualificadas na produção e manuseio, qualidade do produto animal e vegetal, refrigerações , e demais outros fundamentos.

Esperamos agora os trâmites do executivo e que o projeto entre em vigor com exatidão, rigor e brevidade, pois no papel tudo é lindo, mais o que importa é a ação do mesmo e que profissionais competentes e sem vínculos de favores políticos possam executá-los com moralidade e competência, prestando contas a sociedade e sem politicagem no exercício do trabalho.

Boa sorte,  Srº. Exmo. Vereador Ubiracy Pascoal e demais Vereadores,

Obrigado.
Felipe Guerra-RN agradece o contributo.
 

Meu nome é Povo, minha cara é Felipe Guerra!

Desde já tenho por obrigação e gentileza à agradecer aos comentários abaixo postados e adjetivos atribuídos a minha humilde pessoa, um simples plantador de arroz (= IDÉIA).  Entendo quanto ao questionamento a minha identidade, compreendo-os  todos, pois eu faria o mesmo que vocês, gostaria de saber:  "...quem é este atrevido metido a inteligente e diz preocupado com o povo? ".  Além de tudo  tenho a cara do povo e  uma dor gritante em vê nossa cidade viver na miséria, fruto da corrupção este câncer social-felipense. O fato do Amigo Anônimo afirmar que só estou tentando colocar "fogo nas pessoas", se colocar fogo é fazer com que o povo venha a reagir e reivindicar seus direitos e exigirem  dos políticos que cumpram com seus deveres e obrigações, prestando contas e esclarecimentos a população; isto Nobre Amigo e Conterrâneo não é colocar "fogo nas pessoas", é fazer arder a chama da consciência política-cultural , e é esta chama ardente que fará com que caminhamos em busca da justiça-social, é esta pequena chama que fará um dia Felipe Guerra  uma terra que sonhamos para nossos filhos, provando a todos aqueles que acham que são donos dos Felipenses,  os Senhores Feudais, que todo Império Tirânico um dia cairá, pois Roma o maior império de toda história caiu por que o Império da Improbidade não?

O meu anonimato nunca foi um mistério, minha insatisfação nunca foi um segredo, minhas ideias nunca foram caladas por ameaças ou dinheiro, pois o meu sonho de uma Felipe Guerra melhor é o oxigênio que respiro, sinto-me digno do Amor que tenho por minha terra.

Lembrem-se que as Grandes Revoluções Democráticas sempre são necessárias ,  por isso  nosso país é livre hoje,  tais revoluções feitas e instigadas por muitos Pseudos-escritores-pensadores que usaram de  pequenos ideais , fizeram uso dos Pseudos-nomes  para  preservar seus entes mais fracos. Vamos dar tempo ao tempo, tudo tem sua hora, até a minha, lembrem-se que a vida é como um belo poema; para lermos juntam-se as palavras,  pensamentos e emoções, a seguir viajamos e sonhamos com a intencionalidade da nossa mente, logo  depois é que perguntamos quem foi o autor (?).  Instigue sua mente...


Amo-a Felipe Guerra/RN !

Obrigado pela participação Nobre Anônimo e o Grande Admirável Erinaldo Silva.

Anônimo disse...
oi parabens pelo blog, vejo que es uma pessoa inteligente. mais não tem corage de mostrar a cara, porque ? será que e mais uma pessoa que esta tentando colocar fogo nas pessoas ou esta realmente preocupado com o povo felipense? voçe não presisa se escoder, mostre a cara e fale tudo que sabe e ajude o povo de felipe guerra... parabens pelo blog
10 de dezembro de 2009 22:12
-------------
EM DIA COM OS FATOS disse... Caro amigo “Pero Nobel”, analisando humildemente o seu blog percebi que é muito mais que um simples plantador de arroz (sem menosprezar aqueles homens do campo) é um grande idealista, culto, conhecedor dos fatos, sem duvidas uma pessoa com a qual poderia somar grande força, se por sua vez, tivesse a mesma coragem que (modéstia) tenho de mostrar a verdadeira face. Sinto-me capaz de orientá-lo de que não se constrói nada no anonimato, também de que, não se consegue o respeito e a credibilidade da sociedade. O tempo é de imediatamente mostrar para todos sua verdadeira face, haja vista que já mostrou que tem potencial, que é preparado. No mais vamos caminhando fazendo nossa parte e o tempo se encarregará de mostrarmos onde estarão os frutos de nossas lutas. Erinaldo Silva – Felipe Guerra - RN
10 de dezembro de 2009 23:00

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Obrigatoriedade e dever da administração a transparência das contas públicas

Este artigo tem o objetivo de caracterizar a obrigatoriedade e a abrangência dos princípios da publicidade e da transparência na administração pública brasileira, com enfoque na divulgação das contas públicas. No Brasil, a transparência é considerada um princípio da gestão fiscal responsável que deriva do princípio constitucional da publicidade. Todavia, a transparência é um conceito mais amplo do que a publicidade, isso porque uma informação pode ser pública, mas não ser relevante, confiável, oportuna e compreensível. A pesquisa foi realizada seguindo uma abordagem qualitativa. Foi realizada uma revisão de literatura visando formar a base conceitual e legal para a abordagem do problema. A pesquisa revelou a derivação legal, as funções e a abrangência dos princípios da publicidade e da transparência aplicados a evidenciação das contas públicas. Constatou-se também que a Internet constitui uma forma emergente para a divulgação das contas públicas, com maior destaque a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei nº 9.755/98. Por fim, ressaltase que mais do que garantir o atendimento das normas legais, as iniciativas de transparência na administração pública constituem uma política de gestão responsável que favorece o exercício da cidadania pela população. Portanto, a compreensibilidade dos dados e das informações pelos usuários é uma condição indispensável. Agora eu gostaria que alguém diga por que ninguém nunca exigiu essa Lei  do Executivo Felipense?

O fato é que elas existem, pois são várias leis, e é para combater a corrupção " por incrível que pareça ", digam-me se estamos denegrindo a imagem de algum homem público só por que exigimos nossos direitos, justiça e clareza com nosso dinheiro e além do mais queremos que tudo seja fiscalizado pelo Legislativo... Pois é, as leis vivem entre nós, basta acioná-las! 

Alguns sites e Referência Bibliográfica que poderão consultar (São tantas fontes que não dá para colocar tudo)


*http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos52005/89.pdf
*http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5417
*http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2897821
*http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/762/76200508.pdf
*http://www.direitodoestado.com.br/noticias/5596/Britto-ratifica-apoio-da-OAB-%C3%A0-transpar%C3%AAncia-nas-contas-p%C3%BAblicas
*http://www.direitodoestado.com.br/noticias/5596/Britto-ratifica-apoio-da-OAB-%C3%A0-transpar%C3%AAncia-nas-contas-p%C3%BAblicas
*Referência Bibliográfica (ABNT: NBR-6023/2000):
MORAES, Alexandre de. Probidade Administrativa e Provas Ilícitas. Revista
Diálogo Jurídico, Salvador, CAJ - Centro de Atualização Jurídica, nº. 12, março,
2002. Disponível na Internet

Saudações a todos os Blogueiros.

Desde já deixo aqui minhas saudações e obrigado aos colegas Blogueiros Erinaldo Silva e João Paulo Barra por sua demonstração clara de respeito ao povo Felipense em transmitir a todos a chegada de mais um Blog que tenta junto a eles expor a população a consciência política-social e combate ao desmantelo e luxúria por parte de uma minoria em Nossa Amada Felipe Guerra.

Até o momento que respeitamos a todos, sem que os acusamos com argumentos infundadas, podemos fazer uso sempre desta Ferramenta Democrática e Global para deixar a população nossas opiniões, insatisfações  populares sobre aqueles que fazem uso do poder como meio de vida , levando quem os elegeram a uma vida miserável. Creio que o nosso principio é o combate a Demagogia e Hipocrisia de alguns políticos,  essas figuras "ilustres" que  atormentam e levam nossa terra onde nascemos, crescemos e amamos à sepultura.

 Lembramos a todos,  a Ditadura Militar acabou quando o último "Presidente" General João Baptista Figueiredo deixou o poder e elegeram o Srº Tancredo Neves. Vale lembrar que a Ditadura acabou, acordem nobres Políticos! E não vai ser em Felipe Guerra que ela vai renascer das cinzas.   Acordem... !!! Todos foram eleitos pelo princípio Democrático.

Neste espaço reside a Liberdade de Expressão e respeito a todos, pois a Liberdade existe onde há respeito !

O povo Felipense merece respeito.


Quem acompanhou o início deste blog, sabe que as principais temáticas abordadas são feitas de um ponto de vista político e realmente tudo na nossa vida acaba por ser político.

Contudo, vivemos num país onde os políticos de carreira transformaram a política em algo sujo e desprezível para a maioria dos cidadãos comuns.

Tenho de  confessar a vocês que cada vez ando de saco cheio de ouvir hipocrisias de calçadas por parte da maioria destes Políticos que usam do dinheiro do povo sem que nada seja resolvido... de ouvir falar de crise econômica para justificar os míseros salários de quem trabalha atrasados e ver as listas das remunerações dos políticos sempre em dia com data/hora marcada para entrar na conta (sem exceção)... É sempre as desculpas esfarrapadas de sempre e que nós povo  se lixem...!

E vale deixar bem claro que este meio de comunicação é usado de forma racional sem ataques pessoais com nomes e forma alguma  minimizar o trabalho de ninguém, pois sabemos quem faz e mais ainda quem não faz nada por Felipe Guerra. O uso desta Ferramenta Global é no intuito de um esclarecimento social , um debate público justo e que busca apenas  deixar ao povo que a consciência política é a melhor arma de combater a corrupção em nossa terra. Lembrem-se que a corrupção é a raiz de todos os males!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Simplesmente uma Opinião !


Política é amar pessoas compromissadamente; politicagem é usar pessoas descaradamente; Política é uma missão totalmente divina; politicagem é uma prática genuinamente satânica; Política implica em respeitar, preservar e defender as instituições para que elas alcancem seus objetivos de promover as pessoas; Politicagem implica em manipular as instituições para que sirvam a objetivos corporativos e pessoais; Política é a arte de estabelecer fundamentos para o futuro a fim deque a próxima geração seja beneficiada, celebrando com gratidão a memória dos estadistas do passado; politicagem é o legado imoral recebido por filhos que dizem sem constrangimento: “estamos curtindo o que nossos pais roubaram do povo no passado”.

Política deságua em fidelidade ante os compromissos feitos com o povo,administrando o bem público para toda a comunidade; politicagem é a arte do cinismo, temperado com ostentação e riquezas provenientes do assalto ao fruto do suor do povo.

Política enterra seus militantes com choro de saudade e gratidão pelo inesquecível legado deixado; politicagem faz festa quando seus perversos partem desta para pior. Como diz a Bíblia ? partem sem deixar saudades de si?; Política garante nome honrado, paz de consciência, estabilidade familiar e admiração popular; politicagem implica em nome maldito, consciência atormentada, família arrebentada e população indignada.

Quanto a mim, junto-me a você leitor, que tem envergonhado-se da politicagem, marca registrada por muito tempo em nossa terra Pedra das Abelhas , porém, nunca deixou de sonhar, apoiar e trabalhar com aquelas pessoas que amam a política e fazem dela um instrumento de promoção do próximo. Na opinião do Senhor Jesus Cristo, próximo é o que precisa de mim: amigo ou inimigo, aliado ou adversário. O meu próximo não é determinado pela ideologia que defende, nem pela agremiação partidária que pertence e sim pela necessidade que ele tem!

Direitos dos cidadãos que votam ! Os Felipenses sabiam?



Em casos de violação e violência contra eleições livres e limpas e a verdadeira expressão da representação política e do voto consciente, recorra à Voz do Cidadão Eleitor. Tenha consciência de que os direitos políticos não se resumem aos direitos eleitorais de votar e ser votado, eleger e ser eleito. Mas são exercidos sobretudo para acompanhar os mandatos que são prerrogativas dos cidadãos eleitores e não dos eleitos, simples e temporários mandatários dos cidadãos. Fiscalizar e cobrar promessas de campanhas eleitorais, evitar o chamado estelionato eleitoral, cumprir e fazer cumprir os direitos de representação política são a garantia de melhores, mais eficientes e honestos governos em qualquer esfera da vida pública. Documente seu manifesto com promessas de campanhas não cumpridas de quaisquer representantes parlamentares ou do poder executivo e conclame outros eleitores a assinarem seu manifesto!
Srª Pedro , o cidadão eleitor, fizcaliza os mandatos políticos contra as falsas promessas de campanhas eleitorais.


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como Lidar com a Adulação

Não quero deixar de abordar uma questão que reputo de importante e um erro do qual os principes com dificuldade se guardam, se não são prudentes ou se não têm cuidado nas escolhas que fazem. Trata-se dos aduladores, espécie de que as cortes se encontram cheias. É que os homens comprazem-se de tal modo com as coisas que lhes dizem respeito e de um modo tão ilusório, que só muito dificilmente se precavem contra esta peste. E querendo precaver-se, corre o risco de se tornar desprezível. Porque não tendes outro modo de vos protegerdes da adulação a não ser logrando convencer os outros homens de que vos não ofendem dizendo a verdade. Todavia, quando alguém vos diz a verdade, sentis a falta da reverência. Consequentemente, um príncipe prudente deve dispor de uma terceira via, escolhendo no seu estado homens sábios, devendo só a esses conceder livre arbítrio para lhe falarem verdade. E, apenas, sobre as coisas que lhes perguntardes, não de outras. Mas deve fazer perguntas sobre todas as coisas, ouvir as suas opiniões e, depois, decidir por si próprio, a seu modo. E com estes conselhos e com cada um dos conselheiros, portar-se de maneira que cada um deles perceba que, quanto mais livremente falar, tanto mais será pelo príncipe bem aceite. Fora disto, não dar ouvidos a ninguém, cumprindo com determinação as suas deliberações. Quem procede de maneira diferente, ou se deixa perder nas mãos dos aduladores ou está constantemente a mudar de opinião, conforme os pareceres que ouve, empobrecendo a estima que lhe é tributada.

Li hoje, faz-me rir! Mais em Felipe Guerra tudo é possível

Hoje ao chegar em casa dou de cara com uma das coisas mais absurdas que li sobre as possibilidades de Felipe Guerra no que diz respeito ao campo da Política, que Srº Fagner Morais poderá ser o candidato a prefeito em 2012 . Felipe Guerra em termos de boato é a terra mais fértil do planeta, mas claro em  tratando-se de política no mundo afora isto teria todo o sentido, mais no Império Costa , isso seria a mesma coisa que acreditar em Papai Noel. Quem não Lembra do suicídio político de um  Saudoso Ex-prefeito ? Creio que os Costas já sabem o que é usar esse veneno em alguém e com certeza eles não seriam vítimas do seu próprio veneno. Amigos "cabeça não é só para separar orelhas e levar chifres", as vezes com o mínimo de pensamento podemos observar uma verdade que se perpetua em Felipe Guerra, que é o Nepotismo político. Aconteça o que acontecer neste mundo, BC e HC podem odiarem-se a morte, mais lembrem-se que entregar o poder a alguém sem vínculo familiar algum seria outra conversa e burrice total. Como dizia o sábio o poder não divide-se com discípulos , pois um dia a Criatura volta-se contra o Criador. Queres saber como é um homem ? Dê poder a ele!

Apenas pensem um pouco.

A figura do vereador

Sendo Felipe Guerra-RN um município dos entes integrantes da Federação Brasileira, conforme define a Constituição de 1988, delegou a Carta Magna maiores poderes a este. Os artigos 29 a 31 prescrevem, para os vereadores, dentre outros:

  • Mandato de quatro anos, por voto direto e simultâneo em todo o país;
  • Elaboração da Lei Orgânica do Município;
  • Número de integrantes nas câmaras proporcional à população do município (variando de 9 a 55);
  • Fiscalização e julgamento das contas do Executivo;
  • Inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos - no exercício do mandato e na circunscrição do município;
  • Legislar sobre assuntos de interesse local.

Para concorrer ao mandato de vereador a idade legal mínima é de dezoito anos.

É com uma tristeza imensurável que deparamos com a atitude por vezes hipócrita de alguns cidadãos felipenses que faz uso do título de autoridades. Alguém pode me dizer que se passa na cabeça de um político ir a uma tribuna de câmara municipal e tentar boicotar o maior e mais democrático meio de comunicação do planeta, somente por que um simples felipense que não aguenta mais tanta inércia por parte destes e que vê a olho nú a ineficácia de uma casa paga pelo POVO e que deve satisfação ao povo não dá a mínima satisfação aos mesmos. Existe coisas neste mundo que só acontece em Felipe Guerra-RN mesmo, ai de convirem comigo amigos, patético e vergonhoso mesmo. Esta claro que nunca existiu nenhuma das postagens publicadas por Blogs que colocassem a imagem pessoal de algum vereador em dúvida, foi posta sim por todos a incapacidade política e funcional de todos. Que homens são esses que jamais deverão prestar contas ao povo? De onde sairam?