Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Devaneio autocrático



O vezo antidemocrático de Lula se expõe quando o que está em pauta é a divergência de opinião e a liberdade de imprensa

A DEMOCRACIA , numa definição de manual, é um sistema de governo no qual o povo exerce a soberania e elege seus dirigentes por meio de eleições periódicas; é um regime em que estão asseguradas as liberdades de associação e de expressão. Todos esses princípios estão plasmados na Constituição de 1988 ela própria uma conquista democrática.

Isso tudo é óbvio. Mas quem impele a repisá-lo é o presidente da República. Na versão de Luiz Inácio Lula da Silva, a democracia muito frequentemente -e cada vez mais- surge como se fosse uma concessão da sua vontade. Ele não parece tratá-la como valor, mas como capricho.

O vezo autoritário do mandatário se torna flagrante quando o que está em questão é a divergência de opinião ou o compromisso com a liberdade de imprensa. Lula não tolera ser criticado e convive mal com esforços de fiscalização de seu governo.

Ontem, numa cerimônia, ele disse: "Acabei de inaugurar 2.000 casas, não sai uma nota. Caiu um barraco, tem manchete. É uma predileção pela desgraça. É triste quando a pessoa tem dois olhos bons e não quer enxergar. Quando a pessoa tem direito de escrever a coisa certa e escreve a coisa errada. É triste, melancólico, para um governo republicano como o nosso".

Talvez seja o caso de mencionar os mensaleiros, os aloprados, o "roçado de escândalos" da aliança com o PMDB. Ou, ainda, os benefícios pouco ortodoxos concedidos com dinheiro público a algumas empresas que este governo elegeu para implementar sua versão de "capitalismo de Estado". Nada disso compõe um figurino "republicano".

O que mais impressiona, porém, é o raciocínio embutido na seguinte frase de Lula: "É triste quando a pessoa tem o direito de escrever a coisa certa e escreve a coisa errada". É uma afirmação tosca, sem dúvida, mas antes disso autocrática. Não faz sentido no contexto da democracia.

A imprensa tem de ser livre, inclusive para errar e responder por isso perante seu público ou à Justiça, sempre que for o caso. Essa liberdade atende sobretudo ao direito do cidadão de ter acesso a informações.

Lula disse ainda que "setores da imprensa" deveriam olhar para pesquisas de opinião antes de tirar conclusões sobre ações públicas de seu governo. Em alguns casos, como o desta Folha, as pesquisas são realizadas pelas mesmas empresas cujo trabalho Lula busca desqualificar.

Tampouco é verdadeira sua afirmação de que avanços sociais ou do país obtidos neste governo não tenham sido noticiados. Foram e de maneira exaustiva.

O problema é outro. Recentemente, o presidente da República agrediu os valores democráticos ao equiparar os presos políticos de Cuba aos presos comuns do Brasil e endossar os crimes de uma ditadura.

Agora, ao criticar mais uma vez a imprensa, comporta-se como quem aspira à unanimidade algo que está longe de ser um padrão democrático.


Fonte: http://alertabrasilartigos.blogspot.com

Vergonha na cara...Eu tenho!





railton brow disse...

    seu blog tá muito desatualizado, parece que não tem mais conteudo. ou recebeu uma propina para não postar mais?

    25 de março de 2010 09:57.


********************



 Minha foto
O Nobel disse...




Boa Tarde Srº "Railton Brow"! Tudo bem contigo?

Realmente nosso Blog ultimamente esta desatualizado, embora tudo que já foi escrito antes ainda é atual para Felipelândia e não pretérito como o Srº "Railton Brow" menciona. Se foste capaz de ler e entender o que já foi escrito, verás que nada deixou de existir e continuamos ainda cercados de alienados que vivem em um "Universo Psicodélico" achando que tudo é uma maravilha. Tudo que já escrevi é atual!

Quanto a uma possível "propina" dita pelo Srº Leitor, saiba que mesmo com todo este Poderío do Império e a riqueza inesgotável de Felipelândia, não existem homens ou poderes soberbos o suficiente que possam um dia comprar-me, pois tenho na face e na minha história de vida um combustível chamado  coragem de trabalhar e busco a sabedoria através do meus estudos de sol à sol, e pessoas com estas características não possuem preço e nada nesta vida os compram. Sei que eu e alguns Felipenses utilizam deste mesmo combustível para educar seus filhos, fazendo das suas histórias exemplo as futuras gerações da Colméia.

O que já escrevi até hoje é feito durante o pouco tempo que me resta durante o dia, pois meus afazeres diários obrigam-me por vezes abdicar deste espaço que tanto amo, como também não tenho tempo de estar em esquinas à saber da vida do outro. Ou seja, tudo que escrevo e posto neste Blog , é da forma como vejo nossa cidade, sem que seja preciso que eu saia de casa e esteja a vasculhar a vida social dos nossos ilustres políticos fazendo anotações e procurando dicionários para postar belas palavras. Mas quando é possível este precioso tempo, escrevo com um prazer inefável aos meus conterrâneos, sinto-me bem, pois sei que alguns lêem e junto comigo pulverizam nossos ideais de um dia habitarmos junto aos justos, e saber que nossa terra merece dias melhores.

Sei que é difícil ou quase impossível para muitos em Felipelândia aceitarem minhas palavras independentes e por vezes ásperas. Mas, vejo que alguns até sentem falta quando eu deixo de escrever!

As palavras e as  ideologias de um homem jamais serão representadas por números financeiros, nada nesta vida e ninguém neste mundo comprará homens que pensam com Amor as suas idéias e que lutam pelos seus sonhos de forma incansável. Quantos entre nós estão e outros já foram sem jamais terem vendido a mais preciosa das riquezas de um Homem que é a Vergonha na Cara, pois um  homem sem isto não merece viver.

A maior de todas as ignorâncias Caro Srº Leitor "Railton Brow" (se é que esta pessoa existe mesmo!), é que o ser humano prófere e julga  apontando o dedo ao próximo como se fosse uma espécie de "Deus"; e os julgam tirando por base aquilo que vê em si mesmo, sem saber quando julgamos e condenamos alguém, estamos condenando nossos próprios defeitos e anseios ancestrais da nossa fútil personalidade humana.

Consulte os livros de Freud ele explica-te isto, chama-se complexo de inferioridade, ou como o nosso Famoso Poeta Nelson Rodrigues diz: "Complexo de vira-lata". Ou seja, são patologias psicossomáticas que devemos reconhecer a princípio em nós e procurar superar isto com trabalho, dignidade, respeito e principalmente coragem de viver a vida sem depender de falcatruas e burlas.

Reveja vossos conceitos e preconceitos sobre os outros, e verás no fundo, no fundo quem realmente seria capaz de vender-se a este Sistema Improbo e Fálido, se seria eu ou vossa ilustre pessoa!

Fica com Deus e obrigado por sua venusta e graciosa participação. Saúde a vossa família.