Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Em terra de cego (...)



Nenhum ditado popular explica tão bem os problemas de Felipelândia e do mundo como:"Em terra de cego quem tem um olho é rei". Ele mostra por que existe tanta gente incompetente dirigindo nossas Esferas Políticas (Executivo e Legislativo) e demais repartições Públicas. Mostra também por que é tão fácil chegar ao topo da pirâmide social sem muita visão ou competência, basta brincar de ser político à cada 4 anos e contar algumas anedotas ao povo, ou também basta ter um mínimo de conhecimento para sair pontificando soluções.

Existe um corolário desse ditado que me preocupa por suas consequências. "Em terra de cego, quem tem um olho é rei, e quem tem dois olhos é muito malvisto." Indivíduos inteligentes e capazes são encarados como uma enorme ameaça e precisam ser rapidamente eliminados pelos que estão no poder.

Por essa razão, pessoas com mérito e competência dificilmente serão lembradas em Felipelândia. Promovidos sempre serão os bajuladores e puxa-sacos. Quando aparece alguém com dois-olhos, os Aristocratas do Império tratam logo de eliminá-lo, quanto antes melhor.

Já cansei de ver gente competente que, de um momento para o outro, deixou de ser ouvida pelos Poderosos da nossa Província. Já vi muitos profissionais competentes, de repente, caíram em desgraças e terem que irem embora da sua própria terra e mostrar que fora desta Província Feudal a vida é feita para quem possui também dois-olhos, ou tinham como alternativa continuarem por cá apenas como cegos ou no máximo com um olho só. Já vi muitos jovens comentarem algo brilhante nas ruas de Felipelândia e logo a seguir serem crucificados por bajuladores, somente porque mostraram que possuíam dois-olhos em terra de cegos.

Se você é dos deste Felipenses que possuem dois-olhos, tome cuidado! Em terra de cego, você corre perigo. Nunca mostre ao seu vizinho, Professor ou colega de trabalho os olhos que tem. Diga sempre: "Lamento não poder dar nenhum bom conselho, eu sou dos que têm um olho só".

Alguns dos homens de dois-olhos que conheço em nossa Terrinha já desistiram de lutar e optaram por uma vida medíocre e rotineira cheia de mesmices as portas dos Poderes locais. Quando eles têm uma idéia brilhante, colocam a solução na mesa de seus "Donos" e deixam que a idéia seja descaradamente roubada. Eles se fingem de mortos, pois sabem que, se agirem de modo diferente, poderão tornar-se vítimas. Mas acredito sempre que há saídas melhores e mais dignas para quem possui dois-olhos.

Se nossos Representantes Políticos possuem um olho só, então vamos muda-los de "Emprego" finalmente nós somos seus patrões e que procuremos  Líderes que valorizem os talentos e os cérebros pensantes da nossa terra, que tenham critérios de avaliação claros e baseados em Meritocracia e não em Bajulocracia desvairadas. São poucos os que resistem e continuam a viver e enxergarem com os dois-olhos nesta flagelada terra, mas eles existem e precisam ser prestigiadas.

Vamos procurar um Líder que tenha dois olhos e grudamos nele. Ele é o único que irá entender o porque da nossa mediocridade administrativa, fato este patologicamente presente em todas as esferas da nossa política local. Ajude-o a formar uma grande equipe. Se ele mudar, mudamos com ele. Sejamos diferentes, procuremos os melhores Chefes e Líderes para trabalhar, não as melhores companhias. Normalmente, as grandes empresas já são dominadas por Reizinhos de um olho só.

Por isso, consideramos criar uma Grande Gestão com alguém de olhos para o futuro e que gere bem estar à nossa terra. Nós teremos sucesso garantido, nosso erro como sociedade é justamente não identificar aqueles que enxergam com dois olhos, para poder segui-los pelos caminhos que trilham. Eles deveriam ser valorizados, e não perseguidos, como o são. A Nossa Pedra das Abelhas precisa desesperadamente de gente que pense de forma clara, coerente e limpa, gente que observe com os próprios olhos aquilo que está a sua volta, vamos extinguir o Império de Felipelândia e darmos uma chance e construirmos uma nova sociedade com valores éticos.

Se você for um desses que possui dois-olhos, tenha mais coragem e lute. Juntamo-nos para combater essa mediocridade existencial presente a décadas em nossa terra. Vocês não se encontram sozinhos. Nosso povo tem dois olhos, sim, e é muito mais esperto do que se imagina. Ele está é sendo enganado há tempos, enganado por gente com um olho só.

Foi-se o tempo de uma elite pensante comandar a massa ignara. Hoje, a maioria do povo tem acesso à internet e aos diversos meios mediáticos e com mais informação do que esses "intelectuébas" tinham quando fizeram seus doutorados em improbidades. 

Se informação é poder, ela não é mais restrita a um pequeno grupo de bem formados. Nosso povo só precisa acreditar mais em si mesmo e perceber que cegos são os outros, aqueles com um olho só.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.



Fonte: Este texto faz parte de uma fusão de idéias que eu fiz com Artigo Publicado na Revista Veja, edição 1796, ano 36, nº 13, 2 de abril de 2003, página 20 pelo Profº. Stephen Kanitz .


                                                             (...)