Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 19 de dezembro de 2009

“Quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, dê o poder a ela”.

Esta frase é a mais pura realidade, o poder corrompe de uma maneira ou de outra. E a mudança fica mais cruel à medida que a pessoa deseja se manter no poder. Acho que você já ouviu alguém dizer: Fulando antes do poder era uma coisa, agora é outra.

Em toda administração há aqueles que pensam que o poder é eterno, e começam a pisar nas pessoas, se achando soberanos (superiores), mesmo sabendo que dias atrás ocupavam o mesmo cargo dos seus subordinados, e isso vem acontecendo na atual administração. Já vimos muitas pessoas perderem o poder por conta disso. Temos um exemplo recente. O que mais se ouve nas ruas é deste tipo de comentários.

Tenho recebido vários e-mails de pessoas relatando os abusos cometidos por alguns secretários da atual administração, há uma mudança de comportamento, gente de pescoço grosso, nariz empinado de salto alto depois que chegaram ao poder. Espero que se corrijam isso a tempo, para não cometerem os mesmos erros de outro que detinha o poder em tempos não muito distante e hoje são apenas meros espectadores.

Isso não é novidade, uma vez que você tem o "poder" você pode passar a ver as coisas de forma diferente. Você acredita ou discorda? O poder sobe à cabeça dos políticos, assessores, cargos executivos, entre outros tantos. Podemos generalizar esses fatos, ou não?

Tudo neste mundo é relativo, não dá para generalizar coisa alguma. Infelizmente o poder corrompe, sim, a maioria dos que chegam lá, mas há muitas exceções. Jesus de Nazaré e Martin Luther King (não foram políticos, mas extremamente poderosos pela influência que exerceu), e Gandhi (estadista que marcou a história do seu país milenar), estes sim, foram humildes não se corromperam. Lembra-se das tentações de Jesus no deserto?

O poder corrompe, só conhecemos o soldado quando ele vira tenente. O poder corrompe os fracos, os sem personalidades. Quem tem dignidade não se deixa levar pelo sistema, há poucos exemplos de seriedade na nossa política local, mas essa minoria prova que só os indignos se corrompem.

Estão querendo impor uma Ditadura. Todos já sabem como acabam os ditadores.

Bom final de semana Felipe Guerra-RN

A injustiça.

" De tanto ver triunfar as nulidades,
De tanto ver crescer as injustiças,
De tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus, o homem chega
a desanimar-se da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto".

Ruy Barbosa

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pois é...sem palavras!


"O pior analfabeto é o analfabeto político". Dramaturgo Alemão Bertold Brecht

Postado por um Leitor: 

Anônimo disse...
você é simplismente o cara, espero que você não deixe de escrever, precisamos disso alguém que escreve verdades, infelismente nem todos de nossa cidade aprecia sua forma de escrever.Parabéns.

****************

Boa Tarde!

Desde já obrigado Anônimo pela participação, pela coerência e sapiência perante a mensagem que tento deixar aos meus Irmãos-Felipenses todos os dias, és nobre em obsorver nas entrelinhas aquilo que tento passar, a conscientização política-social, sei que jamais será uma tarefa fácil, pois nunca foi, OS GRANDES HOMENS da humanidade tentaram e não conseguiram plenamente, apenas deixaram uma semente onde essa germinou e o mundo ficou mais democrático e melhor, imagina Eu um humilde Felipense Plantador de Arroz (=IDÉIA) conseguiria conscientizar a todos, logo onde, aqui em Felipelândia!

Aqueles que aprovam em parte aquilo que escrevo já é meio caminho andado em direção ao que precisamos em Felipe Guerra;  já aqueles que ficam assim conforme mencionou o Leitor Anônimo :  "...nem todos de nossa cidade aprecia sua forma de escrever. " , eu realmente faço uso destas pessoas como um combustível aos meus textos, pois são eles a força que encontro em escrever, é na estupidez e ignorância destas criaturas que busco inspiração;  pois nos nobres leitores de cabeça aberta e espírito limpo apenas juntamos forças eu e vocês e fazemos a corrente cada dia maior, e vários outros que lutam por uma causa justa para nossa pobre e ignorante sociedade.

Mas isto é democracia mesmo, o poder de escolha, eles escolhem coisas piores para (re)elegerem , porque deveriam gostar do que eu escrevo! Felipe Guerra é assim mesmo, os valores sempre serão invertidos.

Posso apostar com qualquer um que são estes que não me apreciam, que continuam a (re)elegerem politícos corruptos e despreparados todas as eleições, e os encândalos e a fome continuarão sempre , mais é assim mesmo nossa cidade!

Só vamos mudar isso quando nos conscientizarmos dos nossos valores cívicos e aprendermos a votar, e principalmente entender as idéias benéficas de pessoas nobres, para isso precisamos de informação. Mas como as pessoas andam mais preocupadas com as festas, as roupas Fashion , o Ano Novo, o Carnaval, o Big Brother, assim é o nosso povo Felipense, é complicado ver  luz no fim do túnel.

Mas mesmo assim, desejo a todos os cidadãos de Felipelândia, sem exceção aqueles que gostam de mim, e principalmente aqueles que não apreciam-me, felicidades e saúde à todos.

Ler é um coisa, entender é outra totalmente diferente!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Voltaire escreveu essa frase em meados de 1700 pensando em Felipe Guerra-RN

"É difìcil libertar os tolos das amarras que eles veneram."
Voltaire, Filósofo Francês (1694-1778)

Em 1959 Brasil elegeu um rinoceronte como vereador! Se a moda pega...

cacareco

Há eleições e eleições. Mas esta, apesar dos seus 50 anos, merece ser aqui contada! O facto aconteceu no Brasil em 1959. Getúlio Vargas havia morrido. O governador de São Paulo era Adhemar de Barros. O eleitorado estava revoltado com a Câmara Municipal que, para variar, não estava a comportar-se muito bem.

No meio de tudo isto, havia um rinoceronte chamado Cacareco, que, apesar do nome até era uma fêmea. O animal andava nas bocas do mundo porque o havia sido levado (emprestado) do zoológico do Rio de Janeiro para abrilhantar a inauguração  do novo zoológico de São Paulo.

No meio de um mar de lama da Câmara Municipal, em pleno período eleitoral, o assunto era o rinoceronte. Então o jornalista Itaboraí Martins brincou com isso, lançando a candidatura de Cacareco ao cargo de vereador. E não é que a ideia pegou?

Naquela época, a eleição era na base do papel e do envelope. O eleitor recebia um envelope das mãos da pessoa que estava na mesa de voto e, dentro dele, colocava uma nota/papel  do seu candidato, fosse ele quem fosse. Houve uma adesão gigantesca à candidatura de Cacareco e várias gráficas, por brincadeira, imprimiram notas/papeis com o nome do bicho. Inclusivamente muita gente foi para a rua fazer campanha em nome do rinoceronte.

O que aconteceu a seguir parece piada, mas Cacareco recebeu cerca de 100 mil votos! Parece pouco diante do eleitorado de hoje, mas prestem atenção no resto dos números. O candidato mais votado naquela eleição não teve mais que 95 mil votos. Logo o rinoceronte Cacareco foi o vencedor!

Mas, o rinoceronte Cacareco nem pode comemorar. Pois, dois dias antes da eleição, o bicho foi devolvido para o zoo do Rio, sem muito alarido(e possivelmete em segredo), como um anarquista subversivo. Poucos anos depois, o rinoceronte vereador morreu prematuramente, antes de completar dez anos de idade.

O estrago, porém, já havia sido feito. Cacareco conseguiu inclusivamente aparecer nas páginas da revista americana Time, que citava um eleitor:

- É melhor eleger um rinoceronte do que um político corrupto ou asno.

Imagina se esta moda pega aqui  na Pedra das Abelhas?  Poderíamos eleger a Burra de Coló, o Cachorrinho de Mané Lula , também a Gatinha de Dona Izabel para representar o povo de Felipelândia. Já que falam do pré-candidato a prefeito e alguns outros nomes, sendo assim já podemos lançar o nosso! Porquê não? Isto é a democracia Felipense...

Que venha 2012...

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A impunidade no país das Abelhas!

A IMPUNIDADE está no centro do debate político brasileiro. Um olhar retrospectivo para a história do Brasil, tendo como referência a aplicação da pena de morte para delitos comuns (em contraposição a delitos políticos, militares e religiosos), a partir de documentos legais e do relato de historiadores, cronistas e viajantes, mostra que a impunidade sempre esteve na ordem do dia. A despeito da violência repressiva, marcante em diversos momentos, a ausência de efetividade do direito penal tal como escrito, seja pela prática do perdão, seja pela falta de vontade política, seja pela dificuldade de meios, é uma constante nos períodos colonial e imperial até os dias de hoje.

Se o Brasil não é o maior produtor de desmandos do mundo, certamente vem em primeiro lugar no ranking da  impunidade.

Há corruptos em outros Países? Há muitos. Mas nas nações democráticas e mais avançadas, aqueles que são pilhados com a “mão na botija” são presos, dão um tiro no queixo, pulam pela janela, enfiam a cabeça na privada, dando cabo à própria vida. Aqui não. Recursos e mais recursos fazem o processo criminal prescrever. O sujeito é preso e solto pouco tempo depois. Daí tem também a primariedade e uma outra série de artifícios jurídicos que quando bem utilizados deixam o malandro fora da jaula.
 
Se na nossa pequena província todo dia vemos os recursos do povo serem aplicados em carros importados, em relógios de marcas mundialmente famosas, em tratamentos de estética com aplicações de butox, em faculdades particulares com mensalidades de 3 mil reais, apartamentos de luxos em uma das capitais mais caras em imóveis do país, sendo tudo isto claramente comprado e quitado com o nosso dinheiro.

Agora se isto não é corrupção, o que será? Um milagre? Uma benção já que vão tanto aos cultos!

Mais uma vez insisto nesta tecla, que legado financeiro e muito menos educacional herdaram estas pessoas tão "privilegiadas" da nossa pobre sociedade felipense, pois sabemos quantos estudaram e estudam e vivem de forma simples e pagam suas contas honestamente, e aqueles que de sol à sol estão trabalhando e somente vivem do básico da cadeia alimentar.

A impunidade faz com que pessoas como estas façam o que façam e digam o que digam em Felipelândia, é esta mediocre justiça que prende uma mãe que rouba 1 litro de leite de um supermercado, mais deixa nas ruas pessoas que destroem vidas à mais de 20 anos. Sabemos que a justiça só vem até o Poço de Tilon e nunca entrou em neste país Felipelândia.


Viva ao povo que faz de conta que nada acontece e diz que se fosse eles faziam o mesmo! Roubavam também...


Como dizem os italianos a cerca do governo do Silvio Berlusconi na Itália e cabe bem por aqui também:

"Ogni popolo merita il governo che ha", mais ou menos traduzindo para o noss idioma Felipês de Felipelândia é : "Cada povo merece o governo que tem". Pura e real verdade.

Uma verdade recheada de vergonha,improbidade,desrespeito e aceitação popular ...

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Frases Famosas que o tempo nunca apagará.

"Só pode ser feliz um Estado edificado sobre a honestidade."  Aristoteles

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras." Aristóteles

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que às vezes poderíamos ganhar pelo medo de tentar." William Shakespeare

 "A terra e a democracia aqui não se encontram. Negam-se, renegam-se. Por isso, para se chegar à democracia é fundamental abrir a terra, romper essas cercas que excluem e matam, universalizar esse bem, acabar com o absurdo, restabelecer os caminhos fechados, as trilhas cercadas, os rios e lagos apropriados por quem, julgando-se dono do mundo, na verdade o rouba de todos os demais." Betinho

"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos. "  Sócrates

"Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida." Sócrates

"O homem não tem poder sobre nada enquanto tem medo da morte. E quem não tem medo da morte possui tudo." Léon  Tolstói

"Nem palavras duras e olhares severos devem afugentar quem ama; as rosas têm espinhos e, no entanto, colhem-se."  William Shakespeare
 

A Sociedade Felipense é a Imagem do Homem

" O aperfeiçoamento da Humanidade depende do aperfeiçoamento de cada um dos indivíduos que a formam. Enquanto as partes não forem boas, o todo não pode ser bom. Os homens, na sua maioria, são ainda maus e é, por isso, que a sociedade enferma de tantos males. Não foi a sociedade que fez os homens; foram os homens que fizeram a sociedade. 

Quando os homens se tornarem bons, a sociedade tornar-se-á boa, sejam quais forem as bases políticas e económicas em que ela assente. Dizia um bispo francês que preferia um bom muçulmano a um mau cristão. Assim deve ser. As instituições aparecem com as virtudes ou com os defeitos dos homens que as representam".



Teixeira de Pascoaes, in "A Saudade e o Saudosismo".

Nunca escondi  o meu Amor Inebriante pela leitura sempre enfatizando grandes escritores que já li, busco neles ideias nas entrelinhas da leitura ampliando meus horizontes e discernimento de vida, almejo a sabedoria pois inteligente todos somos, mais ser sábio é onde está a raridade da vida.

Vejamos nesta pequena parte do trecho de Teixeira de Pascoaes onde fica claro que a mudança social e busca de príncipios honestos a nossa sociedade Felipense não está no fato de querer mudar o método e forma dos políticos agirem  em nossa terra e apontando-os o dedo, nós é que precisamos mudar primeiro, precisamos usar da consciência política-social e reconstruir nossa sociedade, e baseá-la no que somos. O caos que vivemos hoje é com certeza a semente que foi plantada na nossa cidade em 1988 quando literalmente a política Felipense deu seus primeiros passos em direção ao Holocausto de um povo justo e trabalhador.  E sabe quem plantou esta desgraça? O povo! E sabe que poderá arrancá-la? O povo!

Devemos sempre, mais sempre mesmo enxergar que cada político tem uma tatuagem na testa escrita: " Eu sou a imagem e semelhança daqueles que me elegeram", e isto é irrevogável, não existe defesa quando já se conhece as consequências dos nossos atos e continuamos a fazê-lo; sabe como isto chama-se? Suicídio Social !


Esta claro que Felipe Guerra-RN  morre a cada 4 anos, fica evidente a tristeza e o sepultamento da nossa cidade nestas épocas, o que poderá falar um homem que vende seu voto? Com que cara ele falará do político que rouba, se este o comprou no dia da sua liberdade de escolher o melhor para sua vida, única arma foi vendida, o Voto ! E aquela historinha idiota que não tem alternativa em quem votar, jamais será aceita, pior que isso é errar de novo!  São estas mazelas entre outros comportamentos sociais e pessoais que precisamos e obrigatoriamente devemos mudar e corrigir, pois são eles que nos faz chegar onde estamos hoje e ainda ficaremos pior se continuarmos a fazer o que sempre fizemos.

Mudamos primeiro, depois olhamos na cara dos políticos e assim podemos exigir mais deles, pois toda sociedade é a imagem e semelhanças daqueles que os governam.

Não precisamos de uma sociedade composta de cientista, intelectuais, engenheiros, médicos, advogados, contabilistas entre outros profissionais, sim eles são fundamentais , isto já eu sei, mais o que precisamos mesmo de verdade é de pessoas que tenham vergonha na cara e respeito aos seus irmãos Felipenses, indiferente da profissão que possuam, mais que tenham dignidade e amem Felipe Guerra de verdade!

Mais uma vez deixo aqui um pequena mensagem de quem estará sempre disponível em ver Felipe Guerra-RN mudar e ser uma terra justa. Onde a politica possa impéra e a politicagem seja banida como um câncer que é.

Obrigado a todos pela leitura das minha humildes palavras que deixo aos Felipenses.

Fiquem todos com Deus e saúde as vossas famílias... 




segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O livro "HONORÁVEIS BANDIDOS" do Maranhão-Amapá à Felipe Guerra-RN

Boa Noite, Nobres e amigos leitores!

Como ontem  foi domingo, sempre que posso descanso mais um pouco, e não dispenso a leitura de um bom livro.

Há 25 dias atrás fui a uma livraria excepcional de grande acervo e conteúdo, sendo para mim um dos momentos de maior prazer de minha efêmera existência como ser humano, LER um bom livro, isto deixa-me satisfeito por existir e tentar contribuir de alguma forma ao bem das pessoas. Vi vários livros fantásticos onde tive a honra de ler algumas páginas, folhear e observar prefácios de escritores atemporais e que deixam à humanidade seu contributo humano e o porquê terem existidos cá entre nós. E claro que não podia deixar de mencionar o cheiro dos livros  poucos perfumes superam o aroma deles, a leitura é uma paixão e como toda paixão nos faz viajar em todos os aspectos (Somente o perfume que exala das mulheres é superior!).

Um livro chamou-me a atenção em especial e comprei-o claro;  o "HONORÁVEIS BANDIDOS" , do escritor Palmério Dória uma obra de não-ficção uma investigação jornalística, embora o âmago do livro creio que para todos nós felipenses não seria nada de novo, pois vivemos essa não-ficção na pele aqui na Pedra das Abelhas.

É um sucesso de vendas e sempre presente no ranking das principais revistas brasileiras do gênero e também no exterior. Deixa-nos bastante claro o enriquecimento totalmente sórdido e ilícito de uma família, A Bastarda Família Sarney com seu império de Improbidade construído com o dinheiro público e da miséria do Povo.  Fica claro e sem margem de dúvidas os tráficos de influência e um submundo de crime praticado e criado por esta família, que faz do Estado do Maranhão um Feudo dos Sarneys. Aliás nota-se a vergonha na escrita do autor em narrar como esta família teve toda sua ascensão financeira e política a dominar dois estados brasileiros aos seus meros caprichos e mimos de bandidagem, os Estados Amapá e Maranhão, em pleno século 21 em que vivemos estampa-se um governo baseado essencialmente no Nepotismo, Corrupção, Hipocrisia, Demagogia e uma Cleptocracia visível, onde o estado brasileiro é totalmente impotente e incapaz em combate-los.

Embora tenha terminado de ler somente neste domingo (13-12-2009) e por isso não vos escrevi ontem, senti  como vivemos isso tão próximo de nós sem ser preciso viajarmos ao Amapá ou Maranhão e enxergarmos que famílias sem heranças e sem posses nenhuma de forma herdada pelo trabalho mais honroso, transformaram-se em verdadeiras "Nobres Famílias" com Impérios que fazem da política meio de vida e profissão. Os relatos descritos na leitura corta-nos o coração em saber que pessoas morrem, famílias passam fome, pessoas são humilhadas e muitas vezes expulsas de suas cidades devido a necessidade de sobrevivência, devido ao desvio de dinheiro por parte de um Panelinha que faz uso do meu, do seu , do nosso dinheiro para usufruir do luxo e da soberba.

Além de tudo é triste em saber que esta situação acontece 24hs/dia embaixo do nosso nariz e um palmo dos olhos e a grande maioria da população muita das vezes aplaudem ao sucateamento da nossa terra como se isso fosse a coisa mais bela e comum, e muitos afirmam: " Mais a Prefeitura é deles mesmo", amigos isto é para fazer qualquer homem digno do ar que respira e suor que ganha a vida vomitar, mais sei que muitos  saboreiam desta miséria com churrascos, bajulações, dão uma voltinha no carro importado do "Homi forte da cidade", as vezes não quer ver que talvez sua filha se prostitui por causa da miséria e seu filho se droga ou seu parente morreu na porta do Hospital ou no caminho da cidade mais próxima devido a fatores causados pela corrupção no município. Sei que isso não acontece somente em Felipe Guerra, mais infelizmente nestas situações devemos pensar em primeiro lugar no bem estar da nossa cidade, precisamos ser exemplos para depois ter autoridade de falar algo de alguém e ajuda-los.

Para felicidade de uns e infelicidade de outros Irmãos-conterrâneos mais uma vez estou por cá, e sempre estarei disponível a todos vocês , e sei  se unirmos nossas forças em prol de uma Felipe Guerra-RN justa, digna, e honrosa de viver podemos conseguir, sempre acreditei nisto e sempre acreditarei nos Felipenses com sua coragem como são os homens do Campo, os Bravos e Dignos do meu devoto ,os Plantadores de Arroz Felipenses, são eles que plantam, sofrem ,mais colhem do seu suor e são base da econômia Felipense, por isso uso esse Pseudônimo e profissão de um Plantador de Arroz ( =IDÉIA) por honrar os dignos do que são.  

Lembrem-se que seu voto é sua melhor arma.

Desde já deixo minha Gratidão pela leitura das minhas humildes letras.

Fiquem todos com Deus e um bom início de semana a todos.