Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 30 de junho de 2012

Um reconhecimento e um apelo


" Como eu disse por ocasião de sua trágica morte, Sergio dedicou sua vida profissional aos valores enunciados na Carta das Nações Unidas. Ele nunca hesitou diante de missões difíceis, mesmo que perigosas. As vítimas de conflitos e de desastres ambientais do mundo inteiro se dirigiam a ele sabendo que as entenderia e obteria bons resultados, apesar de enormes obstáculos. Essa eficiência estava sempre associada a uma grande simpatia e muita sensibilidade.

Não podemos aceitar que sua inteligência, sua energia, sua dedicação a seus funcionários e sua lealdade aos ideais das Nações Unidas nos sejam arrancadas com tanta brutalidade.

É por esta razão que os felicito calorosamente pela criação desta Fundação que manterá viva para todos nós a memória e a visão do Sergio. "

Kofi Annan, ex-Secretário Geral das Nações Unidas

Sergio Vieira de Mello Foundation
Geneva, Switzerland 
www.sergiovdmfoundation.org

(...)

Esquecido no Brasil mas lembrado pelo mundo

Sérgio Vieira de Mello (Rio de Janeiro, 15 de março de 1948 — Bagdá, 19 de agosto de 2003) Embaixador Brasileiro, Comissário de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) por 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002. Atuou em missões humanitárias no Líbano, Moçambique, Kosovo, Ruanda, Bangladesh, Sudão, Timor Leste, entre outras. Como funcionário da ONU morreu em Bagdá, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de atentado atribuído (não comprovado) à Al Qaeda contra a sede local da ONU.

Sérgio era conhecido pelo seu carisma e obstinação. Mas a aversão a ostentação de bens materiais também fez parte da sua história. Ele fazia questão de mostrar-se igual aos mais humildes. Seu brilhantismo, sua ampla cultura, simpatia e desapego aos holofotes e bens materiais eram suas principais características, que somadas ao seu tipo pessoal atlético, tornaram-no um ícone entre as principais celebridades mundiais. Por duas vezes foi eleito o homem mais desejado e charmoso do mundo pelas revistas VOGUE e Vanity Affairs, mas não compareceu para receber os títulos. Em entrevista ao New York Times, humilde como sempre, comentou que as revistas haviam se enganado e disse que se ele tinha algo a receber, que fosse revertido para donativos aos refugiados do Iraque.

Sobre o livro de Samantha Power  “O Homem que queria Salvar Mundo”:

" Sérgio Vieira de Mello foi um dos mais corajosos e carismáticos diplomatas da sua geração. Muito jovem, entrou nas Nações Unidas, com cujos ideais sempre se identificou. Ao contrário da maioria dos seus colegas preferia estar em campo em vez de exercer cargos burocráticos em Nova Iorque. Em situações especialmente dramáticas – como a do Ruanda, que originou uma das mais graves crises humanitárias do século XX, e a de Timor-Lorosae, que culminou na transição para a independência –, Vieira de Mello conseguiu contrabalançar os seus princípios morais, moldados nas ruas de Paris em Maio de 1968, com os da política e das relações internacionais.

Esta fascinante personagem, já comparado a Bob Kennedy, é analisada a fundo nesta biografia de escrita por Samantha Power. Sem abandonar o espírito crítico, Power descreve a carreira de Vieira de Mello mostrando como a experiência do diplomata nos massacres da Bósnia e do Ruanda alteraram a sua visão do mundo. Ele, que achava possível transformar situações difíceis só pelo poder das ideias, passou a considerar também essencial, no limite, o uso de força militar para impor a paz. Foi assim que Vieira de Mello assumiu a difícil posição de chefe da missão da ONU no Iraque após a invasão americana.

Vieira de Mello não teve muito tempo para reverter a situação. Em 19 de Agosto de 2003, um atentado suicida destruiu parte do quartel-general da ONU em Bagdad, e ele foi uma das suas vítimas mortais. A sua história, no entanto, permanece como ponto fundamental no debate sobre o futuro da ONU e das relações internacionais. "

Fonte: http://www.washingtonpost.com/wpdyn/content/article/

(...)

Ácidas Palavras

As palavras cáusticas são mais que piadas ou um inocente jogo de palavras, o sarcasmo pode ser compreendido como um recurso para substituir a agressão física.

(...)


quinta-feira, 28 de junho de 2012

As Consequências da Modernidade


O nosso "Maravilhoso" mundo moderno.

(...)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Eleições Brasil 2012


Em "defesa" da Democracia Brasileira

(...)

Enquanto isso...


E assim alimentam a cultura nacional...

(...)

domingo, 24 de junho de 2012

Acreditar ou Pensar eis a Questão!


Ateu, o escritor José Saramago traçou em suas obras visão crítica da religiosidade e da Bíblia. Após a pergunta de um repórter :

"- Como podem homens sem Deus (José Saramago) serem bons?"

Mencionou José Saramago:

" - Como podem homens com Deus serem tão maus? Sou ateu, mas não sou tolo! A sociedade onde cresci e onde vivemos não se concebe sem Deus. Na arte, na linguagem, na cultura popular e erudita a religião cristã está presente. Eu não creio em Deus. Mas se uma pessoa que está ao pé de mim acredita em Deus, então Deus existe para mim através da realidade que é essa pessoa."

A resposta de José Saramago a fé é enebriante, ao afirmar questionando porque homens que dizem acreditarem em Deus serem tão maus, pessoas que expressam uma fé baseada na cegueira religiosa, com pré-julgamentos descabidos e no que de mais sórdido existe no homem, tudo em nome dum mercantilismo de um “deus” obcecado por fins materiais.

Será que Deus com toda sua onipresença e onisciência exige que os homens para que acreditem Nele paguem impostos? Será que as obras do Divino são expressas em amor ou em dinheiro? 

A materialização de Deus na terra foi vista em Jesus Cristo, sendo Este dedicado as obras e toda uma benevolência integral sem exigir nada de ninguém, cobria-se em mantas simples, comia aquilo que cabia a sua mão, demonstrava seu Amor e Afeto ao próximo sem exigir remunerações ou bens materiais, era tudo feito em nome do Amor Gratuito.

A demagogia humana e sordidez em busca do material supera o infinito, templos faraônicos são construídos em nomes de um "deus", matam-se em nome de um "deus", mas na realidade Ele não necessita disto para existir ou estar próximo daqueles que O amam e praticam a verdade em Seu nome.

Desde os primórdios as religiões criadoras de "cegos religiosos" só atrasam os povos e distorcem tudo aquilo que prega o Divino, a insensatez do homem em nome de um "God´s Money" desacredita aqueles que realmente podem contribuir na prática e obra do Criador e Verdadeiro Deus.

José Saramago era ateu convicto foi julgado e crucificado socialmente por infinitas vezes não só no seu país, mas até mesmo por alguns que estão a ler este texto, tão somente porque o Deus que ele morreu negando sempre acreditar foi o "God´s Money", este "deus" que prega o benefício de alguns "Senhores" que usam da fácil fé alheia e da ignorância daqueles que preferem acreditar do que pensar da realidade que os cercam. Todos que pensam e usam  do raciocínio uma forma de superar as aberrações sociais sempre pagaram um preço altíssimo por defenderem suas convicções.

Como podemos acreditar num "Pai" tão vingador e severo? Acreditar em um irmão que pratica o mal e diz fazer em nome de um "deus"? Acreditar em hipócritas e demagogos que usam da ignorância alheia para o enriquecimento ilícito? Nada é tão evidente na vida quando  os nossos atos não condiz com nossa fé, os argumentos tornam-se voláteis e as explicações  totalmente desnecessárias. Ou seja , a fé, se não tiver obras, está morta em si mesma (Tiago 2;17).

A espécie de fé que não vem acompanhada de atos, em harmonia com a sua profissão, não somente não faz nada para quem a tem, mas tampouco exerce influência sobre os homens, e nenhuma sobre Deus, assim como tampouco um morto pode influenciar os vivos (Eclesiastes 9:5, 6.). “Por si só” está morta. Quer dizer, segundo a evidência que apresenta, tal “fé” não fornece nenhuma prova de ter qualquer vida, apesar das afirmações positivas de quem a possui.

Num contexto mais prático e sólido a forma mais lógica de se resolver um problema é entregar a alguém capaz de resolvê-lo, assim se faz os mercadores da fé. Há um marketing secular que vende a imagem de um "deus" que resolverá os problemas em todos os campos seja ele qual for, onde vendem-se e compram-se almas materialistas.

Existe um poder cognoscível real e evidente da presença de Deus no nosso universo, algo tão divino aos olhos dos homens que nem o dinheiro é capaz de comprar, tão poderoso O é que nem o dinheiro é capaz de corrompê-lo!! A presença Dele é visível na beleza dos atos do Amor Gratuito, nas paisagens naturais que apreciamos, na inocência e pureza das crianças, na inigualável beleza feminina, na ação do amor ao próximo, nos atos movidos pela benevolência humana, na doação proba de amor em nome do bem da coletividade (Aqui é a pura Política!). São imensuráveis os atos praticados em nome de Um Deus Bom, mas a associação de Deus com atos extremos de fé cega e seus pré-julgamentos juntamente com a luta desenfreada por dinheiro em nada faz jus ao amor de um Deus Verdadeiro. O que existe  de maior e abominável no ser humano é feito em nome do poder do dinheiro.

Desculpar-me-ei à todos os homens de fé, mas não acredito em nenhum "deus" que vos vende seu amor, se realmente vós são homens de Deus vão fazer isto por mim, certo?

Realmente eis a questão as pessoas de pouca "fé" como eu: "Acreditar ou Pensar eis a questão!"

Prefiro pensar dantes acreditar!

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.
(...)

Tranquilo

Viva um dia de cada vez
O ontem já passou
O agora é o único destino
O amanhã...?
Sei lá, ainda não chegou! 
Tranquilidade.

(...)