Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 20 de março de 2010

sexta-feira, 19 de março de 2010

O Mais Honrado dos Prêmios, O Nobel.



Inventor da dinamite, da gelatina explosiva e de outros detonantes, Nobel ficou famoso ao criar o mais importante Prêmio do Mundo, concedido anualmente a personalidades que hajam contribuído para a paz e para o progresso de diversos ramos do saber.

Alfred Bernhard Nobel nasceu em Estocolmo, Suécia, em 21 de outubro de 1833. Fez seus primeiros estudos em Estocolmo e na cidade russa de São Petersburgo, onde o pai, engenheiro, instalou uma fábrica de nitroglicerina. Aos 16 anos já era químico competente e falava fluentemente inglês, francês, alemão e russo, além de sueco. Completou a especialização em química na França e depois trabalhou nos Estados Unidos, sob a direção de John Ericsson, que construiu a belonave blindada Monitor. De volta a São Petersburgo, trabalhou na fábrica do pai, onde tentou aperfeiçoar a nitroglicerina líquida, inventada em 1846 pelo italiano Ascanio Sobrero.

Após a falência do estabelecimento do pai, em 1859, Alfred Nobel regressou à Suécia e trabalhou na fabricação de explosivos à base de nitroglicerina líquida. Um acidente com a substância provocou a morte de seu irmão caçula, Emil. Proibido pelo governo de reconstruir a fábrica e estigmatizado como "cientista louco", Nobel continuou a pesquisar a maneira de minimizar o perigo de manusear a nitroglicerina, o que conseguiu ao misturá-la com um material inerte e absorvente. Pôde então aperfeiçoar a dinamite e o detonador e desenvolver um explosivo mais poderoso, a nitroglicerina gelatinizada. Nobel acumulou grande fortuna com suas patentes e com a exploração de poços petrolíferos na Rússia.

O prêmio foi criado segundo a vontade do químico e filantropo, sem filhos e abalado com a utilização de seus inventos para fins bélicos, legou seus bens a uma fundação encarregada de premiar aqueles que se destacassem por sua contribuição para o bem de humanidade, dai surgiu o mais Honrado dos Prêmios a um Homem, O Prêmio Nobel. A cerimônia de premiação é realizada todo ano em 10 de dezembro  (data da morte de Nobel), e acontece depois que as instituições responsáveis pelo prêmio enviam às comunidades científicas de vários países convites para que indiquem os nomes dos candidatos ao prêmio que será analisada por especialistas e depois passadas as mesmas instituições que escolherão os ganhadores, que recebem além de uma medalha com a esfinge de Alfred Nobel, um diploma e um prêmio em dinheiro de aproximadamente 1 milhão de dólares, o que quer dizer que além de mundialmente famoso e reconhecido, o ganhador do prêmio Nobel também fica milionário.

Honrando o desenvolvimento das letras e ciências e a Promoção da Paz, o prêmio Nobel dá a todos os laureados prestígio universal e nenhum outro prêmio jamais alcançou tamanho reconhecimento mundial como o Nobel. Grandes Homens como Nelson Mandela, Al Gore, Barack Obama, Madre Tereza de Calcutá e Martin Luther King sendo todos estes que receberam o Prêmio Nobel da Paz, o polêmico escritor José Saramago o único Nobel de Literatura em Língua Portuguesa, entre outros que já receberam este Grande Prêmio em diversas outras áreas.

Alfred Nobel morreu em San Remo, Itália, em 10 de dezembro de 1896, deixando seu grande legado a humanidade.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Diga não aos maus hábitos.


Comentário de Leitor Anônimo(a) relativo ao Artigo " Princípios da Publicidade e da Transparência na Administração Pública".

Segue abaixo o comentário Postado:

Anônimo disse...
caro amigo nobel! e tudo muito claro ,tudo muito facil de ser cumprido,porem,amigo a realdade e outra para nos que moramos no reinado dos abelhudo xxxxx,essa clareza nas prestaçoes de conta eu mesmo ja ouvi sendo cobrada por varias vezes nas sessoes da camara ,por parte dos vereadores,porem em seguida ouvi de explicaçao q o prefeito nao prestava conta a camara porque nao tinha o habito ,nao tinha a cultura de fazer essas prestaçoes.ela foi cobrada por mais de uma vez porem amigo a camara funciona com 9 vereadores nao adianta uns quererem e outros nao,sem contar q falta interesse do vereador chefe,pois nao e porque fazem parte do sistema q precisam concordar com tudo q ele determina,eo compromisso q eles tem com opovo q votaram nele.essas cobrança sao sempre feita,a prova maior disso e q as sessoes nao sao mais transmitida pela fm local,vc leu nobel,alguma coisa sobre isto em algum blog?o povo tem o direito de saber oq se passa nas sessoes.por conviniencia nenhum blog fez comentario por essa falta de respeito para com o povo.ta tudo exposto o povo eu diria q quase sabe de tudo,mais as pessoas so sabem reclamar na hora q e chamada as urnas para dar a resposta q devereia .simplesmente vendem seu voto por uma micharia ou por um pneu de moto ou por uma parede q falta levantar ,eu insisto com convicçao e triste mais felipelandia tem seu governo q merece.as prestaçao de conta sao feitas de outras formas para o povo, esta na avenida nas ruas de nossa cidade sao faceis de ser indentificada e so se perguntar de onde vem isto?em q empresa e funcionario?como comprou?quanto custa e etc.... abraços do capitao america
17 de março de 2010 10:33

********

O Nobel disse...

Boa Noite, Ilustre Anônimo(a)!

Vivemos em um terrível mundo de disparidades, em que as extremidades realmente saltam aos olhos pelas diferenças de universos em que estão inseridas e isto não é mais novidade para ninguém. Ainda assim, por vezes, eu permito me chocar quando me dou ao trabalho de pensar, onde, meu Deus, vamos acabar todos.

Por isso sei que nada nesta vida realmente é fácil, muito menos exigir coerência de determados Tipos de Políticos que vivem em certas "Culturas Administrativas cheias de Maus Hábitos" que boicotam as informações públicas à população; como mencionou o Anônimo(a). Mas, é esta tal "Cultura e Hábitos" precisam serem alteradas urgentemente, com mais insistência por parte do Legislativo e por vez se necessário acionando os meios Jurídicos Legais, pois aqui não existem favores e sim obrigações de esclarecimentos à sociedade. 

Sabemos da determinação de uns Legisladores e omissões de outros quanto a esta questão na CMFG, mas seja da forma que for isto tem que ser sempre cobrado incansavelmente do Executivo. Além do mais, como é de conhecimento de nós todos existe um total desinteresse também da população quanto a esta questão; realmente é tudo "Hábito Cultural" do nosso povo(...)  Mas Que "Hábito Cultural" este nosso em...!?

É por isto que estamos onde estamos, devido a esta "Cultura" cheias de "Maus Hábitos".

Obrigado mais uma vez Anônimo(a) "Capitão América" por vosso comentário.

Fica com Deus e saúde a vossa Família.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Princípios da Publicidade e da Transparência na Administração Pública


Esta Postagem tem o objetivo de caracterizar a obrigatoriedade e a abrangência dos princípios da publicidade e da transparência na administração pública brasileira, com enfoque na divulgação das contas públicas. No Brasil, a transparência é considerada um princípio da gestão fiscal responsável que deriva do princípio constitucional da publicidade. Todavia, a transparência é um conceito mais amplo do que a publicidade, isso porque uma informação pode ser pública, mas não ser relevante, confiável, oportuna e compreensível. A pesquisa foi realizada seguindo uma abordagem qualitativa.

A pesquisa revelou a derivação legal, as funções e a abrangência dos princípios da publicidade e da transparência aplicados a evidenciação das contas públicas. Constatou-se também que a INTERNET constitui uma forma emergente para a divulgação das contas públicas, com maior destaque a partir da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei nº 9.755/98.

Por fim, ressaltamos que mais do que garantir o atendimento das normas legais, as iniciativas de transparência na administração pública constituem uma política de gestão responsável que favorece o exercício da cidadania pela população. Portanto, a compreensibilidade dos dados e das informações pelos usuários é uma condição indispensável.

Agora gostaria que alguém diga-me quando esta Lei foi aplicada pelo Executivo e exigida pelo Legislativo, pois como foi dito é um Princípio Constitucional e obrigatório de todas as Gestões Públicas.O fato é que elas existem, as Leis, e é para combater a corrupção "por incrível que pareça", digam-me se estamos denegrindo a imagem de algum Homem Público, só por que exigimos nossos direitos como Cidadãos e deveres por parte dos Poderes Públicos com a Sociedade.

Seguem abaixo várias fontes de pesquisas que expressam a obrigatoriedade do Pricípio da Publicidade:

*http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos52005/89.pdf
*http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5417
*http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2897821
*http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/762/76200508.pdf
*http://www.direitodoestado.com.br/noticias/5596/Britto-ratifica-apoio-da-OAB-%C3%A0-transpar%C3%AAncia-nas-contas-p%C3%BAblicas
*http://www.direitodoestado.com.br/noticias/5596/Britto-ratifica-apoio-da-OAB-%C3%A0-transpar%C3%AAncia-nas-contas-p%C3%BAblicas
*Referência Bibliográfica (ABNT: NBR-6023/2000):
MORAES, Alexandre de. Probidade Administrativa e Provas Ilícitas. Revista
Diálogo Jurídico, Salvador, CAJ - Centro de Atualização Jurídica, nº. 12, março,
2002. Disponível na Internet