Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sexta-feira, 19 de março de 2010

O Mais Honrado dos Prêmios, O Nobel.



Inventor da dinamite, da gelatina explosiva e de outros detonantes, Nobel ficou famoso ao criar o mais importante Prêmio do Mundo, concedido anualmente a personalidades que hajam contribuído para a paz e para o progresso de diversos ramos do saber.

Alfred Bernhard Nobel nasceu em Estocolmo, Suécia, em 21 de outubro de 1833. Fez seus primeiros estudos em Estocolmo e na cidade russa de São Petersburgo, onde o pai, engenheiro, instalou uma fábrica de nitroglicerina. Aos 16 anos já era químico competente e falava fluentemente inglês, francês, alemão e russo, além de sueco. Completou a especialização em química na França e depois trabalhou nos Estados Unidos, sob a direção de John Ericsson, que construiu a belonave blindada Monitor. De volta a São Petersburgo, trabalhou na fábrica do pai, onde tentou aperfeiçoar a nitroglicerina líquida, inventada em 1846 pelo italiano Ascanio Sobrero.

Após a falência do estabelecimento do pai, em 1859, Alfred Nobel regressou à Suécia e trabalhou na fabricação de explosivos à base de nitroglicerina líquida. Um acidente com a substância provocou a morte de seu irmão caçula, Emil. Proibido pelo governo de reconstruir a fábrica e estigmatizado como "cientista louco", Nobel continuou a pesquisar a maneira de minimizar o perigo de manusear a nitroglicerina, o que conseguiu ao misturá-la com um material inerte e absorvente. Pôde então aperfeiçoar a dinamite e o detonador e desenvolver um explosivo mais poderoso, a nitroglicerina gelatinizada. Nobel acumulou grande fortuna com suas patentes e com a exploração de poços petrolíferos na Rússia.

O prêmio foi criado segundo a vontade do químico e filantropo, sem filhos e abalado com a utilização de seus inventos para fins bélicos, legou seus bens a uma fundação encarregada de premiar aqueles que se destacassem por sua contribuição para o bem de humanidade, dai surgiu o mais Honrado dos Prêmios a um Homem, O Prêmio Nobel. A cerimônia de premiação é realizada todo ano em 10 de dezembro  (data da morte de Nobel), e acontece depois que as instituições responsáveis pelo prêmio enviam às comunidades científicas de vários países convites para que indiquem os nomes dos candidatos ao prêmio que será analisada por especialistas e depois passadas as mesmas instituições que escolherão os ganhadores, que recebem além de uma medalha com a esfinge de Alfred Nobel, um diploma e um prêmio em dinheiro de aproximadamente 1 milhão de dólares, o que quer dizer que além de mundialmente famoso e reconhecido, o ganhador do prêmio Nobel também fica milionário.

Honrando o desenvolvimento das letras e ciências e a Promoção da Paz, o prêmio Nobel dá a todos os laureados prestígio universal e nenhum outro prêmio jamais alcançou tamanho reconhecimento mundial como o Nobel. Grandes Homens como Nelson Mandela, Al Gore, Barack Obama, Madre Tereza de Calcutá e Martin Luther King sendo todos estes que receberam o Prêmio Nobel da Paz, o polêmico escritor José Saramago o único Nobel de Literatura em Língua Portuguesa, entre outros que já receberam este Grande Prêmio em diversas outras áreas.

Alfred Nobel morreu em San Remo, Itália, em 10 de dezembro de 1896, deixando seu grande legado a humanidade.

Nenhum comentário: