Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Sociedade é a Imagem do Homem



" O aperfeiçoamento da Humanidade depende do aperfeiçoamento de cada um dos indivíduos que a formam. Enquanto as partes não forem boas, o todo não pode ser bom. Os homens, na sua maioria, são ainda maus e é, por isso, que a sociedade enferma de tantos males. Não foi a sociedade que fez os homens; foram os homens que fizeram a sociedade.

Quando os homens se tornarem bons, a sociedade tornar-se-á boa, sejam quais forem as bases políticas e económicas em que ela assente. Dizia um bispo francês que preferia um bom muçulmano a um mau cristão. Assim deve ser. As instituições aparecem com as virtudes ou com os defeitos dos homens que as representam ".

Teixeira de Pascoaes, in "A Saudade e o Saudosismo".


Nunca escondi o meu Amor inebriante pela leitura, adoro enfatizar grandes escritores que já tive a honrar de ler, busco neles ideias nas entrelinhas, e no prazer da leitura tento ampliar os meus horizontes e melhor discernir algo da  vida, almejo a sabedoria pois inteligente todos somos, mais ser sábio é onde reside o verdadeiro dom da nossa efêmera existência.

Foi mencionado acima na citação parcial do trecho de Teixeira de Pascoaes que deixa claro a necessidade da mudança social, pois há uma busca constante da integridade na classe política e esta não limita-se tão somente a alterar a conduta desta casta, cabe a nós sabermos minimamente escolher algo probo representativo, é mais fácil para todos nós apontarmos os dedos aos ditos facínoras, mais do que isto precisamos usar da consciência política-social e reconstruir a nossa sociedade em primeiro plano, baseá-la naquilo que realmente queremos como bem comum. A balbúrdia vivida no agora é com certeza a semente que foi plantada na nossa terra a décadas passadas quando literalmente a política Felipense deu seus primeiros passos em direção ao Holocausto que vive-se em Pedra das Abelhas, terra esta mutacionada para  Felipelândia.  E sabe quem plantou esta desgraça? O próprio povo! Eu, você e nós todos! E sabe que poderá arrancá-la? O povo! Não há mais tempo para arrependimentos, mas sim para ações bruscas para o ano vindouro de 2012!

Devemos sempre, mais sempre mesmo enxergar que cada político tem uma tatuagem na testa escrita: "Eu sou a imagem e semelhança daqueles que me elegeram", e isto é irrevogável, não existe defesa quando já se conhece as consequências dos nossos atos e continuamos a fazê-lo; sabe como isto chama-se? Suicídio Social! Simplificando isto é parvoíce mesmo, idiotice e sinônimos semelhantes que designam à insistência consciente no aberrante e errado já confirmado com mais de 25 anos.

Esta evidente que a Pedra das Abelhas deturpa-se a cada 4 anos, fica lógico a tristeza e o sepultamento da nossa bela e amada cidade nestas épocas, e quem poderá exigir de um governante, um elemento que transforma-se em objeto a cada sufrágio? Com que cara ele falará do político que o rouba, se este o comprou no dia da sua liberdade de escolher o melhor para sua vida, onde a sua única arma, o voto, foi vendido a pessoa que filará seu destino! E já não adiante mais aquela historinha medíocre de ignorante que afirma que não tem alternativa em quem votar, jamais será aceita, pior que isso é errar de novo com políticos que já provaram infinitas vezes que não possuem compromisso nenhum com a nossa cidade! Serão estas mazelas entre outros comportamentos sociais e pessoais que precisamos obrigatoriamente mudar e corrigir, pois são eles que nos fizeram chegar onde estamos hoje e ainda ficaremos pior se continuarmos a fazer o que sempre fizemos.

Mudamos primeiro, depois olhamos na cara dos políticos e assim podemos exigir mais deles, pois toda sociedade é a imagem e semelhanças daqueles que os governam.

Não precisamos de uma sociedade composta de cientista, intelectuais, engenheiros, médicos, advogados, veterinários, contabilistas entre outros profissionais sejam lá quais forem, sim eles são fundamentais com certeza para dinâmica e motricidade da evolução tão desejada para nossa cidade, isto já sabemos, mas o que precisamos mesmo de verdade é de pessoas que tenham Amor, probidade e respeito pelos seus irmãos Felipenses e que administrem a cidade para o povo e não usem o bem social como património pessoal, indiferente do profissional que seja, o mais importante na realidade que precisamos é de um "profissional" de vida limpa, alguém que esteja disposto a honrar aqueles que o elegeram, somente isto basta! Pois diploma Universitário não expressa índole e caráter de ninguém, estes nobres adjetivos fazem parte de uma conjuntura formada desde o nosso patrimônio genético ao agora vivido, na realidade o "Diploma da Vida" é construído pelas vicissitudes e capacidade de aprendizagem.

Mais uma vez deixo aqui uma pequena mensagem de quem estará sempre disponível em contribuir e que deseja acima de tudo uma Pedra das Abelhas para todos seus filhos e não somente para os filhos de alguns. Onde a política do bem comum possa sobressair sempre e a politicagem seja banida como um câncer que sempre foi para todos nós.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.


                                                              (...)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ser honesto é uma questão de índole! O Srº Simon prova isto.

Os fios de cabelo branco só querem dizer uma coisa: o Senador gaúcho Pedro Simon, 81, tem anos de estrada. Mas não se engane com a idade. Sua vitalidade ao defender a ética e a correção na política brasileira é tão feroz quanto ou ainda mais que a de um iniciante. Totalmente de acordo com a “faxina” que Dilma Rousseff vem fazendo em Brasília, o parlamentar recentemente, em discurso no Plenário, chegou a pedir apoio no Congresso para a presidente e organizou um “movimento” de suporte a chefe do poder Executivo. Além de Simon, alguns Senadores, como Cristovam Buarque, Pedro Taques, Eduardo Suplicy, Demóstenes Torres integram o grupo, que discursaram, a favor das ações de Dilma. “Vamos demonstrar ao Brasil o pensamento de uma grande maioria do Senado Federal em relação à hora que estamos vivendo. A tese é dar força à presidente da República para que ela faça um governo com integridade moral e ética. Vários parlamentares virão aqui dizer o seguinte: presidente, conte connosco”, assegurou Simon, em sessão.

No ano passado, na votação do projeto de lei da Ficha Limpa, o senador gaúcho foi um dos que mais pressionou a favor da aprovação. Desde de que foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1962, ele pauta sua trajetória política em defesa desses dois pilares: ética e correção. “O Brasil hoje vive uma democracia plena, mas do ponto de vista da ética, estamos longe do ideal. Reconheço que a presidenta Dilma está agindo bem, determinada contra a corrupção, diferente de seus antecessores”, comenta ele. Logo após o primeiro mandato, ele foi reeleito três vezes consecutivas. Sua trajetória no Senado teve início em 1979, já pelo seu atual partido, o PMDB. Tendo caminhado por quase todas as esferas da política, Simon tem liberdade para julgar o que quiser; ganhou esse aval com o tempo. Ele já foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney, em 1985, e em seguida governador do Rio Grande do Sul até 1990. De volta a Brasília, em 1992, ele coordenou a CPI de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.

Mesmo com tantos anos na política, o Srº Pedro Simon ainda consegue enxergar o cenário brasileiro com otimismo. Mas temperado com um pouco de ceticismo saudável, como ele mesmo classifica. “Hoje, olhando em volta, com a impunidade como regra, acho que a classe política não progrediu muito. Apesar de reconhecer os esforços da presidenta contra a corrupção”, analisa o Senador. Segundo o parlamentar, suas ideologias, o otimismo e as boas ideias são baseadas nos ideais do intelectual, político e doutrinador trabalhista, Alberto Pasqualini (1901-1960). Simon é organizador das obras desse pensador brasileiro e um dos seus seguidores. Pasqualini foi político na década de 30 e 40 e mais tarde sua doutrina influenciou bastante os projetos da área social do governo João Goulart (1961-1964). É considerado um grande ideólogo do trabalhismo brasileiro. “Ele foi um intelectual infelizmente pouco conhecido, defensor de um sistema baseado na solidariedade entre os homens, distante, ao mesmo tempo, tanto da exploração capitalista e da falta de liberdade do socialismo”, ensina Simon.

Para um político que participou ativamente da luta contra a ditadura, ajudando a coordenar o movimento das Diretas Já e a luta pela anistia, deve ser conflituoso conviver em uma época política onde não há idealismo e sim uma luta por interesses específicos e quase pessoais. Pelo que parece, a ideia de nação está se esvaindo aos poucos na política brasileira. É claro que ainda existe um grupo que não pensa assim, senão esse espaço do Política do Bem não existiria. E cabe também a sociedade exercer seu papel: cobrar, conhecer, estimular, multiplicar.

Pedro Simon hoje vive um adeus anunciado. O senador afirma que pretende se aposentar ao final desse mandato, quando estará com 85 anos, após uma vida dedicada à política.


Quem quiser acompanhar as atividades do senador Pedro Simon, seguem os endereços: 

Twitter: @simonimprensa
Contato: imprensa.pedrosimon@senado.gov.br
Blog: http://senadorpedrosimon.blogspot.com
Site: www.senado.gov.br/pedrosimon


                                                                               (...)

Mensalão: o escândalo que sujou para sempre o nome do PT



A revelação do esquema de corrupção que ficaria eternizado como mensalão completou seis anos em 2011. No ano de 2005, descobriu-se que o PT havia montado um gigantesco esquema de compra de votos de deputados na Câmara Federal, para aprovar projetos do governo. Cada deputado custava cerca de 30 000 reais ao mês. A fatura era paga com dinheiro público, desviado por um esquema criado por Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e por Marcos Valério, o lobista carequinha. Segundo o Ministério Público, o chefe dessa quadrilha, da qual faziam parte quarenta ladrões, era José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil. Agora, Dirceu e o resto da quadrilha estão sendo processados no Supremo Tribunal Federal. O julgamento do processo no STF poderá ocorrer ainda neste ano. A seguir, relembre detalhes do escândalo – e o que alguns de seus principais personagens têm feito para se livrar da punição.

O termo mensalão eternizou-se no vocabulário político brasileiro, assim como “marajá” e “maracutaia”. Tudo foi descoberto pouco depois de VEJA ter publicado o conteúdo de uma fita em que Maurício Marinho, então chefe de departamento nos Correios, aparece recebendo propina de empresários em nome do presidente do PTB, Roberto Jefferson. Para não cair sozinho, Jefferson revelou em entrevista a um jornal a existência de um esquema de pagamento de propina a deputados da base aliada, conhecido como mensalão. Foi exposta ali a maior e a mais bem organizada quadrilha já descoberta agindo na estrutura de governo.

Como se sabe, entre os 40 acusados, nove tinham posição de destaque no PT. O deputado José Genoíno, processado por corrupção ativa e formação de quadrilha, era o presidente do partido. Além dele, foram denunciados Delúbio Soares, o ex-secretário Silvio Pereira, o ex-ministro Luiz Gushiken, os ex-deputados José Dirceu, Professor Luizinho e João Magno e os deputados João Paulo Cunha e Paulo Rocha. Em depoimento à CPI dos Correios – cuja instalação o governo tentou, sem sucesso, impedir -, Renilda Santiago Fernandes de Souza, mulher do publicitário Marcos Valério, o operador do esquema, disse que Dirceu não só sabia de tudo como ainda se reuniu com representantes dos bancos envolvidos no caso, Rural e BMG, para tratar do assunto.

O escândalo chegou a colocar em risco o prosseguimento do governo Lula, que se viu obrigado a demitir Dirceu, seu homem forte, e Gushiken. Mas o ex-presidente sempre alegou não saber do que se passava nos corredores do Planalto – embora as evidências digam o contrário. Depois da denúncia da quadrilha petista feita por Antonio Fernando de Souza, procurador-geral da República, o ex-presidente ficou na incômoda situação de explicar como se pôde armar ao seu redor uma quadrilha tão numerosa e organizada. O procurador-geral deixou vago no organograma da quadrilha o posto logo acima de Dirceu. Mas o quebra-cabeça não é de difícil solução. Basta tentar montar com as peças do quebra-cabeça uma outra imagem que não a de Lula. Não encaixa.

A denúncia do procurador-geral foi aceita, em 2007, pelo STF. Em um julgamento histórico, que teve como estrela o ministro Joaquim Barbosa, o Supremo colocou no banco dos réus os mensaleiros e o governo do PT. Barbosa fez um voto inteligente. Subverteu a ordem da denúncia preparada pelo procurador-geral da República. No seu voto, abriu com o capítulo 5, porque mostrava a fonte do dinheiro que abasteceu o valerioduto. Depois, pulou para o capítulo 3, no qual são narrados os casos de desvio de dinheiro público. E, assim, deixou por último os capítulos mais complexos, incluindo aquele em que José Dirceu e comparsas são acusados de formação de quadrilha. Talvez isso explique a facilidade com que o crime de formação de quadrilha foi aceito – ao contrário das expectativas iniciais. Agora, Barbosa carrega sobre os ombros a pesada possibilidade de relatar o processo do mensalão.

Além de encontrar infindáveis maneiras de adiar o julgamento do processo, a defesa dos envolvidos na quadrilha tem artimanhas para reconstruir a imagem dos acusados – e tentar coagir o Supremo. Os mensaleiros são hoje representações idealistas, criadas para imprimir na opinião pública uma imagem irreal dos envolvidos. Para se ter uma ideia, em abril, Genoíno foi nomeado assessor especial do Ministério da Defesa. A ideia é mostrar que o ex-deputado ocupa um cargo relevante, subordinado diretamente a Nelson Jobim, ex-ministro do STF. A mensagem subliminar é que um ex-magistrado da envergadura de Jobim não ousaria nomear um criminoso para um cargo de tanta confiança. João Paulo Cunha, que presidia a Câmara no período do escândalo, facilitava contratos a financiadores do esquema e usava o dinheiro da propina, assumiu a Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Já Dirceu, que se dedicou aos negócios, fazendo meteórica carreira como despachante de empresas nacionais e estrangeiras com interesses em decisões de órgãos estatais, voltou com força total ao jogo político na eleição que levou Dilma Rousseff à Presidência, já esteve diversas vezes no Palácio do Planalto neste ano e não perde um holofote. No velório do ex-vice-presidente José Alencar, ficou a poucos metros dos ministros do STF Gilmar Mendes e Ellen Gracie, que vão julgá-lo no processo do mensalão. Dirceu chegou, inclusive, a despontar como candidato a ministro do governo Dilma. As nomeações de mensaleiros para postos estratégicos do governo têm o único e claro objetivo de conferir a eles algo que a investigação oficial lhes tirou: respeitabilidade. É uma maneira de tentar conseguir a absolvição perante os cidadãos, para, depois, contar com uma aposta na tradição do Supremo Tribunal Federal de não condenar políticos.


Fonte: www.veja.abril.com.br (15/06/2011 às 7:17, Brasil )


                                                                         (...)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Filhos do Orgulho


Algumas pessoas passam por nossas vidas. E por serem filhas da sabedoria, sabem que têm o que ensinar. Passam e deixam lições.

Algumas pessoas passam por nossas vidas. E por serem filhas da humildade, sabem que têm o que aprender. Passam e levam lições. 

Algumas pessoas passam por nossas vidas. E por serem ainda filhas do orgulho, pouco sabem e acham que nada mais precisam aprender. Essas, simplesmente passam!

No relacionamento quotidiano, é preciso lembrar que ninguém é tão pobre que não tenha o que dar, nem tão rico que não precise de mais nada.


Autor: Humberto Nascimento


                                                                     (...)

Do Átomo ao Arcanjo!



O filósofo grego, Demócrito, que sem auxilio do microscópio, em 400 antes de Cristo, descobriu o átomo, formulando uma teoria atômica para o cosmo...A evolução da espécie humana rumo à luz (…)

Galileu, quase sacrificado porque demonstrou que a terra não era o centro do universo, como também, que o nosso planeta girava em torno do sol, e não o contrário, como a "ciência" oficial da época acreditava (...)

Alfred Wallace, que formulou a teoria da evolução à mesma época de Darwin, afirmando que houve fundamental auxilio do plano espiritual, concorrendo para que o homem saísse da ameba à nona sinfonia de Beethoven (...)

Freud desbravando a zona desconhecida do inconsciente, e seu amigo e discipulo, Jung, abrindo horizontes para o inconsciente coletivo (...)

Tantos indícios mostrando claramente que nascemos para alcançarmos planos inimagináveis, um iluminado reencontro com a Causa Primeira (...)

E o planeta geme, se retorce em lutas fraticidas, em perispíritos deformados pela ganância, corrupção do corpo e da alma; quantias desviadas em detrimento da miséria que  ofende os mais sensíveis, os que tentam ainda um gesto, mesmo tímido, em prol de uma existência mais digna para a humanidade!

Que São Ismael proteja nosso pobre e espoliado Brasil!


Fonte: http://carlosverezablog.blogspot.com/


                                                                  (...)

domingo, 23 de outubro de 2011

Diazepam para o povo

  

O ano vindouro de 2012 aproxima-se e mais uma festa com efeitos pirotécnicos criam expectativas ao povo Felipense para a virada do ano de 2011 à 2012. Belos fogos brilhantes e um Grande Show com muita poluição sonora e bajulações desenfreadas estão a chegar, tendo como único objetivo e intuíto ofuscar, ocultar os devaneios que vive hoje Felipelândia a mais de duas décadas e meia, ou seja 25 anos as custas de um povo inerte e alienado. 

Mas infelizmente uma das coisas que causa-me êmese é o lamentável e por vezes animalesco (desculpem-me os animais!) comportamento de algumas pessoas perante tal situação, expressam condições materiais humilhantes, a parte moral já evaporou e muitos vivem somente da “Profissão Bajulador”, tentam de qualquer forma ocultar suas frustrações existenciais bajulando 24 horas/dia de forma incontrolável alguém, vivem sempre em condições medíocres e degenerativas.

Estes “Profissionais da Inexistência” usam por algumas vezes de espaços na INTERNET para escreverem também baboseiras aberrantes, idolatrias ridículas que somente possuem a intenção de EnDeusarem figuras públicas do império com expressões paupérrimas e sem conteúdo lógico algum (seria de um favor imensurável se estas criaturas parassem de escrever, pois apunhalam quase sempre a língua Portuguesa com erros ortográficos esdrúxulos e básicos), comportam-se de maneira patética e ridícula quando tentam expressar palavras sem sentido e sem contexto social algum, não há nenhuma valia a algo ou alguém no que tentam expressarem ao web-leitor!

Se analisarmos bem era assim mesmo que faziam e viviam o Império Romano que sucumbiu em 476 d.C., com a tomada de Roma pelos Hérulos. Os políticos do Império eram Magníficos em matéria de Política do Pão e Circo, nada mais eficaz para distrair a Plebe e deixá-los mais tranquilos  e repletos de experiências psicodélicas, pois o povo deveria cala-se perante aos escândalos do Império e imaginar coisas que nunca existiram. Jogavam pães às ruas e faziam grandes espetáculos nos Coliseus como forma de entretenimento popular. Alguma semelhança neste método que prevalecia há mais de 1600 anos atrás que conseguiam o que queriam do povo, com que se faz ainda hoje a maioria dos políticos de Felipelândia? Será que o método ainda é arcaico ou é o povo que não possui a capacidade de evolução?

Agora atirem-me a primeira pedra alguém que não veja semelhança no que sempre vivemos na nossa Província Feudal tal como o Império Romano viveu a mais de 1600 anos atrás! Os nomes dos “Cidadão Ilustres” são sempre ovacionados com pompas e circunstâncias e aquela bela frase que o povo vibra e tem orgasmos sucessivos quando escuta nos espetáculos proporcionados pela Aristocracia: " Um alô aí pra o Grande Pref...ou um alô aí pra o Candidato Fulano" e a “galera” vai ao delírio! Pois é, na época de Nero era assim também! E aqui no Nosso Império continuamos a fazer o mesmo, olhem, vejam o quanto somos atrasados e medíocres quando idolatramos estas pessoas ou qualquer outra figura pública. Ou seja, festas e carne assada patrocinadas por políticos funcionam eficazmente como um “Diazepam Social”, até imagino Os Ilustres a comentarem: “ O povo está zangado com nossas falcatruas e desprezo a eles? Damos-lhe um "Diazepam" e tudo fica na boa!”

Vale salientar aqui que jamais será colocado em xeque as comemorações coletivas e familiares, festividades e as saudações entre os Felipenses no Ano Novo, festas da padroeira, festas da emancipação política do município (emancipação?), todos realmente devem vibrar uma nova data, um novo recomeço para a vida que o ano vindouro sempre nos reserva e tais festas sempre serão elementos fundamentais da nossa cultura Felipense. Mas tenham em mente que algo mais importante estar por trás dos bastidores destas festas, algo que guiam nossas vidas está a ser feito no contexto destas apresentações nebulosas e vibrantes!

Tenham atenção pois o povo é uma massa muito fácil de ludibriar pois é muito carente, no mínimo de atenção de qualquer político eles ficam tão felizes que depois esquecem as contas à pagar, a fome do filho, a doença da Mãe, a corrupção diária, ou seja nada mais importa naqueles breves instantes, pois as festas começaram e tudo será esquecido é semelhante ao tomar um "Diazepam".

Após estas festas por que não questionarmos os Senhores Políticos representantes do Povo (Executivo/Legislativo) o que fizeram com os mais de 12 milhões de Reais que entram ao longo de cada ano dos seus respectivos mandatos políticos. Deixo-vos aqui uma sugestão que talvez seja esta a real e verdadeira pergunta que deverá ser efetuada sempre aqueles que dizem que estão no poder para representarem o povo, e quem sabe não fazer festas particulares ou gastar o dinheiro público com apresentações que servem somente para autopromoções e lançamentos de candidaturas soberbas. Façam então a seguinte pergunta: “ Onde estar o dinheiro da cidade Pedra das Abelhas?”

É exatamente esta comunhão feita entre atos de politicagem e a ignorância do Povo que faz Pedra das Abelhas caminhar cada dia mais à direção de um abismo sem fundo e cada vez mais solidifica o Império de Felipelândia, onde somente uma "Panelinha" vive as custas do meu, do seu, do nosso Dinheiro! E olha que vivem bem mesmo (...) com pombas e circunstâncias de Reis e Rainhas, igual ao Império Romano viveu e reflete ainda até hoje no Império de Felipelândia.

Viva aos despautérios e há-de ovacionarmos à Nossa Aristocracia Felipense sobre altas doses de “Diazepam”.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.


                                                                      (...)