Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tupiniquins Terras Brasilis


O Brasil é o único país do mundo com nome de árvore. O Pau -Brasil (Caesalpinia echinata), contudo, está praticamente extinto na natureza.

Essa talvez seja uma das mais simbólicas discrepâncias da nossa identidade nacional, mas certamente não é a única.

Para ilustrar essa identidade contraditória, confira alguns recordes positivos e negativos bem brasileiros:

-Emissão de gases x Amazônia: O Brasil está entre os cinco maiores emissores de dióxido de carbono na atmosfera, gás que contribui para o chamado efeito estufa e para o aumento da temperatura global. 75% do CO2 emitido têm origem nos desmatamentos, nas queimadas e nas mudanças do uso do solo, principalmente na Amazônia.

-Água doce x Falta de saneamento: O Brasil se orgulha de ser o país dos rios, com 12% da água doce superficial do planeta, mas metade da população brasileira não tem acesso a rede de coleta de esgoto e 40% da água captada para abastecer as capitais se perde na transmissão.

-Número de dentistas x População banguela: O Brasil tem o maior número de dentistas por habitante do mundo, enquanto uma parte expressiva da população é banguela e nunca teve acesso a tratamento dentário

-Produção agropecuária x Degradação ambiental: Ao mesmo tempo em que é recordista mundial na produção e exportação de produtos agropecuários, o País registra as mais altas taxas de uso de agrotóxicos químicos e de degradação das condições ambientais. 

-Acesso ao ensino x Desempenho escolar: Quase 100% das crianças entre 7 e 14 anos está na escola, mas metade delas não chega a concluir o ensino fundamental e o País está entre os piores colocados nas avaliações de desempenho dos alunos.

-Cordialidade x Violência:
O Brasil é internacionalmente reconhecido pela cordialidade de seu povo, mas está no topo da lista dos países mais violentos do mundo: mais de meio milhão de assassinatos entre 1997 e 2007. 

-Turismo ecológico x Aves ameaçadas: O Brasil é um dos destinos mais procurados pelos observadores de pássaros (birdwatchers), ramo crescente do turismo ecológico. Mas dados de 2006 colocam o Brasil em primeiro lugar no ranking de número de aves ameaçadas, com 119 espécies em risco de extinção.

-Boi x Gente: Há mais boi que gente no Brasil. São 205,9 milhões de cabeças, número que coloca o Brasil como segundo maior produtor mundial de gado.

-Florestas x Desmatamento: O Brasil é campeão de florestas e de desmatamento. Mais da metade da área do País (55%) está ocupada por florestas, só a Rússia está na frente. Entretanto, apesar de sua imensa biodiversidade, os produtos de origem florestal brasileira representam apenas 4% do mercado mundial.

-Honestidade x Desonestidade: O povo brasileiro intutala-se como um povo honesto e sempre preocupado com causas alheias, no entanto o Brasil encontra-se no Ranking Mundial de Honestidade como um dos países mais corruptos do mundo, onde critérios de credibilidade à classe política chega a ser rasteiro quando comparado aos demais países.

-Miscigenação x Racismo: O Brasil é considerado um país sem raças definidas, onde grandes estudiosos geneticistas louvam esta característica do povo brasileiro, um país multirracial abrangidos por diversas raças e povos, no entanto quando fala-se em raças no Brasil é claro e evidente o racismo na sociedade brasileira, no futebol, nas escolas, no nosso dia a dia, podemos ver isso nos casais onde é visto um número quase insignificante entre pessoas de raças diferentes se levarmos em consideração os grupos que compõe nossa sociedade.

Pois é, isso é o Brasil que temos. Mas, se quisermos é possível mudar.



                                                                      (...)

3 comentários:

Unknown disse...

Ótima reflexão, meu caro! Infelizmente somos diariamente enganados com um pseudo crescimento econômico, o que nos faz esquecer quanto atraso as ingerências políticas nacionais nos impuseram. Parabéns pelo blog.

De Góis Almeida disse...

Grande Profº Aníbal Mascarenhas! Fico lisonjeado com sua nobre visita ao nosso humilde blog, é realmente com pessoas de consciência cívica que tentamos levantar ideologias sociais, e assim podermos sair deste marasmo social decadente que vivemos hoje! Sinta-se sempre a vontade em emitir vossas nobres idéias junto ao Blog O Nobel. Abraços e saúde à vossa família.

Unknown disse...

Não vou rebater os elogios porque vai parecer "rasgação de seda" (rs), mas sinta-se elogiado graças ao seu blog e às idéias bem postas nele. Também tento humildemente avaliar alguns fatos em anibalmascarenhas-filho.blogspot.com. Peço licença para colocar um link do seu blog no meu espaço. Abraço a você e a todos de Felipe Guerra!