Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 12 de dezembro de 2009

A conscientização começa pelo discernimento do momento que estamos vivendo.

O processo de conscientização política dar-se inicialmente no fato do cidadão conhecer as origens e efeitos dos problemas sociais, isso consoante à atuação do cidadão em extirpar da sociedade este problema. Creio que através de alguns conceitos já conhecidos , e com o auxílio da pesquisa que fiz ao Wikipédia (a enciclopédia livre) deixamos aqui algumas questões a serem debatidas junto a realidade atual da nossa cidade.

Vejamos aqui a gênese de algumas pérolas do mundo político atual no Brasil (A Terra das Abelhas não seria exceção), no entanto analisem e tenham certeza se é isso que querem, tanto para vocês e para seus entes queridos quando votamos e insistimos em nossos erros sucessivamente nas eleições. O culpado não são eles (Os políticos que são corruptos); o único culpado é você que vota sem analisar a real situação e proposta, muitas vezes transformam-se em mercadoria de políticos no dia da eleição fazendo do seu voto um leilão, "quem paga mais por ele?".

Vamos lá:

A famosa palavra Corrupção deriva do latim corruptus que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção, apodrecido, pútrido. Por conseguinte, o verbo corromper significa tornar pútrido, podre. Numa definição ampla, corrupção política significa o uso ilegal - por parte de governantes, funcionários públicos e agentes privados - do poder político e financeiro de organismos ou agências governamentais com o objetivo de transferir renda pública ou privada de maneira criminosa para determinados indivíduos ou grupos de indivíduos ligados por quaisquer laços de interesse comum.

Nepotismo
do poder público (do latim nepos, neto ou descendente ) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. Atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no quadro público. Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção.

Quem nunca ouviu falar em Demagogia , é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos  provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo". Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação. No nosso contexto atual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na prática não se concretizam.

A Hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade nunca teve. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos. Um exemplo clássico de ato hipócrita é feito por alguns políticos que denunciam alguém por realizar alguma ação ilegal enquanto realizam a mesma ação.

A palavra é bastante forte: Cleptocracia, de origem grego, significa literalmente “Estado governado por ladrões”. A cleptocracia ocorre quando uma nação deixa de ser governada por um Estado de Direito  imparcial e passa a ser governada pelo poder discricionário de pessoas que usam o poder político nos diversos níveis e que conseguem transfomar esse poder político em valor econômico, por diversos modos. O Estado passa a funcionar como uma máquina de extração de renda ilegal da sociedade, isto é, população como um todo, em contraposição à máquina de extração de renda legal. Todos os Estados tendem a se tornar cleptocratas se não ocorrer um combate real pelos cidadãos, em sociedade. Em economia, a capacidade de os cidadãos combaterem a instauração do Estado cleptocrático é fortemente correlacionada ao capital social da sociedade. A fase “cleptocrática” do Estado ocorre quando a maior parte de sistema público governamental é capturada por pessoas que praticam corrupção política.

Qualquer semelhança sobre estas palavras e o que vivemos atualmente, não será mera coincidência a nossa realidade presente (Executivo/Legislativo). Todos possuímos erros e sempre seremos humanos que falhamos, mais sempre há tempo em melhorar quando possuímos amor para isto.

Acredito um dia em uma Felipe Guerra dos Felipenses, e lembrem-se que o poder público pertence ao povo não é propriedade privada.

2 comentários:

EM DIA COM OS FATOS disse...

Prezado anônimo, é infeliz a sua atitude de tentar alterar o sentido das minhas colocações, jamais menosprezaria os homens do campo mais precisamente os plantadores de arroz, pois jamais esqueço minhas origens e o fato de ter sido criado pelo saudoso Manoel Rita (filho de Marieta e Carlindo e sobrinho de Badinho) meu pai que faleceu ainda jovem era um plantador de arroz, tirava desta prática o sustento de nossa humilde família.
Sou da comunidade Brejo e lá há muitos plantadores de arroz e gozo da amizade de todos eles sem exceção, poderia eu também ser um homem do campo mais optei por outros horizontes e luto constantemente para alcançar os meus objetivos.
Sobre sua grosseira expressão para dizer que sou pobre, ti digo que não é na riqueza que estão os verdadeiros valores do ser humano, quanto a dizer que sou egoísta, eu pergunto: Um jovem que expõe sua vida pessoal bate de frente com aqueles “temidos” por muitos, que si dizem “donos do poder e de Felipe Guerra” contra uma ditadura, diuturnamente cobrando, reivindicando, denunciando, lutando pelos anseios, por dias melhores para toda uma sociedade inclusive os plantadores de arroz, enquanto a grande maioria é composta por pessoas covardes e de mentes alienadas, isso são características de uma pessoa egoísta?
Desde já agradeço nobre blogueiro pelo espaço concedido.
Erinaldo Silva Felipe Guerra - RN

De Góis Almeida disse...

"Anônimo disse...

oi e um lapso do caro blogueiro erinaldo silva falar aqui neste blog que os plantadores de arroz não são capazes de pulblicar um blog, pelo que eu entendi ele esta chamando os mais carentes de buros, pessoas icapazes de inteligencia.isto só mostra que erinaldo silva e um egoista, sabemos que ele não tem onde cair morto. agora tentar ser o que não e e ainda querer omilher os agricutores do municipio a pera ai ne vei. publique isto nabel."


Grande e admirável Erinaldo Silva, creio pela pessoa que és e capacidade perante tudo que já passou na vida, tens toda autoridade moral em defender-se perante quem tenta minimizar sua coragem e dedicação as causas justas. O espaço estará sempre aberto a quem dedica-se a bondade, verdade e principalmente aqueles que são amigos da justiça-social e não do poder maléfico. Fica com Deus e saúde sempre a sua família.