Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Novela "Avenida Brasil" emburrece o cidadão


Os personagens Carminha (Adriana Esteves), Tufão e (Murilo Benício), Nina (Débora Fallabela) são os nomes mais famosos do Brasil, pelo menos, enquanto estiver no ar à novela "Avenida Brasil" (Rede Globo).

Parte do entretenimento brasileiro, as telenovelas atingem a todas as classes, sem discriminação. Enredo previsível, situações inimagináveis na vida real, personagens sofríveis vividos por "pseudoatores".

A pergunta que me faço a cada vez que leio algo sobre a audiência dessa forma de "cultura" é simples: em que momento o Brasil "emburreceu"? Em que momento deixamos de ler? São perguntas para as quais não há respostas.

Personagens estereotipadas, como a Carminha, que devoram o bom senso e a capacidade de percepção do cidadão médio, são algozes necessários para que a apatia da mocinha que só chora não dê azo à perda de patrocinadores de peso do horário nobre.

Uma vez ouvi de um diretor de teatro que "a história é feita de estórias e é disso que vivem a arte e o público". Arte? Tufão é arte? Nina ou Rita são arte? Um dia achei que arte de verdade era composta por personagens mais encorpados como Lucíola, Hamlet, Dom Quixote, mas Tufão?

Enfim, vivendo e aprendendo. Aprendendo? O que é que a trama vivida por Nina e Carminha realmente pode ensinar a esse povo tão carente de livros e de personagens de verdade? Golpes? Maldades? Traição? Grosseria? Vingança? Espera lá... Mas e a cultura popular? Não seria essa uma das funções do entretenimento que mais alavanca dinheiro para a "casa de cultura" chamada Rede Globo.

Os pais modernos controlam o conteúdo que os filhos podem ou não visitar nos sítios virtuais, mas continuam ausentes quando o assunto é a novela das "oito". E as literaturas brasileira e mundial morreram?

Onde é que estão os nossos heróis imaginários, que no passado povoaram nossas mentes e que foram referência para conquistas outras que não a ajuda financeira ao Max (Marcello Novaes), amante da Carminha e pai do Jorginho (Cauã Reymond)?

Será mesmo que nós "emburrecemos"? Séculos depois de sua criação, Romeu ainda é referência do amor eterno, da devoção e da capacidade de se perder de amor. A Julieta, e sempre Julieta, jurada de amor eterno! Será que dois meses depois que essa "pérola" chamada "Avenida Brasil" sair do ar nos lembraremos de quem foi Leleco (Marcos Caruso) na trama que ajudou a "emburrecer" ainda mais o nosso povo?

Provavelmente não, assim como não nos lembramos de "Fina Estampa" (Globo, 2011), de Aguinaldo Silva, e outras tantas que em nada contribuíram para a cultura nacional!

Mas tudo bem. Qualquer dia desses, em um domingo daqueles bem chatos, ligaremos a televisão depois do futebol e o Faustão anunciará mais um "monstro sagrado da televisão brasileira"! De repente, surgirá mais um ator realmente acreditando que fez história. Por quinze ou trinta minutos, ele viverá a fantasia de que pertence ao mesmo mundo que Meryl Streep e Dustin Hoffman!

A cereja do bolo é quando o Faustão coloca alguns depoimentos tristes e eles terminam chorando. Eles fazem telenovela e fingem que são atores. E a gente aqui, acreditando!

Adeus William Shakespeare, adeus Montecchios e Capuletos, adeus Camilo Castelo Branco, adeus literatura de verdade. Arte agora é a que fazemos lá no bairro do Divino, bairro do Tufão, da Carminha e da Zezé.

E viva a cultura! Em tempo: não, nós não "emburrecemos", nós somos imbecis!

Fonte: Opinião do Leitor da Folha de S.Paulo, Sílvio Dolce (Londrina-PR). Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/1124491-para-leitor-novela-avenida-brasil-emburrece-o-cidadao.shtml

(...)

2 comentários:

Anônimo disse...

Descobri este blog por acaso e o achei muito criativo, com textos bem escritos (o que inclui o português) e postagens legais.Não sei quem o escreve, mas quero enviar os parabéns ao seu autor!!

De Góis Almeida disse...

Boa noite Srº ou Srª Anônimo.

Desde já meus gratos obrigados pela visita ao nosso Blog.

O espaço estará sempre disponível a vossa visita e considerações quando achares pertinentes.

Sinta-se a vontade em visitar o nosso facebook: http://www.facebook.com/degois.almeida

Fica sempre bem, muita saúde a ti e a toda vossa família.