Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cinco maiores arrependimentos antes de morrer.


A vida como ela é. Nem, sempre alegria, nem sempre sofrimento. Pois é, uma enfermeira que aconselhou muitas pessoas em seus últimos dias de vida escreveu um livro onde lista os cinco arrependimentos mais comuns das pessoas antes de morrer.

A Srª Bronnie Ware é uma enfermeira que passou muitos anos trabalhando com cuidados paliativos, atendendo pacientes em seus últimos três meses de vida. Ela conta que os pacientes ganharam uma clareza de pensamento incrível no fim de suas vidas. Segundo a especialista, "podemos aprender muito desta sabedoria".

Em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, Bronnie afirmou:

 - Quando questionados sobre desejos e arrependimentos, alguns temas comuns surgiam repetidamente.

Confira a lista e os comentários da enfermeira:

1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse.

“Esse foi o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que a vida delas está quase no fim e olham para trás, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não realizou nem metade dos seus sonhos e têm de morrer sabendo que isso aconteceu por causa de decisões que tomaram, ou não tomaram. A saúde traz uma liberdade que poucos conseguem perceber, até que eles não a têm mais.”

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.

“Eu ouvi isso de todo paciente masculino que eu trabalhei. Eles sentiam falta de ter vivido mais a juventude dos filhos e a companhia de seus parceiros. As mulheres também falaram desse arrependimento, mas como a maioria era de uma geração mais antiga, muitas não tiveram uma carreira. Todos os homens com quem eu conversei se arrependeram de passar tanto tempo de suas vidas no ambiente de trabalho.”

3. Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.

“Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, ele se acomodaram em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eles realmente eram capazes de ser. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimento que eles carregavam.”

4. Eu gostaria de ter ficado em contato com os meus amigos.

“Frequentemente eles não percebiam as vantagens de ter velhos amigos até eles chegarem em suas últimas semanas de vida e não era sempre possível rastrear essas pessoas. Muitos ficaram tão envolvidos em suas próprias vidas que eles deixaram amizades de ouro se perderem ao longo dos anos. Tiveram muito arrependimentos profundos sobre não ter dedicado tempo e esforço às amizades. Todo mundo sente falta dos amigos quando está morrendo.”

5. Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.

“Esse é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos só percebem isso no fim da vida que a felicidade é uma escolha. As pessoas ficam presas em antigos hábitos e padrões. O famoso ‘conforto’ com as coisas que são familiares O medo da mudança fez com que ele fingissem para os outros e para si mesmos que eles estavam contentes quando, no fundo, eles ansiavam por rir de verdade e aproveitar as coisas bobas em suas vidas de novo.”



(...)

3 comentários:

Anônimo disse...

" Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse."

Esse deve ser o pior de todos os arrependimentos na vida de uma pessoa. Coitado de quem vive assim.

Valeu pela reportagem.

Anônimo disse...

do meu gde amigo sempre des temas, parabens amigo gene cleiton pelo tema abordado. saldações do amigo ubiracy

De Góis Almeida disse...

Boa noite Grande Ubira!

É com muito gosto que recebo suas visitas e satisfação em publicar vossos comentários. Este espaço é reservado aos homens justos e arma contra aqueles que fazem das improbidades e injustiças meio de vida.

Fica com Deus e muita saúde a ti e aos vossos entes queridos.