Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Schadenfreuden bem ao estilo Felipelândia.



Schadenfreuden é uma palavra alemã que designa o sentimento com a desgraça alheia. Não é fácil encontrar traduções, pelo que a mesma palavra se usa em outras línguas para nomear tal sentimento. Não a usamos em português no sentido literal, mas temos a querida Inveja que é o maior dos nossos sentimentos destrutivos, algo bizarro da conduta humana.

Ter Inveja não é só desejar o que os outros possuem, o que se chama cobiça, nem é o malfadado ciúme que consiste em temer que os outros roubem o que pensamos ser nosso. A Inveja costuma definir-se pelo fato de nos sentirmos mal com o bem do próximo. Mas se fosse só isso, o invejoso seria mais do que uma desgraçada vítima de si mesmo. 

O real problema do invejoso é que quando vê alguém com mais posses ou competência profissional ou moral de vida, não se admite com seu Carma de Inferioridade, mais ou menos um complexo de inferioridade abissal bem ao estilo vira-lata da vida. Mas, o que ele faz então é tentar destruir aqueles que são aparentemente melhores que ele. Fá-lo porém de um modo enviesado e ineficaz, colocando no outro todos os seus defeitos que possa imaginar sobre si mesmo. Entretanto, ao fazê-lo, porém, ele fica cego para a realidade existencial que vive. De fato, a Inveja deriva da expressa latina INVIDIA que quer dizer mau olhar.

Destruindo o próximo, ainda que em imaginação, o invejoso pode finalmente deleitar-se com o suposto mal do invejado, ou seja, tem direito ao seu Schadenfreuden. Mas como não temos palavra análoga para este sentimento sádico, fazêmo-lo inconscientemente. Quer dizer que aquilo que os alemães fazem com consciência e eficácia, fazemos nós invejosos tupiniquins (por exemplo os Felipenses de Felipelândia) inconscientemente e sem resultado. No fundo, somos masoquistas porque ambas as coisas nos destroem por inteiro, seja sempre fiel aos seus sentimentos pois será sempre o melhor caminho, custe o que custar.

Sendo assim criamos já desde já nossas imunidades para 2012, pois as festas dos invejosos já começaram!

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.


                                                    (...)

Nenhum comentário: