Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A Inteligência é natural! Mas, a Sabedoria é opção.


A inteligência é algo natural na vida humana, somos todos inteligentes queremos ou não ser, as sinapses permitem a comunicação entre os neurônios de forma natural fazendo-nos seres inteligentes e "racionais" (as vezes). Embora inúmeras pessoas façam questão de serem irracionais, agindo como verdadeiros animais em fúria, envergonhando os seres humanos e muito mais o Reino Animal quando são comparados a humanos deste calibre, pois os animais agem por instinto ou condições patológicas, enquanto os seres humanos foi comprovado cientificamente que é o único ser vivo que faz o mal por puro prazer.

Agora quanto a Sabedoria já não podemos dizer o mesmo, pois a sabedoria é a mais requintada e imponente dos atributos humano, é algo divino que existe na vida do homem, é literalmente a presença de Deus em nós. Existem pessoas com elevado Q.I e títulos acadêmicos, que os fazem sempre serem chamados de inteligentes, mesmo assim por vezes nem todos são sábios. Conheço Sábios analfabetos, e outros com honras acadêmicas, ambos  fazem da sua simples vida um livro de Amor e Justiça ao Próximo, pois Deus habita-os indiferente da condição social e cultural.

A sapiência é constituída pela humildade, perseverança de luta, atitude de viver uma vida com honra e lucidez, sofrendo e tirando lições a cada instante dia a dia, crescendo espiritualmente e saber que jamais os bens materiais estarão acima da Sabedoria que adquire-se com as vicissitudes da nossa efêmera existência. Como dizia um dos maiores poetas da Língua Portuguesa de todos os tempos, o Português Fernando Pessoa: " Tudo na vida vale a pena quando a alma não é pequena". Ou seja, tenhamos uma grande alma, que sejamos capazes de evoluirmos com os bons e maus momentos da vida , pois sempre viveremos neste sobe e desce, e assim transforme-nos em seres valiosos perante "O Dom Supremo" de Deus.

A vida faz-nos nascer inteligentes de forma natural, pois já é da condição humana. Mas, quando sabemos viver a vida aproveitando todas as oportunidades para crescermos constatemente valorizando cada instante com Amor e discernimento, trilhamos em direção ao tão sonhado caminho de Deus, sendo guiado pela sabedoria que Ele proporciona-nos com seu sopro divino chamado Sapiência. Assim, desta forma admitimos  sempre,"só sei que nada sei", e teremos sempre a humildade de querer aprender mais com a vida e com todos os outros.

Seguimos assim o nosso destino e caminhamos para um conhecimento total do que somos e para o que somos, porque vivemos para o infinito e não para o momento. Existe um abismo abissal de dimensões incalculáveis que separa a Inteligência da Sabedoria.

Por vezes a inteligência atrai a arrogância e faz com que deixamos de enxergar as verdades que estão aos nossos olhos através da pior de todas as cegueiras, não vêem as injustiças causadas pelos excessos de confiança em dizer que és inteligente o suficiente e que não erra nunca, existe uma tristeza que habita muitos que dizem-se inteligentes, pois estes mantem pessoas improbas em condições de "Semi-Deuses", esnobam os humildes ao afirmarem serem intelectualmente superior por fazer um curso superior ou por terem um diploma, dizem por todos os lugares que são "Mestres" e "Doutores" de forma a massagearem seus pobres egos inflados, arrotam belas palavras pomposas recheadas de demagogias e hipocresias macabras.

Afirmo e repito por todo o sempre, de nada vale os livros lidos, adjetivos e títulos adquiridos se não sabes usá-los em direção ao respeito, bondade, o Amor gratuito e humildade, prefiro ser um analfabeto sábio, do que um SrºDrº Ph.D sem sabedoria nenhuma da vida e vivendo em um vazio existencial que tangencia o suicídio a cada instante.

Pois o momento é a inteligência e o infinito será sempre a Sabedoria. 

E uma semana repleta de Amor e Paz a Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.

                                                          ...

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui em Felipelandia existem é falsos inteligentes, que vendem-se por um salario minimo e anda dizendo que esta bem de vida. Eu admiro sua sabedoria Nobel vc sim é inteligente e mais sábio de todos que escrevem nos blogs. Parabéns e obrigado pelo que eu aprendo lendo seus textos.

Antonio Silva