Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

O Estudo da Sabedoria Jamais Terá Fim.


Ao estudo da sabedoria jamais havereis de pôr fim ; não acabe ele antes de acabada a vossa vida. Em três coisas cumpre ao homem pensar e exercitar-se enquanto viva: em saber bem, em bem falar e em bem ter obras dignas.

Desterra dos teus estudos a arrogância; não fiques presumido pelo que sabes, porque tudo quando sabe o mais sábio homem do mundo nada é em comparação com o muito que lhe falta saber. Mui escasso é, e muito obscuro e incerto, tudo quanto os homens alcançam nesta vida; e os nossos entendimentos, detidos e presos neste cárcere do corpo, estão oprimidos por grandíssima escuridão, trevas e ignorância, e o corte ou fio do engenho é tão cego que não pode cortar, nem passar-lhe de raspão sequer, coisa alguma. 


Afora isto, a arrogância faz com que não possas tirar proveito do estudo; creio que terá havido muitos que não chegaram a sábios e que poderiam tê-lo sido se não dessem a entender que já o eram. 


Deveis guardar-vos, também, de porfias, de competências, de menosprezar ou amesquinhar o que os outros sabem ou não sabem, de desejar vanglórias. Para isto, principalmente, servem os estudos: para nos ensinarem a fugir de tais vícios e de outros semelhantes


Juan Luis Vives, in "Introdução à Sabedoria"

7 comentários:

Anônimo disse...

Lindo texto Nobel! Parabéns ainda bem que vc existe e escreve esssas coisas. Obrigada e bjins!!

Anônimo disse...

Felipe Guerra-rn, caro Nobel vejo na sua eloquência um homen sábio,porém deverá conhecer FG muito bem,e acredito que você permitirá por este forte meio de comunicação o contraditório,o fato é,em outrora eu líe um comentário de um jovem Felipense por nome de George Gurgel, quando ele externava o seu pensamento com relação há adm de Felipelâdia assim como o nobel a denomina.olha queria que este comentário fosse publicado para dar uma oportunidade ao George,que se diz politizado,para vêr em quem ele votou na última eleição para vereador,pois, tinha um tio buxa do ex-prefeito Hulgo, simplesmente pra evitar o retorno do grande politico Felipense Joel Canela, ao poder legislativo,e o jovem será que votou no tio, que é considerado(o vereador lagartixa)ou usou desta inteligência e votou em um parlamentar capacitado? já respondo pois ele votou no tio mesmo sabendo da sua capacidade.olhe acredito numa mudança em FG,mais aqui é o sujo falando do mau lavado.por favor permita ao jovem guerreiro George a controvérsia.sds.FGCONSCIENTIZADO.

george gurgel disse...

sim,caro fgconsientizado,votei acreditando em mudança no legislativo da nossa cidade pois os vereadores passados ja eram bem ultrapassados assim como os atuais, e ja posso ti adiantar q nao mais voltarei a errar,e continuo a chando q tanto o legislativo como o executivo precisam de caras novas mais novas msm,nao as caras antigas q passaram anos e anos exercendo uma cadeira no legislativo da cidade e nada fizeram,e queria dizer tambem q erros sao feitos para aprimorar a nossa capacidade de inteligencia.capacidade de inteligencia essa q ainda nao chegou a grande maioria dos eleitores de felipe guerra ,vc veja q teem vereadores ae q estao perto de se aposentar e sem nehum serviço prestado a populaçao,vlw fgconcientizado espero q vc seja concientizado msm e nao va errar nas proximas eleiçoes como eu ja fiz como com certeza vc ja deve ter feito.obg

george gurgel disse...

queria dizer tbm ao fgconsiente q nao me acho nem sujo nem mal lavado nao.essas palavras deveriam ser repassadas aqueles politicos q pulam de galho em galho.todas as eleiçoes assim os conveenham.e eu nao vou deixar de acreditar na mudança nao um dia isso a contece. eu leio um texto tds os dias se vcs quiserem ver e ler segui no comentario abaixo.

george gurgel disse...

MEU CORAÇÃO ESTÁ AOS PULOS,QUANTAS VEZES MINHA ESPERANÇA SERÁ POSTA A PROVA?POR QUANTAS PROVAS TERÁ ELA Q PASSAR?TD ISSO ESTÁ NOS NOSSOS OLHOS:CARROS IMPORTADOS,APARTAMENTOS NAS CAPITAIS...MALAS DE DINHEIRO,DO MEU DINHEIRO,DO NOSSO DINHEIRO Q RESERVAMOS DURAMENTE PRA EDUCAR OS MENINOS MAIS POBRES Q NÓS,PRA CUIDAR GRATUITMENTE DA SAÚDE DELES E DE SEUS PAIS,ESSE DINHEIRO VIAJA NA BAGAGEM DA IMPUNIDADE E EU NÃO POSSO MAIS,QUANTAS VEZES MEU AMIGO MEU RAPAZ MINHA CONFIANÇA VAI ESTAR POSTA A PROVA?QUANTAS VEZES MINHA ESPERANÇA VAI ESPERAR NO CAÍS?É CERTO Q TEMPOS DIFICÉIS EXISTEM PARA APERFEIÇOAR O APRENDIZ,MAIS NÃO É CERTO Q A MENTIRA DOS MAUS POLITICOS VENHA QUEBRAR NO NOSSO NARIZ,MEU CORAÇAO ESTÁ NO ESCURO E A LUZ É SIMPLES REGADA AOS CONSELHOS SIMPLES DO MEU PAI,MINHA MÃE,MINHA AVÓ E OS JUSTOS Q OS PRECEDERAM:NÃO ROUBARAS,DEVOLVA O LÁPIS DO COLEGUINHA,ESSE APONTADOR NÃO É SEU MEU FILHO;AO INVÉS DISSO TANTA COISA NOJENTA TENHO TIDO Q ESCUTAR:COMO HIPOCRESIA DE GENTE BENEFICIADAS PELA PREFEITURA...POIS BEM SE MEXERAM COMIGO COM A VELHA E FIEL FÉ DO MEU POVO SOFRIDO,ENTÃO AGORA EU VOU SACANEAR,MAIS HONESTO AINDA VOU FICAR,SÓ DE SACANAGEM,DIRAM:DEIXE DE SER BOBO DESDE CABRAL Q AQUI TODO MUNDO ROUBA,E EU VOU DIZER:NÃO IMPORTA SERÁ ESSE MEU CARNAVAL VOU CONFIAR MAIS E OUTRA VEZ, EU ,MEU IRMÃO,MINHA FAMILIA,MEUS AMIGOS,VAMOS PAGAR LIMPO A QUEM AGENTE DEVE,E RECEBER LIMPO DO NOSSO FREGUES,COM O TEMPO AGENTE CONSEGUI SER LIVRE,ÉTICO E O ESCAMBAL,DIRAM:É INÚTIL TODO MUNDO AQUI É CORRUPTO DESDE O PRIMEIRO HOMEM Q VEIO DE PORTUGAL.E EU DIREI:NAO ADMITO MINHA ESPERANÇA É IMORTAL,REPITO IMORTAL OUVIRAM?SEI Q NÃO DAR PRA MUDAR O COMEÇO,MAIS SE AGENTE QUISER VAI DAR PRA MUDAR O FINAL.

george gurgel disse...

sempre fui oposiçao desde criança,e acho q isso sim é concientizaçao,nunca fui levado por nenhuma proposta indescente,ou seria lezado.é mais vou ficar calado ne ,pq ja vi muitos politicos q se disiam incorrumpiveis e hj sao os mais corruptos.pois melhor calar.mais calar so nessa resposta,e nao calar meus pensamentos,isso nunca.

De Góis Almeida disse...

Bom dia George Gurgel, tudo bem?

Acho que já disseste tudo aquilo que todos já sabem, quem o conhece desde a infância já sábia sua posição política contra esta corrupção em Felipelêndia. O sentido que sempre deu à sua História de vida e política na nossa cidade sempre foi clara e pelo visto sempre será. Não preocupa-te, quem é justo conhece os justos, e garanto-te, eu e todos aqueles que são o conhece, e sei que és honrado do seu voto. E se um dia errou, como sabemos que todos nós erramos, com certeza já não errarás mais. Como dizia o Grande Machado de Assis: " Para fatos não existem argumentos" . Lembre-se que você é um fato, é um fato de Oposição a este sistema medíocre e falhado.

Fica bem e saúde sempre a ti e família.