Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Brevidade da Vida.


A brevidade das nossas vidas é um dos temas mais correntes do pensamento existencial humano. Há autêntica poesia em muitas das antigas reflexões sobre essa brevidade, e a inevitabilidade da morte e do nada.

Vejamos alguns grandes pensamentos sobre nossa efêmera vida ser como uma "pequena chama de fogo acesa" , onde poderá apagar-se com a mais simples brisa.

Citações, autores e obras:

"Tendo descortinado uma pequena parte da vida, os homens erguem-se e desfazem-se como fumo, sabendo apenas o que cada um conheceu."
Empédocles, 483-430, filósofo grego, em Da natureza, de Sexto Empírico.

"O tempo é de uma voragem tremenda; assim que uma coisa nos é trazida à vista, logo é dela e varrida, e outra toma o seu lugar, antes de também ela desaparecer."
Marco Aurélio, 121-180, imperador e filósofo romano, Pensamentos

"Todos os instantes de tempo são pontos perdidos na eternidade. Tudo é insignificante, facilmente mutável, tudo se apaga."
Marco Aurélio, 121-180, imperador e filósofo romano, Pensamentos

"Como a erva do campo assim são os dias dos seres humanos; como a flor do campo assim são; mal o vento sopra, logo deixam de existir, e o seu lugar se esvai."
Bíblia, Salmos 103

"Insignificantes mortais que como folhas desabrocham e se aquecem de vida, e se alimentam do que a Terra lhes dá, para logo murcharem e morrerem."
Homero, século IX a. C., poeta grego, Ilíada

"A nossa existência é um curto-circuito de luz entre duas eternidades de escuridão."
V. Nabokov, 1889-1977, escritor de origem russa, Na outra margem da memória

"A curta duração das nossas vidas proíbe grandes voos às nossas esperanças."
Horácio, 65-8 d. C., poeta romano, Odes

"Todos estamos de visita neste momento e neste lugar. Só estamos de passagem. Viemos observar, aprender, crescer, amar e voltar para casa."
Provérbio aborígene australiano.

E que Deus possa habitar nossos lares sempre, e que tenhamos todos saúde e prosperidade com longos anos de vida.

Saudações aos Felipenses!

Nenhum comentário: