Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Uma essência curta, bruta e cruel


Há centenas de anos, Thomas Hobbes (matemático, teórico político e filósofo inglês) autor de "Leviatã" (1651) e "Do Cidadão" (1651), dizia que a condição humana em essência é curta, bruta e cruel.

Quaisquer que sejam os motivos - medo, cobiça, inveja, ódio, tédio, prazer, obsessão - agredir outra pessoa física ou psicologicamente é parte inevitável e constrangedora daquilo que somos, os ditos seres "racionais". A terceira atividade mais antiga da condição natural do homem (perdendo apenas para a alimentação e para o sexo) é a violência contra outro ser humano e demais animais. 

Reconhecer esta triste e inevitável realidade, desnudá-la publicamente e refletir sobre ela é algo que poucos estão dispostos a fazer no seu cotidiano e, muito menos ainda, tomá-la como tarefa "profissional", e combater este tão degradante ímpeto dos "racionais".

O ser dito "humano" literalmente não tem cura!


[...]

Nenhum comentário: