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terça-feira, 9 de julho de 2013

Os "Decorébas"


Por isso mesmo que nunca fui e nem serei um aluno nota 100, não consigo enquadrar-me sobre os moldes e doutrinas "decorébas" do sistema de ensino brasileiro e de muitos outros países (por exemplo: Portugal). Nunca aceitar as coisas como elas são, mas sim como elas podem ser é, fundamental a vida profissional e pessoal, limitar-se aos números exatos é o mesmo que cristalizar-se. Os exames e provas da vida moldam e criam pensadores, onde uma nota 100 não significa muita coisa. Mecanizar conhecimento para obter números é insignificante perante os questionamentos, a arte de questionar cria pensadores e consequentemente grandes cidadãos.

Um excelente texto no link a seguir: http://alimenteocerebro.com/como-nos-ensinam-a-estudar/ , expõe uma realidade do sistema de ensino brasileiro que prefere "as máquinas decorébas" em detrimento ao pensamento e senso crítico. O próprio título é taxativo e claro, onde é expresso: Como nos ensinam a “estudar”. O texto cita que: "A educação brasileira se baseia em um sistema que desvaloriza o “pensar”, prezando por métodos que não beneficiam os raciocínios lógico e crítico dos jovens. O resultado disso são adultos moldados pelo sistema, pessoas que foram estimuladas a memorizar e a passar em provas. Nada mais."

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