Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

sábado, 13 de outubro de 2012

Genialidade incomparável


"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso."

Fernando Pessoa, foi um poeta, filósofo e escritor português.

(...)


4 comentários:

Bruno Coriolano disse...

Descordo do titulo dessa postagem, embora Pessoal fosse dotado de uma genialidade, incomparável seria muito. Principalmente se levarmos em consideração que ele também buscava inspiração em gênio maior: EDGAR ALLAN POE, esse sim; incomparável.

De Góis Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
De Góis Almeida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
De Góis Almeida disse...

Respeito suas colocações, mas discordo que o Edgar Allan Poe tenha sido um GÊNIO MAIOR; um gênio sim! Já o incomparável faz parte daquilo que leio, é a nossa subjetividade do gosto. Realmente no ponto de vista de muitos o Fernando Pessoa é COMPARÁVEL e SUPERÁVEL, mas naquilo que aprecio nele em relação a muitos outros ele é INCOMPARÁVEL. E assim se faz a democracia da leitura, existem gostos para todos os tipos e espécies, inclusive há quem ache Paulo Coelho um "Gênio Insuperável"! Pois é, discordo em gênero, número e grau, e o que me resta é respeita!