Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Bom Senso



Será que é tão complexo assim possuir bom senso? O Bom senso não envolve tanta reflexão aprofundada sobre um determinado tema, muitas das vezes é mais uma questão de "senso do ridículo" do quê possuir bom senso. Mesmo assim, vamos a uma pequena descrição do que seja este dom nos dias de hoje. Segue abaixo algumas colocações básicas deste discernimento fundamental na vida do ser humano.

O Bom Senso é um conceito usado na argumentação que é estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade, e que define a capacidade média que uma pessoa possui, ou deveria possuir, de adequar regras e costumes à determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas. Pode, assim, ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida quotidiana.

O Bom Senso é por vezes confundido com a ideia de senso comum, sendo no entanto muitas vezes o seu oposto. Ao passo que o senso comum pode refletir muitas vezes uma opinião por vezes errônea e preconceituosa sobre determinado objeto, o bom senso é ligado à ideia de sensatez, sendo uma capacidade intuitiva de distinguir a melhor conduta em situações específicas que, muitas vezes, são difíceis de serem analisadas mais longamente. Para Aristóteles, o bom senso é "elemento central da conduta ética uma capacidade virtuosa de achar o meio termo e distinguir a ação correta, o que é em termos mais simples, nada mais que bom senso."

Mas, será que determinadas pessoas possuem esta capacidade de bom senso antes de julgarem o próximo e atirarem-lhe pedras? Não fisicamente vos digo, mas de forma covarde e obscura, por trás de cenários patéticos e lunáticos conseguem fazer estragos à vida de várias pessoas.

E assim devemos caminhar confiantes com as nossas convicções e honrados são aqueles que possuem sonhos, pois digno são os que acreditam e tem coragem de externar sentimentos repletos de probidades. Pois estes sim possuem bom senso e serenidade de vida, sabem distinguir o certo do errado, o probo do improbo.

Já os “lixos sociais” escondem-se na auto-promoção e no fundo são seres abissais e sem brio existencial algum, fazem uso de condutas chulas e mesquinhas onde o único intuito é tentar ofuscar aqueles que possuem capacidade e bom senso. Resumindo, a plenitude de vida destas criaturas são atos de proporções liliputianas, coisas de seres pequenos de pessoas microscópicas que fazem do seu mundo uma sintaxe abjeta. Pessoas com esta natureza e filosofia nunca souberam ou saberão um dia o que seja o bom senso.

Ficamos todos com Amor e Paz em Pedra das Abelhas e a todos seus Filhos sejam eles onde estiverem.


                                                                  (...)

Nenhum comentário: