Bem-Vindos ao Nobel Felipense.

Liberdade de Expressão e Democracia com respaldo no atual Art. 220º e § 2º da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.

domingo, 13 de março de 2011

Lavagem Cerebral em 8 passos.



LAVAGEM CEREBRAL EM 8 PASSOS

As principais características do controle de mente.

CONTROLE DE PENSAMENTO - Não é permitido ler material ou falar com pessoas que tenham idéias contrárias às do grupo. Em alguns casos, a vítima é geograficamente isolada da família e dos amigos.

HIERARQUIA RÍGIDA - São criados modos uniformizados de agir e pensar, desenvolvidos para parecer espontâneos. A vítima é convencida da autoridade absoluta e do caráter especial- às vezes, sobrenatural - do líder.

MUNDO DIVIDIDO - O mundo é dividido entre “bons”(o grupo) e “maus”(todo o resto). Não existe meio-termo. É preciso se policiar e ser policiado para agir de acordo com o padrão de comportamento “ideal”.

DELAÇÃO PREMIADA - Qualquer atitude errada, ainda que cometida em pensamento, deve ser reportada ao líder. Também se deve delatar os erros alheios. Isso acaba com o senso de privacidade e fortalece o líder.

VERDADE VERDADEIRA - O grupo explica o mundo com regras próprias, vistas como cientificamente verdadeiras e inquestionáveis. A vítima acredita que sua doutrina é a única que oferece respostas válidas.

CÓDIGO SECRETO - O grupo cria termos próprios para se referir à realidade, muitas vezes incompreensíveis para as pessoas de fora. Uma linguagem muito específica ajuda a controlar os pensamentos e as idéias.

MEU MUNDO E NADA MAIS - O grupo passa a ser a coisa mais importante - se bobear, a única. Nenhum compromisso, plano ou sonho fora daquele ambiente é justificável.

NINGUÉM SAI - A vítima se sente presa, pois não pode imaginar uma vida completa e feliz fora do grupo. Isso pode ser usado por políticos e militares para justificar execuções.


COMO TER UMA “MENTE BLINDADA” PARA NÃO SE TORNAR VÍTIMAS DESTES MÉTODOS

PARE E PENSE:

- Quem ganha, concretamente, com a minha submissão e obediência?
- Esta organização trabalha para que?
- Esta organização está sob as ordens de quem?
- Tenho amplo acesso às informações que busco ou esse acesso é negado?
- Existe um importante setor da organização que é secreto e misterioso, do qual você nada sabe de concreto?
- Tenho liberdade para fazer escolhas em todas as áreas importantes da vida? (escolha da profissão; escolha de quem namorar/casar; escolha do que vestir; escolha dos amigos).
- Tenho liberdade para pensar e questionar?
- Tenho liberdade para expressar opinião?
- Qual valor essa organização me dá? A estrutura organizacional permite que eu tenha individualidade ou sou apenas um número na multidão?
- O humor sobre a organização é permitido?
- Você pode sair da organização sem sofrer grave penalidade?

Fonte: Revista Superinteressante de março/2009, reportagem sobre a Lavagem Cerebral (pags 94-97).
                                                                       

                                                                                (...)

3 comentários:

Anônimo disse...

e verdade amigos desativaram o blog e so mais uma,eles cortaram as sessoes da camara q eram tramsmitida pelas fm,primeiro foi da local boas novas depois ao sitio santana,e cortam qualquer instrumento q possam criticar o sistema com os reis e assim

Anônimo disse...

Nobel, a lavagem cerebral é o mais alto grau de alienação. É um quadro patológico e a reabilitação não é tao simples assim, não. Pode haver uma revolta e agressão por parte do alienado contra seu interlocutor...

Gilmar

Anônimo disse...

Esse fato da Fm não passar mais as reuniões da câmara é mais uma forma de reprimir a população. Os vereadores não conseguem mais falar do sistema, exceto: Regis e salomão, e os representatantes daquela casa não querem que o que é(não)feito ali adentre as casas pelas ondas do rádio. fato lamentável levando em conta que a ditadura acabou a mais de 25 anos. abraço BC