Efeitos terapêuticos de manter blogs atraem atenção de pesquisadores.
A busca por uma vida mais saudável pode ser um dos motivos do enorme aumento do número de blogs. Estima-se que sejam cerca de 3 milhões por todo o planeta. Cientistas e escritores há anos conhecem os benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas, além de servir como um mecanismo para aliviar o stress, expressar-se por meio da escrita traz muitos benefícios fisiológicos. Pesquisas mostram que com a prática da escrita é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com AIDS e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Um estudo publicado na revista científica Oncologist mostra que pessoas com câncer que escreviam para relatar seus sentimentos logo depois, se sentiam muito melhor, tanto mental quanto fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram a esse trabalho.
Pesquisadores empenham-se agora em explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. De acordo com a neurocientista Alice Flaherty, da Universidade Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, a teoria do placebo para o sofrimento pode ser aplicada a esse caso. Como criaturas sociais, recorremos a uma variedade de comportamentos relacionados à dor. A reclamação, por exemplo, funciona como um “placebo para conseguir satisfação”, afirma Flaherty. Usar o blog para “botar a boca no mundo”, expressar insatisfações e partilhar experiências estressantes pode funcionar da mesma forma.
Flaherty, que estuda casos como a Hipergrafia (desejo incontrolável de escrever) e também o bloqueio criativo, analisa modelos de doenças que explicam a motivação por trás dessa forma de comunicação. Por exemplo, as pessoas em estado de mania (pólo oposto à depressão, característico do transtorno bipolar) geralmente falam demais. “Acreditamos que algo no sistema límbico do cérebro fomente a necessidade de a pessoa se comunicar”, explica Flaherty. Localizada principalmente no centro do cérebro, essa área controla motivações e impulsos relacionados a comida, sexo, desejo e iniciativa para resolução de problemas. “Sabemos que há impulsos envolvidos na criação de blogs, pois muitas pessoas agem de forma compulsiva em relação a eles. Além disso, o hábito de mantê-los atualizados pode desencadear a liberação de dopamina, os estímulos são similares aos que temos quando escutamos música, corremos ou apreciamos uma obra de arte”, diz Flaherty.
Fonte: Revista Mente e Cérebro
Um comentário:
e amigo nobel a evoluçao q tanto almejamos,como falamos na materia anterior nao e facil,eles querem se manter no poder a custa da ingnorancia do povo e para isto fazem qualquer coisa para impedir esta evoluçao,alguns dias atras o blog amigo fez uma grande badalaçao que a camara voltava a ativa mais com um diferencial q seria a transmissao das sessoes dos vereadores para todo os felipnse,que seria transmitida pela radio atraves da fm,agora neste segundo terminou a sessao e fiquei sabendo q atransmissao nao foi mais feita como deveria,ou seja,e como eu digo, e coveniente para eles o comportamento do povo,a falta de intersse em saber o q se passa,se o povo fosse as sessoes quem sabe nao seria um bom começo,pelo menos saberia o que se passa ,eles nao podem impedir o povo de ver e ouvir ,apesar da vontades deles q com certeza queriam q todos fossem cegos,surdos e mudos,mais acredito que ainda exista raros homens politicos,que atue e tenha vontade de ajudar ao proximo.derrepente mem pergunto o q estaria encomodando o reinado das abelhas,para impedir de chegar ao povo as sessoes?mais vai chegar um tempo em q esse reinado vai ao chao, eterno,so o senhor jesus vai chegar o dia em que eles nao mais poderao controlar o povo,e dificil mais toda as grandes conquistas foram feitas com esforço e resistencia,no dia em q o povo entender o tamanho da sua força, as coisas aconteçeram ,a net com certeza e uma impotante aliada nesta luta pois hoje todo mundo tem como saber o montante q nos e repassado,as obras nao concluidas eo dinheiro q vem para construir,e facil saber e so consultar o portal da transparencia q esta la e vamos as sessoes procurar saber em que esta sendo aplicado nosso dinheiro enviado e um direito nosso uma explicaçao q e da nossa conta. abraços do capitaoamerica
Postar um comentário